fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Idaf garante que trocas na direção técnica não compromete política de combate à aftosa no Acre

Publicado

em

Um samba do Criolo Doido. Assim pode ser resumido o cargo de diretor técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre, o IDAF.

Em pouco mais de dois meses, três profissionais já ocuparam o cargo. Adriane Pires assumiu, passou pouco tempo e pediu pra sair. Na sequência, quem foi para o cargo foi Daniel Nunes. Esse, ficou apenas dois dias no cargo e também pediu pra sair. Agora, o diretor técnico é Jessé Monteiro, nomeado na última quinta-feira, 14.

O temor é que essa dança de cadeiras absurda, que a troca no comando técnico, possa prejudicar os planos do Acre de virar zona livre de aftosa sem vacinação a partir de maio deste ano.

É o seguinte, para que o Acre, junto com o Estado de Rondônia, integrassem o bloco pioneiro para a retirada da vacinação contra Febre Aftosa após maio deste ano, houve uma auditoria do Ministério da Agricultura que apontou quantidade insuficiente de veterinários para atender as atividades de defesa animal nos municípios do interior do estado.

Aí vem os problemas. O primeiro deles é que a orientação foi para contratação de 30 novos profissionais. O governo autorizou um concurso simplificado, mas para apenas metade do pedido.

A outra denúncia que chegou até nossa redação é que alguns novos contratados não irão assumir as Unidades de Defesa Agropecuária nos municípios como deveriam.

O segundo problema é que por conta da mudança na direção técnica, o IDAF não teria enviado um relatório com as correções exigidas pela auditoria.

E tem mais. A contratação desses profissionais não resolve o problema da falta de veterinários nos frigoríficos, que pode comprometer a liberação do alvará de funcionamento e tornar real, o que hoje é apenas uma possibilidade, de faltar carne na mesa do consumidor acreano. É que os 15 novos profissionais foram contratados para o setor de defesa animal e não para a inspeção, que é responsável em fiscalizar o abate nos frigoríficos.

O outro lado

Procurada, a direção do Idaf se manifestou por meio de uma nota, explicando todos os pontos denunciados à nossa reportagem.

Informou que todas as informações solicitadas foram enviadas para a Superintendência Federal da Agricultura no prazo limite, que foi na última quinta-feira, dia 14.

Segundo a lotação dos veterinários, o instituto afirma que todos os novos profissionais vão para o interior. Esperando apenas terminar um processo de capacitação.

Por fim, esclarece que apesar de a crise econômica no Acre limitar contratações, os frigoríficos não vão ser prejudicados, pois, o Idaf está contando com a parceria da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) que está cedendo veterinários do seu quadro de pessoal e também com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (Fundepec) que irá ajudar na contratação de mais profissionais.

Comentários

Continue lendo

Flash

PF realiza operação contra suposta evasão de divisas, câmbio ilegal e sistema financeiro na fronteira do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26/4), a Operação Casa de Palha, que visa investigar supostos delitos relacionados ao sistema financeiro nacional, incluindo câmbio ilegal e evasão de divisas. Mandados de busca e apreensão foram executados em duas residências e num estabelecimento comercial em Epitaciolândia.

Um indivíduo é apontado como o principal envolvido, permitindo que as transações realizadas em seu estabelecimento fossem efetuadas em Bolivianos (Bs) e facilitando a conversão entre essa moeda estrangeira e o Real (R$).

Os indivíduos sob investigação poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Na ação foram apreendidos celulares, notebooks, documentos bancários de origem estrangeira e documentos diversos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Dr. Cristian Moraes avança na busca pela tão esperada ponte do bairro Sibéria

Publicado

em

Em uma importante missão para o desenvolvimento de Xapuri, o Dr. Cristian Moraes, representando o Líder do Governo, Deputado Manoel Moraes, esteve em Brasília para buscar informações sobre o andamento da tão aguardada ponte do bairro Sibéria, em Xapuri.

Durante sua visita ao Congresso Nacional, Cristian Moraes foi recebido pelo Senador Márcio Bittar, autor da emenda destinada à construção da ponte. Em um encontro frutífero, o Senador assegurou que a emenda, no valor de mais de 9 milhões de reais, já está alocada para o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), permitindo que o processo avance.

A ponte do bairro Sibéria é um anseio antigo da população xapuriense, e ao longo de sua carreira política, o Deputado Manoel Moraes tem sido um defensor incansável dessa causa. Agora, com a emenda prestes a ser liberada para o Governo do Estado, onde será executada pelo Deracre, a concretização desse sonho está mais próxima do que nunca, trazendo esperança e progresso para a região.

Comentários

Continue lendo

Flash

Morador de rua morre após ser agredido a golpes de ripa e pedradas em Rio Branco

Publicado

em

O morador em situação de rua Silvio da Silva Brito, de 52 anos, morreu após agredido a golpes de ripa e a pedradas na manhã desta quinta-feira (25), ao lado do pátio da Limpebrás e da Ricco Transportes, na BR-364, no Loteamento Santa Helena, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações da polícia, o corpo do morador em situação de rua foi achado por um popular, que ligou para o Copom e avisou do crime.

Com a denúncia, policiais militares do 2° Batalhão foram ao local e confirmaram a veracidade dos fatos, e que o homem foi morto por diversas pedradas e ripas nas cabeças. Os militares solicitaram a presença da perícia criminal e dos agentes do Instituto Médico Legal (IML).

A área foi isolada pelos militares e a perícia de local foi realizada. O corpo foi removido e encaminhado para o IML, para serem feitos os exames cadavéricos, para que a autópsia possa determinar as causas da morte (aparentemente por morte violenta). Ainda segundo informações da polícia, o corpo apresentava marcas profundas na cabeça.

Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo