Conecte-se conosco

Geral

Homem é absolvido na Noruega após 21 anos de prisão por estupro e duplo homicídio

Publicado

em

Caso pode ser considerado um dos mais graves erros judiciais da história da Noruega – Imagem ilustrativa/internet

Réu sempre disse ser inocente, mas foi condenado em duas instâncias; caso pode ser um dos piores erros da história do país

Promotores da Noruega absolveram nesta sexta-feira (21) um homem que cumpriu quase 21 anos de prisão pelo estupro e assassinato de duas meninas. O caso teve grande repercussão no país e tende a se tornar um dos piores erros judiciais da história da Noruega.

Viggo Kristiansen, que sempre defendeu sua inocência, foi condenado em duas instâncias, em 2001 e 2002, à pena mais longa da época, 21 anos de prisão com possibilidade de extensão, pelo estupro e assassinato de Stine Sofie Sorstrønen, de 8 anos, e Lena Sløgedal Paulsen, de 10.

As duas meninas foram encontradas mortas em maio de 2000 depois de terem tomado banho em um lago em uma área de mata no sul do país. O caso teve um impacto profundo na Noruega.

A reabertura do caso no ano passado desacreditou o depoimento do corréu Jan Helge Andersen, que pôs em dúvida Viggo Kristiansen, enfraqueceu as evidências de DNA e revelou que o telefone de Kristiansen estava bem distante da cena do crime no suposto momento dos fatos.

“O caso teve consequências profundamente trágicas, em particular para o Sr. Kristiansen, que cumpriu mais de 20 anos de prisão e foi privado de grande parte da vida e do [convívio com] pessoas próximas a ele”, disse o procurador-geral Jørn Sigurd Mauud durante uma entrevista coletiva nesta sexta-feira.

“É por isso que quero, em nome da promotoria, pedir desculpas sinceras pela injustiça que foi cometida”, disse ele.

A Direção Geral de Polícia e o distrito policial que realizou a investigação também se desculparam.

A mídia norueguesa vê neste caso “um dos mais graves erros judiciários” da história moderna do país, se não o mais grave.

Kristiansen, que foi libertado da prisão no ano passado e atualmente tem 43 anos, poderá reivindicar mais de 3 milhões de dólares em reparações financeiras do Estado, segundo o advogado dele.

A absolvição ainda não foi formalmente pronunciada por um tribunal, mas não deixa margem para dúvidas.

“Se o tribunal de apelação pronunciar a absolvição, será um dos maiores escândalos judiciais da história recente da Noruega”, disse a ministra da Justiça, Emilie Enger Mehl.

Também fazendo um pedido de desculpa sujeito a uma decisão final do tribunal, ela anunciou a criação de um comitê de investigação independente para esclarecer as deficiências que levaram à condenação de Kristiansen.

Andersen, que recebeu uma sentença menos severa de prisão (19 anos) por colaborar com os investigadores, será submetido a novas investigações, disse o procurador-geral.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Pedestre fica ferido após ser atropelado por motocicleta no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco

Publicado

em

Pedestre ficou ferido após ser atropelado por motocicleta na Travessa Osvaldo Coelho, no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco. A vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao pronto-socorro.

Acidente ocorreu no bairro Recanto dos Buritis; vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao pronto-socorro

O pedestre Evilazio Gomes de Souza, de 56 anos, ficou ferido após ser atropelado por uma motocicleta na manhã deste domingo (8), na Travessa Osvaldo Coelho, no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco.

De acordo com informações da própria vítima, ele tentava atravessar a rua quando não percebeu a aproximação do motociclista. O condutor ainda tentou frear, mas acabou atingindo Evilazio.

Com o impacto, o homem foi arremessado ao solo e sofreu um corte no supercílio esquerdo, além de traumatismo cranioencefálico leve (TCE), escoriações pelo corpo e um edema na região do rosto.

Populares que presenciaram o acidente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma equipe ao local. Após os primeiros atendimentos e a estabilização da vítima, ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Apesar dos ferimentos, o estado de saúde de Evilazio é considerado estável.

Comentários

Continue lendo

Geral

Incêndio atinge depósito da Gazin em Boca do Acre e mobiliza moradores

Publicado

em

Incêndio atinge depósito da Gazin e mobiliza moradores na Avenida Amazonas, em Boca do Acre. Populares ajudaram a conter as chamas e evitar que o fogo atingisse imóveis vizinhos. Ninguém ficou ferido.

Chamas foram controladas com ajuda da comunidade; ninguém ficou ferido

Um incêndio atingiu o depósito da rede varejista Gazin na manhã deste domingo (8), na Avenida Amazonas, no município de Boca do Acre, no interior do Amazonas.

De acordo com informações preliminares, as chamas começaram na área do depósito da loja e rapidamente chamaram a atenção de moradores e comerciantes da região. Populares que estavam próximos ao local se mobilizaram e ajudaram com apoio de uma equipe do Ibama – Prevfogo, a conter o fogo, evitando que o incêndio se alastrasse para imóveis vizinhos.

A ação rápida da comunidade foi fundamental para impedir que os danos fossem maiores.

Apesar do susto e da grande quantidade de fumaça que tomou conta da área, ninguém ficou ferido.

As causas do incêndio ainda não foram divulgadas. O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes para identificar o que pode ter provocado o início das chamas.

O episódio movimentou a Avenida Amazonas e atraiu a atenção de diversos moradores da cidade, que acompanharam a situação enquanto o fogo era controlado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Trabalhador cai de altura de cinco metros durante obra de elevado na Estrada Dias Martins, em Rio Branco

Publicado

em

Trabalhador sofreu queda de aproximadamente cinco metros durante obra do elevado na Estrada Dias Martins, em Rio Branco. Ele fraturou o braço e foi socorrido pelo Samu.

Operário utilizava equipamento de segurança, mas corda do sistema de proteção se rompeu durante o trabalho. Ele sofreu fratura no braço e foi levado ao pronto-socorro.

O trabalhador Francisco Alves Ribeiro, de 46 anos, sofreu um acidente de trabalho no início da tarde desta sexta-feira (6) durante a construção de um elevado na Estrada Dias Martins, nas proximidades da AABB, em Rio Branco.

De acordo com informações de populares, Francisco é funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Prefeitura de Rio Branco na execução da obra.

Durante a realização do trabalho, o operário acabou caindo de uma altura aproximada de cinco metros.

Ainda segundo relatos, a vítima utilizava Equipamentos de Proteção Individual (EPI). No entanto, a corda que fazia parte do sistema de segurança utilizado para evitar uma possível queda não suportou o peso e acabou se rompendo, fazendo com que o trabalhador despencasse da estrutura.

Com o impacto contra o solo, Francisco sofreu uma fratura no braço direito.

Colegas de trabalho prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Uma ambulância de suporte básico foi enviada ao local. A equipe realizou os primeiros atendimentos, imobilizou o braço da vítima e, em seguida, encaminhou Francisco ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Apesar da altura da queda, o trabalhador foi levado à unidade de saúde em estado de saúde estável.

Comentários

Continue lendo