fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Horto Florestal e Parque Chico Mendes vão abrir normalmente no feriadão

Publicado

em

Momento de tranquilidade para a família passear (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Com o feriadão se aproximando, muitas pessoas procuram opções de lazer ao ar livre. Nesse sentido, os parques ambientais abertos se destacam como excelentes alternativas, oferecendo um ambiente tranquilo e inspirador para se conectar com a natureza. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, oferece algumas alternativas gratuitas:

– Parque Ambiental Chico Mendes – 7h às 17

O Parque Ambiental Chico Mendes, localizado na Vila Acre, ficará aberto das 7h às 17h e tem um espaço para educação ambiental e conexão com a natureza. Quem visita o local encontra árvores de grande porte, como a castanheira e a seringueira, além de uma variedade de plantas medicinais e aromáticas. A fauna também é rica, com a presença de aves, mamíferos e répteis, como cutias, macacos e jacarés que ficam expostos no zoológico.

Visita guiada no Chico Mendes (Foto: Evandro Derze/Assecom)

De acordo com a gerente do parque, Joseline Guimarães, há uma novidade: o Túnel do Conhecimento, onde, quem visita se diverte e aprende, ao mesmo tempo.

“O Túnel é composto por três ambientes que mostram como acontece a transformação dos ambientes naturais e de como as escolhas feitas pela sociedade têm promovido transformações num contexto nada favorável para a humanidade.

Além disso, trilhas ecológicas sinalizadas permitem que os visitantes explorem a natureza exuberante do parque, proporcionando experiências únicas de contato com a floresta. O Parque Ambiental Chico Mendes também abriga um centro de Educação Ambiental, onde são desenvolvidas atividades educativas para crianças e adultos como oficinas, palestras e exposições para disseminar conhecimentos sobre a importância da preservação ambiental. Vale lembrar que o estacionamento é gratuito.

Academias ao ar livre (Foto: Arquivo/Assecom)

– Horto Florestal – 5h às 20h

O Horto Florestal de Rio Branco é um refúgio de natureza e tranquilidade em meio à agitação da cidade. Ficará aberto das 5h às 20h.

Uma das principais atrações do Horto Florestal são as trilhas ecológicas com várias opções de percursos para os visitantes e academias ao ar livre, sempre em contato com a natureza. No local há o Viveiro com uma variedade de plantas que serve como um espaço educativo, onde são realizadas atividades para divulgação e conscientização ambiental.

Além das trilhas e do Viveiro o Horto Florestal possui áreas de lazer, como lago, espaço para piqueniques, áreas acobertas para diversas ações e atividades educativas para crianças.

Para o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, os momentos em meio a natureza são importantes não só para as crianças, mas também para os adultos que têm uma vida agitada.

“Um feriado desse é uma ótima oportunidade para relaxar, praticar atividades físicas e renovar as energias. O Horto e o Parque Chico Mendes oferecem beleza e biodiversidade únicas. Quem puder, aproveite para explorar e se encantar com esses parques maravilhosos da nossa Rio Branco”, disse Nasserala.

E acrescentou: “O prefeito Tião Bocalom não abre mão de que os espaços estejam sempre em ordem, limpos, com as plantas bem tratadas e temos muito cuidado com tudo isso, pois a nossa população merece visitar locais que estejam realmente dignos de visitação”, concluiu o secretário.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputado André Vale destaca investimentos, obras e melhorias na saúde e infraestrutura

Publicado

em

Durante a sessão realizada na manhã desta quarta-feira (13), o deputado André Vale (Podemos) fez um balanço das ações que têm beneficiado municípios acreanos, destacando investimentos em infraestrutura, agricultura e saúde. Ele mencionou recursos de R$ 300 mil destinados ao apoio de eventos e atividades culturais, e outros R$ 500 mil para recuperação de áreas em municípios como Manoel Urbano, fruto de parcerias e articulações políticas. Vale informou que, na próxima semana, fará visitas a prefeituras buscando ampliar apoios e viabilizar novos projetos.

 

O parlamentar reforçou a importância de investimentos voltados ao escoamento da produção agrícola, lembrando que entre 40% e 50% da economia local depende diretamente da atividade rural. Ele citou uma indicação feita há cerca de 40 dias para que o hospital de referência da região receba melhorias e ampliação nos serviços, incluindo exames de ressonância magnética. “Temos buscado junto ao secretário estadual de Saúde soluções para que possamos vencer as dificuldades no atendimento de alta complexidade”, afirmou.

 

Vale também destacou reuniões com o Ministério Público e secretarias para viabilizar avanços na saúde, com foco no atendimento pediátrico e na ampliação de procedimentos no hospital regional. Segundo ele, o objetivo é atender de forma mais eficiente as demandas da população, inclusive nas comunidades mais distantes. “Estamos trabalhando para garantir que nossos hospitais tenham condições de atender todas as regionais, com qualidade e agilidade”, pontuou.

 

Texto: Andressa Oliveira

 

Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo

Acre

Incêndio em terreno baldio na Via Chico Mendes mobiliza comerciantes

Publicado

em

Foto: David Medeiros

Um incêndio em um terreno baldio na Via Chico Mendes causou transtornos no fim da manhã desta terça-feira, 13, em Rio Branco (AC). A fumaça intensa se espalhou pela via, atrapalhando a visibilidade dos motoristas.

Segundo informações colhidas no local pelo repórter, David Medeiros, o fogo começou por volta das 11h25. Funcionários de estabelecimentos próximos tentaram conter as chamas com baldes de água até a chegada do Corpo de Bombeiros, que foi acionado por populares, mas ainda não havia comparecido no momento da reportagem.

Foto: David Medeiros

Apesar de os vizinhos terem conseguido reduzir a intensidade do fogo, ainda havia focos ativos e grande quantidade de fumaça no local no momento da cobertura.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC apura transporte de produtos da fauna silvestre sem licença ambiental

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, instaurou dois procedimentos para investigar possíveis crimes ambientais relacionados ao transporte de produtos da fauna silvestre sem a devida autorização.

Um dos casos apurados é o envio, por serviço postal, de quatro produtos da fauna silvestre sem licença ambiental. O material teria sido enviado de uma propriedade na Estrada do Amapá, em Rio Branco, por um morador. A conduta pode configurar crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998). A Promotoria requisitou relatório de fiscalização para aprofundar as apurações e reunir provas que possam embasar eventual responsabilização.

O outro caso foi informado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e envolve a apreensão, no Centro de Distribuição dos Correios de Rio Branco, de uma encomenda contendo produtos de origem florestal, sem a devida licença ambiental.

O Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC foi acionado para emitir laudo e calcular o valor do dano ambiental, para subsidiar medidas administrativas e judiciais. A investigação também busca identificar os responsáveis e avaliar as providências cabíveis para reparação de eventual dano ao meio ambiente

Comentários

Continue lendo