Cotidiano
Homem morre ao contrair infecção rara através de lambida de cachorro
No começo, o homem apresentou sintomas similares a uma gripe. Poucos dias depois, a doença evoluiu com a aparição de hematomas

Após o registro do caso, os médicos recomendaram no artigo que os donos de animais de estimação que apresentarem sintomas similares aos da gripe devem procurar atendimento hospitalar
UOL
Um homem de 63 anos morreu, na Alemanha, após contrair uma infecção rara através da lambida de seu cachorro.
Segundo a CNN, a infecção foi causada pela bactéria Capnocytophaga canimorsus, comumente encontrada na boca de cães e gatos, mas muito raramente transmitida para humanos.
Anteriormente, os médicos acreditavam que a única forma dos animais passarem a bactéria para humanos era através de uma mordida. No entanto, o homem alemão do caso, detalhado em um artigo do European Journal of Case Reports, não havia sido mordido.
No começo, o homem apresentou sintomas similares a uma gripe. Poucos dias depois, a doença evoluiu com a aparição de hematomas por todo o corpo, acompanhados de descoloração e necrose de partes da pele. Após o registro do caso, os médicos recomendaram no artigo que os donos de animais de estimação que apresentarem sintomas similares aos da gripe devem procurar atendimento hospitalar, ao invés de se medicar com antigripais comuns.
Conheça os perigos de beijar na boca do cão
De acordo com estudo, donos que beijam seus animais são mais propensos a contraírem doenças e infecções

Reprodução shutterstock – Evite beijar na boca do cão para não contrair doenças através da saliva
Fonte: Canal do Pet - iG
É bastante comum acreditarmos que beijar o cão na boca ou permitir que ele faça o mesmo é uma demonstração de amor. Os donos devem realmente manifestar seus sentimentos pelo pet, mas o ato de beijar na boca pode ser muito perigoso para a saúde de ambos. A chance de contrair doenças e infecções aumenta com essa prática.
De acordo com estudo realizado na Universidade de Osaka, no Japão, a maioria das pessoas enxergam o cachorro como um membro da família. Dessa forma, permitem o ato de beijar na boca ou no rosto. Ficou provado que esses indivíduos são mais propensos a ficarem doentes, pois os animais transmitem os próprios vírus.
A pesquisa analisou a saúde de 66 cães e seus respectivos donos, de veterinários e de voluntários em abrigos. O resultado concluiu que, na maioria dos casos, pessoas que costumam beijar seus pets na boca apresentavam bactérias que causam periodontite. Já os caninos tinham microrganismos normalmente presentes nos seres humanos. Mesmo que as bactérias sejam diferentes, podem ser perigosas para a saúde de ambos.
Doenças transmitidas pelos cães
Além da periodontite, que afeta os ossos e os ligamentos dos dentes deixando-os mais fracos e com possibilidade de queda, a doença chamada Lyme também pode afetar os seres humanos. Ela surge quando os cães tentam morder os carrapatos ou lambem a região mordida.
Ademais, se os parasitas permanecerem muito tempo na pele do animal, podem contagiar seu organismo enquanto estão chupando o sangue. Isso será transmitido através do beijo para o dono. Outra infecção que os tutores podem contrair é a raiva. Muitas pessoas não sabem, mas essa doença também afeta os seres humanos e é passada pela saliva.
De todas as doenças que o beijo no cão pode causar, a PVC-2 é a mais perigosa. Além de ser extremamente contagiosa, o parvovírus resiste em qualquer tipo de clima e pode ser transmitido pela saliva e excrementos. Filhotes de até quatro meses que não foram vacinados são os mais vulneráveis.
O Rottweiler e Dobermann são as raças mais propensas a contrair a enfermidade e até a morrer. Se os animais não foram imunizados contra o PVC-2, é muito provável que sejam contaminados e transmitam para os donos.
Prevenção
Para evitar todas essas doenças, a recomendação é vacinar corretamente o cachorro, realizar a vermifugação e mantê-lo sempre limpo. Não deixe de manter em dia as vacinas de todos os membros da casa também.
Em relação a beijar na boca do cão, a recomendação é evitar sempre que puder. Por mais limpo e saudável que o animal seja, nunca sabemos por onde a boca dele passou e quais vírus e bactérias vivem lá.

Comentários
Cotidiano
Santa Cruz do Acre apresenta estrutura durante preparação para o Acreano

O videomaker Kennedy Santos visitou o Centro de Treinamento do estrutura do Santa Cruz do Acre e conheceu e conheceu a estrutura do clube. Recebido pela diretoria, ele percorreu os setores do CT, onde acompanhou a rotina de treinos da equipe que se prepara para o Campeonato Acreano.
O Santa Cruz mantém parceria com clubes do Sul do Brasil e conta com um elenco formado majoritariamente por atletas de fora do Acre. Entre os atletas do clube, 21 jogadores, não são naturais do estado.
O clube vem recebendo investimentos desde 2022, com ações voltadas à captação de recursos e ao fortalecimento da estrutura. Atletas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros estados, integram o elenco.
O zagueiro Yan Amorim comentou sobre o projeto. “É incrível esse projeto do Santa Cruz. A partir do momento que a gente ver tudo que está sendo construído, e a gente ver que é um projeto a longo prazo que tem tudo pra ser um dos maiores clubes do país”, destacou.
O diretor de futebol, Júnior Maia, também destacou a visibilidade do clube. “O Santa Cruz é um clube que hoje tem tido um novo olhar de outros clubes do país”.
Comentários
Cotidiano
Brasileia “atropela” o Quinari e conquista o título do Estadual da Série A

Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil
Brasileia “atropelou” o Quinari por 14 a 1 neste sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Eduardo(5), Macaco(2), Ângelo, Antônio, Alcione, Victor Hugo, Bruno, João e Emanoel marcaram os gols do Brasileia enquanto Kaylan anotou para o Quinari.
Decidido no 1º tempo
Brasileia começou a partida marcando e construindo jogadas de gols. O Quinari não conseguia criar lances de perigo e o primeiro tempo terminou 7 a 0 para a equipe da Fronteira. Na segunda etapa, Brasileia manteve o ritmo e conquistou o título com todos os méritos.
Goleiro e artilheiro
O goleiro Kauã, do Brasileia, recebeu o prêmio de melhor goleiro do Estadual. O ala Eduardo, do Brasileia, terminou a Série A como artilheiro com 13 gols.
Apoio da Prefeitura
O secretário de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, destacou o trabalho realizado com a equipe de futsal e o apoio do prefeito Carlinhos Pelado(PP) para o esporte no município.
“Essa conquista foi merecida e tivemos muitas pessoas do município envolvidas no projeto. O futsal de Brasileia volta a ser o melhor do Acre”, declarou Clebson Venâncio.
Excelente temporada
A decisão entre Brasileia e Quinari marcou o fechamento da temporada de 2025. O presidente da Federação Acreana de Futsal(Fafs), Rafael do Vale, destacou o trabalho realizado em um ano bastante favorável.
“Conseguimos promover grandes competições desde a base. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado e vamos seguir tentando melhorar ainda o futsal acreano em 2026”, disse Rafael do Vale.
Comentários
Cotidiano
Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.
De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.
Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.
Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.
VEJA O VÍDEO:

Você precisa fazer login para comentar.