Conecte-se conosco

Cotidiano

Homem morre ao contrair infecção rara através de lambida de cachorro

Publicado

em

No começo, o homem apresentou sintomas similares a uma gripe. Poucos dias depois, a doença evoluiu com a aparição de hematomas

Após o registro do caso, os médicos recomendaram no artigo que os donos de animais de estimação que apresentarem sintomas similares aos da gripe devem procurar atendimento hospitalar

UOL

Um homem de 63 anos morreu, na Alemanha, após contrair uma infecção rara através da lambida de seu cachorro.

Segundo a CNN, a infecção foi causada pela bactéria Capnocytophaga canimorsus, comumente encontrada na boca de cães e gatos, mas muito raramente transmitida para humanos.

Anteriormente, os médicos acreditavam que a única forma dos animais passarem a bactéria para humanos era através de uma mordida. No entanto, o homem alemão do caso, detalhado em um artigo do European Journal of Case Reports, não havia sido mordido.

No começo, o homem apresentou sintomas similares a uma gripe. Poucos dias depois, a doença evoluiu com a aparição de hematomas por todo o corpo, acompanhados de descoloração e necrose de partes da pele. Após o registro do caso, os médicos recomendaram no artigo que os donos de animais de estimação que apresentarem sintomas similares aos da gripe devem procurar atendimento hospitalar, ao invés de se medicar com antigripais comuns.

Conheça os perigos de beijar na boca do cão

De acordo com estudo, donos que beijam seus animais são mais propensos a contraírem doenças e infecções

Reprodução shutterstock – Evite beijar na boca do cão para não contrair doenças através da saliva

Fonte: Canal do Pet - iG

É bastante comum acreditarmos que beijar o cão na boca ou permitir que ele faça o mesmo é uma demonstração de amor. Os donos devem realmente manifestar seus sentimentos pelo pet, mas o ato de beijar na boca pode ser muito perigoso para a saúde de ambos. A chance de contrair doenças e infecções aumenta com essa prática.

De acordo com estudo realizado na Universidade de Osaka, no Japão, a maioria das pessoas enxergam o cachorro como um membro da família. Dessa forma, permitem o ato de beijar na boca ou no rosto. Ficou provado que esses indivíduos são mais propensos a ficarem doentes, pois os animais transmitem os próprios vírus.

A pesquisa analisou a saúde de 66 cães e seus respectivos donos, de veterinários e de voluntários em abrigos. O resultado concluiu que, na maioria dos casos, pessoas que costumam beijar seus pets na boca apresentavam bactérias que causam periodontite. Já os caninos tinham microrganismos normalmente presentes nos seres humanos. Mesmo que as bactérias sejam diferentes, podem ser perigosas para a saúde de ambos.

Doenças transmitidas pelos cães

Além da periodontite, que afeta os ossos e os ligamentos dos dentes deixando-os mais fracos e com possibilidade de queda, a doença chamada Lyme também pode afetar os seres humanos. Ela surge quando os cães tentam morder os carrapatos ou lambem a região mordida.

Ademais, se os parasitas permanecerem muito tempo na pele do animal, podem contagiar seu organismo enquanto estão chupando o sangue. Isso será transmitido através do beijo para o dono. Outra infecção que os tutores podem contrair é a raiva. Muitas pessoas não sabem, mas essa doença também afeta os seres humanos e é passada pela saliva.

De todas as doenças que o beijo no cão pode causar, a PVC-2 é a mais perigosa. Além de ser extremamente contagiosa, o parvovírus resiste em qualquer tipo de clima e pode ser transmitido pela saliva e excrementos. Filhotes de até quatro meses que não foram vacinados são os mais vulneráveis.

O Rottweiler e Dobermann são as raças mais propensas a contrair a enfermidade e até a morrer. Se os animais não foram imunizados contra o PVC-2, é muito provável que sejam contaminados e transmitam para os donos.

Prevenção

Para evitar todas essas doenças, a recomendação é vacinar corretamente o cachorro, realizar a vermifugação e mantê-lo sempre limpo. Não deixe de manter em dia as vacinas de todos os membros da casa também.

Em relação a beijar na boca do cão, a recomendação é evitar sempre que puder. Por mais limpo e saudável que o animal seja, nunca sabemos por onde a boca dele passou e quais vírus e bactérias vivem lá.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A

Publicado

em

Foto divulgação: Comissão técnica, jogadores e torcedores comemoram a classificação

Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.

Contra Brasileia

O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão

Finais definidas

As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14

Publicado

em

Fotos Sueli Rodrigues: Grêmio Xapuriense conquistou o último título da temporada 25

O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.

“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.

11 competições

A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).

“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Grêmio Xapuriense ganhou a competição de maneira invicta

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Inter define Tite como alvo para treinador em 2026

Publicado

em

Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge

Tite teve passagem vitoriosa pelo Inter entre 2008 e 2009 – Edison Vara/Placar

Placar

O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12,  que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.

Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.

“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.

Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.

Tite: último trabalho e passagem pelo Inter

O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.

Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.

Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.

Comentários

Continue lendo