Conecte-se conosco

Cotidiano

“Hoje, consumir energia no Acre é como dar um tiro no escuro”, diz deputado

Publicado

em

Parlamentar informou ainda que a CPI solicitou da empresa respostas sobre o aumento abusivo nas contas de energia dos acreanos e que a mesma informou que irão aderir a uma nova forma de se relacionar com o consumidor.

Agência Aleac

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (13), o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PSB), disse que os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia que investiga supostas irregularidades praticadas na cobrança de energia elétrica no Acre estão em fase final. O parlamentar destacou a participação do diretor-presidente da Energisa no Estado, José Adriano, na fase das oitivas.

“Estamos na reta final das ações da CPI. Fizemos uma boa atuação que resultou na aprovação de projetos importantes nesta Casa.  Na última oitiva, ouvimos o presidente da Energisa, e um dos pontos mais questionados foi com relação à transparência na cobrança de energia. Hoje, consumir energia no Acre é como dar um tiro no escuro”, afirmou o deputado.

_____________________

O parlamentar informou ainda que a CPI solicitou da empresa respostas sobre o aumento abusivo nas contas de energia dos acreanos e que a mesma informou que irão aderir a uma nova forma de se relacionar com o consumidor.

_____________________

“Segundo eles, em julho de 2020, acontecerá a migração de todo o sistema. Com isso, as plataformas digitais iniciarão testes que poderão durar em torno de 180 dias. Imaginem vocês a ausência dessa CPI no meio desta confusão, as tarifas de agosto, por exemplo, tiveram tantas reclamações que resultaram, inclusive, numa negativa da Aneel em conceder um novo aumento. A CPI teve uma atuação importante, estamos caminhando para a fase final dos trabalhos e pretendemos fazer um termo de ajustamento com a Energisa”, enfatizou.

Sobre a Reforma da Previdência Estadual, Jenilson Leite disse que a proposta chegou à Aleac com o intuito de “massacrar” o trabalhador. “Essa reforma maldosa iria ser votada, às pressas, sem diálogo com servidor, mas o movimento social se fez presente neste Poder e disse NÃO. Então, não me venham agora com discursos democráticos, se não fosse a manifestação dos servidores A PEC teria sido aprovada sim”, salientou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo