Geral
Homem quebra dedo da mulher e é preso dirigindo embriagado
Por Sandra Assunção
Na madrugada deste domingo,28, um homem de de 41 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul, depois de quebrar o dedo da mulher dele e dirigir embriagado.
Segundo a Polícia Militar, a guarnição de serviço de Rádio Patrulha foi acionada para uma ocorrência de violência doméstica na Avenida Copacabana. Ao chegar no local, a vítima, que não teve o nome divulgado, relatou que estava bebendo em um aniversário com seu companheiro,K.M.M, e que ao chegar em casa o autor começou uma discussão e quebrou o seu dedo indicador.
“Ela o empurrou e disse que iria ligar para a polícia e ele se evadiu em seu carro e estava embriagado. Durante patrulhamento pelas proximidades, o autor foi localizado conduzindo seu veículo,e durante a abordagem, foram constados vários sinais de embriaguez, além do condutor ter afirmado que ingeriu bebida alcoólica. Dessa forma foi dado voz de prisão e ele,que foi à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis”, citou a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.
Comentários
Geral
Governo do Estado reinaugura Museu do Xapury em evento marcado por forte presença popular e participação do prefeito Maxsuel Maia
O prefeito Maxsuel Maia esteve presente durante toda a solenidade e fez questão de agradecer ao Governo do Estado e à Fundação Elias Mansour pela sensibilidade em devolver à população um espaço tão valioso para a identidade de Xapuri
O Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), reinaugurou na tarde desta terça-feira, 15, o Museu do Xapury, um dos mais importantes patrimônios históricos do município. O prédio, construído em 1927 e fechado há quase uma década, foi totalmente restaurado com um investimento de R$ 700 mil. A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, representantes da sociedade civil, servidores públicos, estudantes e artistas locais.
Entre as autoridades presentes, além do governador Gladson Cameli, estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior; o presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kimpara; o superintendente do Iphan no Acre, Stênio Cordeiro de Melo; o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia; e o secretário municipal de Cultura, Nader Sarkis.
O evento também foi acompanhado de uma visita guiada ao novo espaço, que agora volta a abrigar um acervo dedicado à memória de Xapuri e de seu povo. Durante a visita, o cantor acreano Alberan Moraes embalou o momento com música ao violão, reforçando o caráter simbólico e cultural da ocasião.
Para o governador Gladson Cameli, a reinauguração representa o reconhecimento da história de luta e contribuição dos xapurienses para a formação do estado. “Aqui conta a história de homens e mulheres guerreiros que lutaram e ajudaram a construir a história do nosso estado. E aqui, após quase 10 anos, com investimento de R$ 700 mil, é a prova do nosso compromisso, da equipe e de todas as ações de governo, com Xapuri. Não podemos deixar de valorizar a história de quem ajudou esse estado maravilhoso ser o que ele é. Eu amo ser acreano”, declarou.
O presidente da FEM, Minoru Kimpara, também destacou o simbolismo da entrega. “Para nós tem um significado muito importante a reinauguração desse museu. Quando a gente faz isso, demonstramos o nosso carinho e o nosso respeito pela nossa história. Esse espaço, por si só, conta parte dessa história maravilhosa do estado do Acre, e nós, acreanos, temos que nos orgulhar mesmo da nossa luta e da nossa identidade”, afirmou.
O prefeito Maxsuel Maia esteve presente durante toda a solenidade e fez questão de agradecer ao Governo do Estado e à Fundação Elias Mansour pela sensibilidade em devolver à população um espaço tão valioso para a identidade de Xapuri. “É mais um momento de muita alegria para a população de Xapuri a reinauguração do Museu do Xapury. Nossa cidade, por todo o potencial histórico, cultural e turístico, não poderia deixar de ter um espaço como esse aberto. Muito importante para preservar a nossa identidade e valorizar o que somos. E nós somos gratos ao Governo do Estado e à Fundação Elias Mansour por isso”, afirmou o prefeito.
Também presente, o secretário municipal de Cultura, Nader Sarkis, fez um convite à reflexão sobre o papel do museu na atualidade. “Uma importância muito grande receber esse patrimônio de volta. No entanto, nós não devemos fazer a ligação do museu apenas com o passado, mas também com o presente e com o futuro, o que vai dar condição para que tornemos a nossa história sustentável, armazenando coisas e pessoas, perpetuando os legados que foram construídos para que a cidade siga respirando o que Xapuri viveu e vai continuar vivendo”, disse.
A reinauguração do Museu do Xapury marca um novo capítulo na preservação da memória local e reforça a importância da união entre Estado e município na valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade. Nos últimos meses, Xapuri tem vivenciado uma retomada significativa de espaços de memória que estavam fechados, como o Museu Casa Branca, outro símbolo da riqueza histórica e cultural local.
Além disso, a Prefeitura renovou recentemente o acordo com a família do líder sindical Chico Mendes, assegurando que a casa onde ele viveu seus últimos anos e foi assassinado permaneça aberta à visitação pública, fortalecendo ainda mais o compromisso com a preservação da memória de figuras centrais na história do Acre e do Brasil.
Comentários
Geral
OAB/AC diz que acusado de tentar matar irmã não é membro da instituição
Francisco Marcos Teles Rodrigues, acusado de tentar matar a irmã em Cruzeiro do Sul, na madrugada desta quarta-feira,16, é bacharel em Direito, e não advogado. Ele concluiu o curso de direito em uma instituição de ensino no Amazonas, mas não foi aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Marcos não pertence ao quadro da advocacia acreana, tampouco se encontra registrado como advogado em qualquer seccional da OAB no Brasil.
A Ordem manifesta seu total repúdio quanto a violência exercida contra a vitima, a irmã de Marcos Teles. “Além de mulher, a vítima é integrante da família do agressor, o que avoca maior gravidade ao caso, ao passo que pugna para que o caso em questão seja tratado com gravidade que se demonstra, devendo ser investigado pela autoridade policial responsável com o máximo rigor e compromisso, bem como, o responsável pelo crime deve ser submetido ao devido processo criminal. A violência contra a mulher, inadmissível em quaisquer termos, deve ser combatida com o máximo rigor por toda a sociedade e a OAB Acre faz parte da constante guerra contra tal tipo de violência”, pontuam Rodrigo Aiache Cordeiro Presidente da OAB/AC e Luiz de Almeida Taveira Junior, Presidente Interino da Subseção do Juruá da OAB/AC.
Comentários
Geral
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Cruzeiro do Sul
Um homem identificado pelas iniciais E.N.A., suspeito de cometer de violência doméstica e descumprir medida protetiva de urgência, foi preso nesta quarta-feira, 16, em Cruzeiro do Sul.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e o homem foi preso na comunidade do Rio Liberdade, zona rural de Cruzeiro do Sul.
O homem foi localizado e detido em flagrante, e conduzido à delegacia local para os procedimentos cabíveis.
O homem encontra-se à disposição da Justiça e deve responder pelos crimes previstos na Lei Maria da Penha.
Você precisa fazer login para comentar.