fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Homem quebra dedo da mulher e é preso dirigindo embriagado

Publicado

em

Por Sandra Assunção

Na madrugada deste domingo,28, um homem de de 41 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul, depois de quebrar o dedo da mulher dele e dirigir embriagado.

Segundo a Polícia Militar, a guarnição de serviço de Rádio Patrulha foi acionada para uma ocorrência de violência doméstica na Avenida Copacabana. Ao chegar no local, a vítima, que não teve o nome divulgado, relatou que estava bebendo em um aniversário com seu companheiro,K.M.M, e que ao chegar em casa o autor começou uma discussão e quebrou o seu dedo indicador.

“Ela o empurrou e disse que iria ligar para a polícia e ele se evadiu em seu carro e estava embriagado. Durante patrulhamento pelas proximidades, o autor foi localizado conduzindo seu veículo,e durante a abordagem, foram constados vários sinais de embriaguez, além do condutor ter afirmado que ingeriu bebida alcoólica. Dessa forma foi dado voz de prisão e ele,que foi à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis”, citou a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo

Geral

Governo do Estado reinaugura Museu do Xapury em evento marcado por forte presença popular e participação do prefeito Maxsuel Maia

Publicado

em

O prefeito Maxsuel Maia esteve presente durante toda a solenidade e fez questão de agradecer ao Governo do Estado e à Fundação Elias Mansour pela sensibilidade em devolver à população um espaço tão valioso para a identidade de Xapuri

O Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), reinaugurou na tarde desta terça-feira, 15, o Museu do Xapury, um dos mais importantes patrimônios históricos do município. O prédio, construído em 1927 e fechado há quase uma década, foi totalmente restaurado com um investimento de R$ 700 mil. A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, representantes da sociedade civil, servidores públicos, estudantes e artistas locais.

Entre as autoridades presentes, além do governador Gladson Cameli, estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior; o presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kimpara; o superintendente do Iphan no Acre, Stênio Cordeiro de Melo; o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia; e o secretário municipal de Cultura, Nader Sarkis.

O evento também foi acompanhado de uma visita guiada ao novo espaço, que agora volta a abrigar um acervo dedicado à memória de Xapuri e de seu povo. Durante a visita, o cantor acreano Alberan Moraes embalou o momento com música ao violão, reforçando o caráter simbólico e cultural da ocasião.

Para o governador Gladson Cameli, a reinauguração representa o reconhecimento da história de luta e contribuição dos xapurienses para a formação do estado. “Aqui conta a história de homens e mulheres guerreiros que lutaram e ajudaram a construir a história do nosso estado. E aqui, após quase 10 anos, com investimento de R$ 700 mil, é a prova do nosso compromisso, da equipe e de todas as ações de governo, com Xapuri. Não podemos deixar de valorizar a história de quem ajudou esse estado maravilhoso ser o que ele é. Eu amo ser acreano”, declarou.

O presidente da FEM, Minoru Kimpara, também destacou o simbolismo da entrega. “Para nós tem um significado muito importante a reinauguração desse museu. Quando a gente faz isso, demonstramos o nosso carinho e o nosso respeito pela nossa história. Esse espaço, por si só, conta parte dessa história maravilhosa do estado do Acre, e nós, acreanos, temos que nos orgulhar mesmo da nossa luta e da nossa identidade”, afirmou.

O prefeito Maxsuel Maia esteve presente durante toda a solenidade e fez questão de agradecer ao Governo do Estado e à Fundação Elias Mansour pela sensibilidade em devolver à população um espaço tão valioso para a identidade de Xapuri. “É mais um momento de muita alegria para a população de Xapuri a reinauguração do Museu do Xapury. Nossa cidade, por todo o potencial histórico, cultural e turístico, não poderia deixar de ter um espaço como esse aberto. Muito importante para preservar a nossa identidade e valorizar o que somos. E nós somos gratos ao Governo do Estado e à Fundação Elias Mansour por isso”, afirmou o prefeito.

Também presente, o secretário municipal de Cultura, Nader Sarkis, fez um convite à reflexão sobre o papel do museu na atualidade. “Uma importância muito grande receber esse patrimônio de volta. No entanto, nós não devemos fazer a ligação do museu apenas com o passado, mas também com o presente e com o futuro, o que vai dar condição para que tornemos a nossa história sustentável, armazenando coisas e pessoas, perpetuando os legados que foram construídos para que a cidade siga respirando o que Xapuri viveu e vai continuar vivendo”, disse.

A reinauguração do Museu do Xapury marca um novo capítulo na preservação da memória local e reforça a importância da união entre Estado e município na valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade. Nos últimos meses, Xapuri tem vivenciado uma retomada significativa de espaços de memória que estavam fechados, como o Museu Casa Branca, outro símbolo da riqueza histórica e cultural local.

Além disso, a Prefeitura renovou recentemente o acordo com a família do líder sindical Chico Mendes, assegurando que a casa onde ele viveu seus últimos anos e foi assassinado permaneça aberta à visitação pública, fortalecendo ainda mais o compromisso com a preservação da memória de figuras centrais na história do Acre e do Brasil.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

OAB/AC diz que acusado de tentar matar irmã não é membro da instituição

Publicado

em

Francisco Marcos Teles Rodrigues, acusado de tentar matar a irmã em Cruzeiro do Sul, na madrugada desta quarta-feira,16, é bacharel em Direito, e não advogado. Ele concluiu o curso de direito em uma instituição de ensino no Amazonas, mas não foi aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Marcos não pertence ao quadro da advocacia acreana, tampouco se encontra registrado como advogado em qualquer seccional da OAB no Brasil.

A Ordem manifesta seu total repúdio quanto a violência exercida contra a vitima, a irmã de Marcos Teles. “Além de mulher, a vítima é integrante da família do agressor, o que avoca maior gravidade ao caso, ao passo que pugna para que o caso em questão seja tratado com gravidade que se demonstra, devendo ser investigado pela autoridade policial responsável com o máximo rigor e compromisso, bem como, o responsável pelo crime deve ser submetido ao devido processo criminal. A violência contra a mulher, inadmissível em quaisquer termos, deve ser combatida com o máximo rigor por toda a sociedade e a OAB Acre faz parte da constante guerra contra tal tipo de violência”, pontuam Rodrigo Aiache Cordeiro Presidente da OAB/AC e Luiz de Almeida Taveira Junior, Presidente Interino da Subseção do Juruá da OAB/AC.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Um homem identificado pelas iniciais E.N.A., suspeito de cometer de violência doméstica e descumprir medida protetiva de urgência, foi preso nesta quarta-feira, 16, em Cruzeiro do Sul.

A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e o homem foi preso na comunidade do Rio Liberdade, zona rural de Cruzeiro do Sul.

O homem foi localizado e detido em flagrante, e conduzido à delegacia local para os procedimentos cabíveis.

O homem encontra-se à disposição da Justiça e deve responder pelos crimes previstos na Lei Maria da Penha.

Comentários

Continue lendo