Acre
I Congresso de Ciência e Tecnologia terá mais de 400 horas de atividades
O evento será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, no campus Rio Branco
Com mais de 400 horas de programação, o I Congresso de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Acre (IFAC) começa na próxima segunda-feira (07.11). Com programação voltada a diversas áreas do conhecimento, o evento será realizado na sede do campus Rio Branco. As atividades, que serão realizadas diariamente das 08h às 20 horas, seguem até o dia 09 de novembro. Este ano, o tema central do CONC&T será “Despertando Talentos”.
Para ter acesso a programação completa, clique aqui.
Ao todo, sete eventos, que acontecerão de forma simultânea, compõem o I Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC. São eles: VI Seminário de Iniciação Científica, II Seminário de Pós-Graduação, I Mostra de Cultura, Esporte e Lazer, I Mostra Extensão Tecnológica e a I Mostra de Internacionalização, além do I Simpósio de Economia Solidária e Empreendimentos Associativos e ainda o III IFAC Empreendedor.
Conforme o cronograma de apresentação, para a área de cultura, esporte e lazer serão realizadas 35 atividades distintas ao longo dos dias. Para o setor de extensão tecnológica, 36 trabalhos serão desenvolvidos durante o Congresso.
Nas áreas de economia solidária, empreendedorismo e novas ideias, sete ações serão realizadas por profissionais do IFAC, como também da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac). Com foco voltado à iniciação científica e pós-graduação serão cerca de 100 trabalhos apresentados durante o Congresso.
Ainda participam do I Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC representantes do Instituto de Educação Superior e Tecnológica Jorge Basadre, e ainda das Universidades Nacionais Agraria La Molina (Unalm) e Del Calloa (Unac), instituições educacionais do Peru.
O I CONC&T está sendo realizado em conjunto pelas pró-reitorias de Ensino (PROEN), de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROINP), de Extensão (PROEX), de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN), e de Administração (PROAD).
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil celebra o Dia da Mulher com ações do PAIF e atividades interativas
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, promovendo ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e diversas atividades interativas voltadas ao público feminino do município.
O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu mulheres atendidas pelos serviços socioassistenciais, proporcionando um momento de acolhimento, integração e valorização. Durante a programação, foram realizadas dinâmicas, atividades interativas e falas que destacaram a importância da mulher na sociedade, reforçando o respeito, os direitos e o protagonismo feminino.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas públicas que fortalecem os vínculos familiares e comunitários, além de incentivar a valorização e o empoderamento das mulheres de Assis Brasil.
Comentários
Acre
Zé Adriano defende pautas da indústria para geração de emprego e renda
Na manhã desta terça-feira, 24, o deputado federal Zé Adriano (PP-AC), participou do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2026 e destacou a ação como um passo importante para o fortalecimento do setor produtivo brasileiro. Entre os principais destaques estão propostas como a PEC da redução da jornada de trabalho, o marco legal da política industrial e a nova Lei Geral de Concessões, pautas com impacto direto na competitividade, na geração de empregos e no crescimento econômico.
A agenda foi elaborada pela Confederação Nacional da Indústria em conjunto com as federações estaduais das indústrias, refletindo uma construção coletiva baseada nas demandas reais do setor produtivo em todo o Brasil. O documento reúne 135 projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento da indústria e para a melhoria do ambiente de negócios no país.
O deputado federal e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, Zé Adriano ressaltou a importância da participação ativa das entidades na construção da agenda.
“Esse esforço coletivo é uma demonstração inequívoca de que o Brasil acerta quando constrói consensos a partir do diálogo qualificado. A agenda nacional se torna mais forte quando dialoga com as realidades regionais, especialmente com regiões estratégicas como a Amazônia Legal, que oferecem ao Brasil vantagens competitivas únicas”, afirmou o deputado.
O processo de priorização contou com ampla mobilização institucional, envolvendo mais de 150 entidades e cerca de 20 mil votos, evidenciando o alinhamento do setor industrial em torno de pautas consideradas essenciais para o país.
Para Zé Adriano, o documento reforça o compromisso da indústria com o desenvolvimento sustentável, a segurança jurídica e a geração de oportunidades.
Com a nova agenda, Zé Adriano reafirma seu compromisso em atuar no Parlamento em defesa de pautas que fortaleçam a indústria, impulsionem a economia e promovam mais emprego e renda para a população brasileira, com atenção especial às potencialidades da região amazônica.
Comentários
Acre
Polícia Civil prende “Adrenalina”, condenado a 14 anos de prisão por envolvimento com organização criminosa
Mandado de prisão foi cumprido no bairro Cabreúva, na Baixada da Sobral, em Rio Branco; investigado terá pena cumprida em regime fechado
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu nesta terça-feira (24) um mandado de prisão contra L.J.M., conhecido como “Adrenalina”. A ação ocorreu no bairro Cabreúva, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. O investigado é alvo de regressão cautelar de regime, em um processo que apura crimes relacionados à Lei nº 12.850/2013, que trata do combate a organizações criminosas.
Segundo o mandado judicial, o homem possui uma pena remanescente de 14 anos, que deverá ser cumprida em regime fechado.
Procedimentos
Após ser capturado, L.J.M. foi encaminhado à unidade policial, onde passou pelos procedimentos legais. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.
Em nota, a Polícia Civil destacou que a ação reforça o compromisso da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada, além de garantir o cumprimento das decisões judiciais no estado.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. Foto: captada




Você precisa fazer login para comentar.