Flash
Homenagens e Reconhecimento: Sessão solene da Aleac celebra contribuições notáveis para o desenvolvimento do Acre
Encerrando as atividades deste ano, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu a última sessão solene de 2023 nesta sexta-feira (15), no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento, marcado pela Outorga de Título Honorífico de Cidadão Acreano, Moção de Aplauso e a prestigiosa Comenda Ordem do Mérito Legislativo, reuniu deputados estaduais, autoridades, amigos e familiares dos agraciados.
Na abertura da solenidade, foi apresentado um vídeo produzido pela assessoria de comunicação da Casa, onde foi mostrado um resumo de todas as atividades realizadas ao longo dos 11 meses do primeiro ano da 16° legislatura. Em seguida, o presidente da Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), deu início aos discursos, expressando sua gratidão pela presença da vice-governadora Mailza Assis, demais autoridades, homenageados, convidados e deputados. Ele destacou que o Poder Legislativo se sente honrado pela participação de todos, ressaltando a importância da ocasião como um momento de reconhecimento àqueles que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Estado.
“É um papel crucial do Poder Legislativo Acreano realizar essa sessão tão especial, demonstrando o compromisso da Instituição em valorizar e celebrar aqueles que, de diversas maneiras, têm impactado positivamente o progresso da região. Esse é o nosso reconhecimento da importância coletiva dessas contribuições para o crescimento e a prosperidade do Acre”, pontuou.
Em seu discurso, o primeiro-secretário da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), destacou a relevância da sessão solene como um momento especial para enaltecer aqueles que desempenham papéis cruciais no desenvolvimento do Estado. “Ressalto a importância da cooperação entre os poderes e, aqui, expresso minha gratidão pela presença dos homenageados, autoridades e demais participantes. Quero também evidenciar o comprometimento da Assembleia em valorizar as contribuições individuais para o progresso do nosso Estado, enfatizando a colaboração de todos como fundamentais para alcançarmos metas”.
A tradição anual do Poder Legislativo Acreano consiste em homenagear personalidades e instituições que contribuíram direta ou indiretamente para o desenvolvimento do Estado. Neste ano, destacaram-se 60 Moções de Aplauso, 67 Títulos de Cidadão Acreano e três Comendas Ordem do Mérito Legislativo, a mais alta honraria legislativa.
Entre os notáveis que receberam a Comenda, figura o saudoso médico William John Woods, conhecido como Dr. Guilherme. Sua dedicação ao combate à hanseníase nas décadas de 70 e 80, nos Estados do Acre e Amazonas foi destacada pelo deputado Edvaldo Magalhães, proponente da homenagem, que ressaltou o trabalho incansável do médico em uma época marcada pelo preconceito. Na ocasião, o homenageado foi representado pelo secretário de Saúde do Estado, Pedro Pascoal.
“Essa iniciativa visa reconhecer o trabalho desempenhado por ele durante toda sua vida no socorro às pessoas acometidas pela hanseníase, em uma época em que o preconceito e a segregação afastaram, dividiram famílias e retiraram pais de filhos. Como um sacerdote da medicina, William John dedicou seus dias a curar, sem medir distância, subindo rios, descendo igarapés, nas pontas dos ramais e nos centros das florestas”, afirmou o parlamentar.
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro, foi enaltecido por seu currículo notável e diversificado. O homenageado com a Comenda Ordem do Mérito Legislativo possui em sua trajetória profissional atuações como promotor-corregedor, titular da Promotoria do Tribunal do Júri, Promotoria Especializada do Controle Externo da Atividade Policial, 8° Promotoria de Justiça Criminal e Promotoria Especializada de Combate à Evasão Fiscal.
“Quando alguém recebe uma homenagem da Aleac, tem um sentimento de muita gratidão, pois isso significa que a pessoa homenageada contribuiu de alguma forma com o Estado. Ano que vem completo 30 anos vivendo nessa terra e me sinto contemplado por todas as oportunidades que o Acre me deu e, ao mesmo tempo, espero ter contribuído de maneira eficiente pela busca de uma sociedade melhor”, agradeceu Danilo Lovisaro.
A vice-governadora Mailza Assis, que recebeu o Título de Cidadão Acreana e também Moção de Aplauso, falou representando todos os demais homenageados.
“É uma honra estar aqui recebendo esse reconhecimento. Nossa Legislação define três momentos para termos o título de cidadã, o nascimento, a adoção de quando escolhemos um estado para viver, e quando um estado nos adota. E eu escolhi o Acre e, aqui, pretendo passar todos os meus dias. A todos os homenageados, gratidão pelo zelo de cada um. Agradecemos a Deus, às nossas famílias e aos acreanos que formam nosso Estado querido”.
Ao final da solenidade, os deputados Luiz Gonzaga, Nicolau Júnior e demais parlamentares, fizeram uma homenagem ao servidor de carreira da Aleac, Luiz Gonzaga. O homenageado, popularmente conhecido como Luizinho e muito querido entre os servidores, presta serviços gerais no Poder Legislativo, onde trabalha há mais de 40 anos.
A sessão solene não apenas encerrou as atividades legislativas de 2023, mas também ressaltou o compromisso em reconhecer e celebrar aqueles que deixaram e ainda deixam marcas significativas no tecido social e no desenvolvimento do Acre.
Texto: Andressa Oliveira
Fotos: Sérgio Vale
Comentários
Flash
Cruzeiro do Sul se prepara para enchente do Rio Juruá: prefeito define ações e estruturas de apoio
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensificou o planejamento para auxiliar as famílias que podem ser afetadas pela elevação do nível do Rio Juruá. Em reunião realizada nesta quarta-feira, 5, o Prefeito Zequinha Lima coordenou com os secretários municipais as ações de resposta à iminente cheia, que já atinge 12,69 metros, aproximando-se da cota de transbordo de 13 metros.
Sete bairros – Miritizal, Boca do Môa, Lagoa, Várzea, Remanso, Cruzeirinho Novo e Saboeiro – já registram impacto das águas. Apesar disso, ainda não houve remoção de moradores, que está prevista para quando o rio atingir 13,30 metros, nem suspensão do fornecimento de energia elétrica.
As escolas municipais Corazita Negreiros e Thaumaturgo de Azevedo foram designadas como abrigos emergenciais, com equipes de saúde e assistência social prontas para prestar suporte. A Defesa Civil e a Secretaria de Obras também estão mobilizadas com pessoal e equipamentos.
O coordenador da Defesa Civil, José Melo, informou que o volume de chuva das últimas 24 horas corresponde à metade do esperado para todo o mês de março, o que deve acelerar a elevação do rio. Ele assegurou que a prefeitura está preparada para o atendimento às famílias.
O Prefeito Zequinha Lima ressaltou a experiência da gestão em lidar com situações de enchente e garantiu que o município está apto a oferecer o suporte necessário. Ele mencionou o plano de contingência existente e a prontidão das equipes para preparar abrigos, coordenar a assistência e disponibilizar recursos como barcos e carros.
Lima também destacou o trabalho realizado nos últimos quatro anos para elevar as casas mais vulneráveis, o que tem minimizado a necessidade de remoção de famílias. Segundo ele, caso o rio atinja 13,30 metros, a previsão é de que 11 famílias precisem ser removidas. O prefeito reafirmou o compromisso de continuar com as ações para reduzir o número de pessoas afetadas e garantir a segurança da população.
Prefeito acompanha ações e planeja soluções definitivas
O prefeito Zequinha Lima esteve nos locais afetados junto à equipe técnica da Secretaria de Obras para avaliar os estragos e definir medidas emergenciais. “A chuva foi muito intensa e acabou trazendo transtornos. Ontem mesmo estivemos acompanhando a situação no local onde ocorria o Carnaval e hoje de manhã mobilizamos nossas equipes para avaliar os danos”, afirmou o prefeito.
Ele explicou que, devido ao período chuvoso, as intervenções feitas no momento serão paliativas, mas há um planejamento para substituir o bueiro danificado por galerias, garantindo uma solução mais duradoura. “Nosso objetivo é transformar essa estrutura em uma galeria, dando continuidade ao córrego já canalizado nessa região. A força da água levantou os bueiros existentes, mas, felizmente, conseguimos minimizar os impactos com a limpeza preventiva que realizamos anteriormente no canal da Avenida Coronel Mâncio Lima”, destacou Zequinha Lima.
A prefeitura segue monitorando a situação e trabalhando para liberar as vias interditadas o mais rápido possível, garantindo a segurança e a mobilidade dos moradores de Cruzeiro do Sul.
Redação Juruá Online
Comentários
Flash
Brasileia encerra o carnaval com segurança, martinês, economia fortalecida e foliões satisfeitos
Sem perder alegria , entusiasmo e a disposição de está em um dos melhores carnavais do estado, os foliões na fronteira, acreanos, bolivianos e peruanos mesmo com chuva compareceram também na praça carnavalesca Hugo Poli nesta terça-feira 05, para última noite de carnaval com pura animação e agito através de DJ Thiago, Robert Richard, Vini Rodrigues e Pegada Prime.
No período da tarde foi a vez da tradicional Matinê das Crianças na praça carnavalesca, onde os pequenos foliões brilharam com suas fantasias coloridas, e muita animação.
Com música, dança, brincadeiras , a criançada aproveitou cada momento dessa festa feita especialmente para elas.
Foram cinco dias de muita folia realizada pela Prefeitura de Brasileia através da Secretaria de Cultura com 10 atrações musicais regional e local que garantiu os foliões muita alegria e diversão que comemoram ainda o fato de pela primeira vez entrar no perímetro da festa com térmica de até 50 litros com bebidas em latas e ficar ficar até até 3h da madrugada na folia o que antes a festa polular encerrava às 2h da manhã.
E as novidades anunciadas Prefeito Carlinhos do Pelado que aconteceram neste carnaval estão também a volta da tradição com a escolha da realeza do carnaval, do melhor bloco do carnaval, martinês para crianças e idosos e a diminuição de mais de 60% por centos da taxa dos pequenos expositores individuais. Além do desfile do bloco As Rolinhas do Coronel que levou uma multidão para rua este ano.
Deste a estrutura de palco, banheiros químicos e a limpeza da praça Hugo Poli palco do carnaval pela secretaria de obras foi garantida pela Prefeitura de Brasileia.
A festa contou com segurança particular contratada pela organização do evento e ainda com apoio da Polícia Militar, COE, Polícia Civil, Detran e Corpo de Bombeiros.
Na avaliação geral das forças de segurança e da Prefeitura de Brasileia o evento encerrou dentro da normalidade e do esperado de forma tranquila e pacífica sem grandes incidentes ou registros de grandes ocorrências policial ou médica.
Na economia, os expositores de comidas e bebidas (Micro Empreendedores Individuais), destacaram também a renda extra que obtiveram durante a noite de carnaval brasileense.
Willer Venâncio, empreendedor do ramo de alimentação, destacou a importância do evento para os pequenos negócios:
“Quero agradecer o prefeito Carlinhos do Pelado por dar essa oportunidade pra gente, que é microempreendedor, conseguir dinheiro para o sustento da nossa família. E agradecer os nossos clientes pela procura dos nossos serviços”, disse.
Já Lindomar Costa, que atua no ramo de bebidas, comemorou o sucesso das vendas:
“Estamos finalizando mais um Carnaval e eu quero agradecer a Prefeitura de Brasileia por essa oportunidade de estarmos aqui e conseguir vender muito bem, só tenho a agradecer aos foliões também”, ressaltou.
Evandro Leal, empreendedor do ramo de alimentação, celebrou o sucesso do evento:
“Quero agradecer o prefeito Carlinhos do Pelado por esse evento maravilhoso, atendeu às nossas expectativas. Esperamos estar juntos nas próximas festas.” afirmou.
” E assim é o carnaval de Brasileia uma festa para todos com segurança que gera economia no município e celebra a alegria de todas as idades e reforça a tradição dessa festa que une famílias e amigos”, enfatizou o prefeito Carlinhos do Pelado.
Comentários
Flash
Estudante de enfermagem se acidenta ao colidir moto contra mureta de elevado no bairro Jardim de Alah
Michele Stefany Veiga Lucas, de 26 anos, sofreu corte na cabeça, sangramento no ouvido e escoriações; Samu a encaminhou ao pronto-socorro em estado estável.
A estudante de enfermagem Michele Stefany Veiga Lucas, de 26 anos, sofreu um acidente na manhã desta quarta-feira (5), na Avenida Dias Martins, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco. De acordo com testemunhas, Michele trafegava de motocicleta no sentido bairro-centro quando perdeu o controle do veículo e colidiu contra a mureta do Elevado Beth Bocalom.
Com o impacto, a jovem foi arremessada ao asfalto, sofrendo um corte na cabeça, otorralgia intensa (sangramento no ouvido) e escoriações pelo corpo. Populares que presenciaram o acidente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Após receber os primeiros socorros e ser estabilizada, Michele foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde seu estado de saúde foi considerado estável.
O Policiamento de Trânsito esteve no local para registrar a ocorrência e realizar os procedimentos necessários. A motocicleta foi removida do elevado, e a via foi liberada para o tráfego após a conclusão dos trabalhos. As causas do acidente ainda serão investigadas.
Você precisa fazer login para comentar.