Conecte-se conosco

Cotidiano

Idaf assegura legalidade sanitária na exposição de animais durante a Expoacre

Publicado

em

As condições sanitárias dos cerca de 200 animais (bovinos, equinos e ovinos) alojados nas baias do Parque de Exposições Wildy Viana, durante esse período de realização da Expoacre 2022, são diariamente vistoriadas pelas equipes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), para garantir que a exposição das espécies ocorra dentro da legalidade.

Para tanto, o Idaf conta com equipes compostas por um médico veterinário, um engenheiro agrônomo e um técnico, responsáveis pelas fiscalizações diárias nos ambientes de exposições dos animais.

O trabalho de controle sanitário do Idaf começa antes do início da feira, com a desinfecção das instalações das baias. Anteriormente à entrada dos animais no parque de exposições, cada criador fornece a carteira de saúde dos animais, onde constam registros de vacinas e informações gerais atestadas pelo veterinários, confirmando aptidão para participar do evento.

Esse controle sanitário ocorre também nos animais que chegam ao parque para eventos como rodeios, prova do laço, três tambores e vaquejada.

Com relação à Cavalgada (desfile que tradicionalmente marca a abertura da Expoacre), a autorização para a utilização dos animais no evento só é concedida mediante apresentação da carteira, comprovando todas as condições de saúde do animal, para posterior concessão da Guia de Transporte Animal (GTA).

Segundo o médico veterinário Jessé Monteiro, diretor técnico do Idaf, diariamente as equipes de plantão vistoriam as baias para verificar se o alojamento dos animais segue as normas sanitárias previstas na legislação.

“Nosso trabalho de zelo com a saúde pública, por meio do controle sanitário desse segmento, ocorre antes, durante e depois da realização do evento”, observou Monteiro.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo