Conecte-se conosco

Cotidiano

Iapen realiza inscrição de detentos no Enem PPL 2024

Publicado

em

Caso o detento alcance nota de aprovação, caberá à Justiça liberá-lo ou não para fazer o curso superior, após uma análise da situação do preso

Em 2023, no Acre, 535 detentos fizeram o exame para 2024. Segundo Margarete Santos, chefe da Divisão de Educação Prisional do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen)

O exame, que tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, busca avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e pode ser usado para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Caso o detento alcance nota de aprovação, caberá à Justiça liberá-lo ou não para fazer o curso superior, após uma análise da situação do preso.

Os familiares dos presos que se encaixarem no padrão deverão levar a documentação necessária (RG, CPF e comprovante de escolaridade do preso) ao Núcleo de Apoio à Família (NAF), situado no Polo moveleiro, Distrito Industrial, das 7h30 às 13h. A partir daí, o NAF encaminha a documentação para a Divisão de  Educação e Núcleos responsáveis pela inscrição do preso.

Escola Fábrica de Asas, localizada dentro do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Em 2023, no Acre, 535 detentos fizeram o exame para 2024. Segundo Margarete Santos, chefe da Divisão de Educação Prisional do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen), as expectativas são maiores, tendo em vista que muitos dos alunos que se formaram pelo Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoa Privada de Liberdade (Encceja PPL) devem participar.

Detentas do Presídio Feminino de Rio Branco durante aulas. Foto: Zayra Amorim/Iapen

“A gente ainda não tem o número exato da quantidade de inscrição, porque a gente ainda está trabalhando nelas, mas esperamos que esse ano seja maior que ano passado, tendo em vista os novos alunos formados pelo Encceja PPL. É um processo onde a gente precisa confirmar a conclusão do ensino básico para dar a vaga para quem realmente atende aos quesitos de participação no Enem, porque a grande finalidade deles é a remissão de pena, mas tem alguns que querem muito poder cursar o nível superior e aí com o Enem essa porta se abre”, disse Margarete.

Biblioteca da Escola Fábrica de Asas é utilizada por detentos para estudo. Foto: Zayra Amorim/Iapen

As inscrições para o exame vão até o próximo dia 18 e a aplicação das provas está prevista para os dias 10 e 12 de dezembro nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, além de uma prova de redação.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Acreanão terá rodada de estreia sem público devido a impasse entre Federação e Bombeiros

Publicado

em

O Campeonato Acreano de 2026, o Acreanão Sicredi, começa oficialmente no dia 15 de janeiro, com a primeira rodada sem público. A decisão foi tomada após a não liberação do Estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão, em Rio Branco (AC), gerando divergência entre a Federação de Futebol do Acre (FFAC) e o Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), responsáveis pela avaliação técnica do estádio, sobre as razões do atraso.

O presidente da FFAC, Adem Araújo, utilizou as redes sociais na segunda-feira (12) para explicar a mudança no calendário e justificar a estreia sem torcida. Segundo ele, a principal causa está relacionada à falta de liberação dos laudos técnicos necessários para a realização de partidas oficiais. “Estamos sem o laudo que libera para jogos oficiais no Estádio Florestão. Desde agosto que nós tentamos esse laudo, mas devido às normas, que infelizmente, logo no meu primeiro ano de gestão, houve várias mudanças, tivemos mais de 60 pendências”, afirmou Adem Araújo. Ele acrescentou que a situação “independe totalmente da federação”.

Com a impossibilidade de utilizar o Florestão, a FFAC solicitou a liberação da Arena da Floresta para a abertura do campeonato, prevista inicialmente para 12 de janeiro. O pedido não foi atendido a tempo, e a competição teve início no dia 15, no Florestão, com portões fechados. “Você que gosta de futebol e quer acompanhar o campeonato estadual, a partir do dia 22 nós teremos o Estádio Arena da Floresta disponível. A garantia que nós te damos é que você vai ter um campeonato muito interessante, com bons jogadores, bons times e uma disputa bastante acirrada”, concluiu o dirigente.

Nesta terça-feira (13), a direção de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do Acre afirma que o atraso não se deve a entraves burocráticos, mas a falhas no cumprimento das normas técnicas de segurança pelo responsável pelo projeto do estádio. “O projeto do Florestão já está indo para a sétima análise. É um projeto que vem se arrastando, mas nós estamos fazendo o possível e até o impossível, analisando assim que ele chega aqui. O problema é que o engenheiro responsável não está atendendo aos requisitos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros”, disse o major Eurico, diretor de Atividades Técnicas da corporação.

Segundo ele, entre as pendências estão itens essenciais como acessos adequados, saídas de emergência, sistema de hidrantes, alarmes e outros dispositivos de prevenção. Enquanto não forem atendidas, o projeto não pode avançar para a vistoria técnica final, etapa necessária para a emissão do laudo de liberação.

“O projeto envolve aspectos estruturais e construtivos que asseguram maior proteção em caso de incêndio ou situações de pânico”, ressaltou o major. Ele reforçou que a atuação do Corpo de Bombeiros “não se trata de vista grossa ou falta de sensibilidade”. Para o Corpo de Bombeiros, “a segurança está sempre em primeiro lugar”.

O major também explicou que alterações no projeto original do estádio exigem nova aprovação: “Houve alteração no projeto inicial. Toda vez que isso acontece, é necessário passar novamente pela aprovação do Corpo de Bombeiros”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Santa Cruz inicia treinos para o Estadual Sub-20

Publicado

em

O elenco do Santa Cruz iniciou nessa segunda, 12, no CT do Cupuaçu, a preparação visando a disputa do Campeonato Estadual Sub-20, competição programada para o mês de abril. A base da última temporada será mantida.

“Perdemos o título em 2025 e esse foi um duro golpe. Fizemos um planejamento para a atual temporada e vamos trabalhar em busca do objetivo”, declarou o técnico do Santa Cruz, Pedro Balu.

Monitoramento da Copa São Paulo

O presidente do Santa Cruz, Léo Raches, confirmou um trabalho de monitoramento da Copa São Paulo.

“A nossa comissão técnica vem acompanhando os jogos da Copa São Paulo e avaliando os atletas. Vamos trazer reforços para o Estadual”, afirmou o dirigente.

Em abril

Os jogadores do Santa Cruz irão trabalhar por 3 meses para a disputa do Estadual. A competição começa no mês de abril e vale as vagas do futebol acreano na Copa São Paulo e na Copa do Brasil em 2027.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Wendell Barbosa recebe a faixa preta e os desafios serão maiores

Publicado

em

Wendell Barbosa recebeu no domingo, 11, na academia Atitude a faixa preta de jiu-jitsu. O paratleta começou a caminhada dentro dos tatames depois do acidente de moto.

“Depois de oito anos, receber a faixa preta de jiu-jitsu é uma vitória esportiva, mas principalmente na vida pessoal. O acidente poderia ter mudado completamente a minha vida e o esporte por intermédio do jiu-jitsu abriu várias portas e sou muito grato a Deus”, declarou Wendell Barbosa.

Maiores desafios

Wendell Barbosa voltará às competições nacionais e internacionais em 2026 como o faixa preta e os desafios nas competições serão maiores.

“Os desafios serão mais difíceis. Muitos atletas têm oito anos e até mais como faixa prepara e esse é o meu tempo dentro do esporte. Vou treinar mais porque vou em busca de mais títulos importantes para o Acre”, afirmou o paratleta.

Comentários

Continue lendo