Acre
Herança maldita: a luta de Assis Brasil para sair da inadimplência
O prefeito Dr. Betinho assumiu uma prefeitura com 12 inadimplências.
Gina Menezes, da Agência ContilNet
Humberto Filho, o Betinho (PSDB), assumiu a Prefeitura de Assis Brasil em 2012 após ter perdido a eleição em 2008 por pouco mais de 500 votos, mas até hoje não pode comemorar, pois ainda não respirou aliviado um minuto sequer por conta do mar de dívidas em que a prefeitura estava afogada, os desafios da gestão e as armadilhas deixadas pelas gestões passadas.
“Ainda não deu para comemorar, só para contornar problemas. Os desafios são ainda maiores do que se imaginava, mas tenho coragem e fé de vencer para ajudar os moradores de Assis Brasil”, diz.
Humberto Filho assumiu a Prefeitura de Assis Brasil em meio a um processo avançado de sucateamento, como ele mesmo descreve, mas descobriu que os problemas eram bem maiores que os evidentes.
O prefeito assumiu uma prefeitura com 12 inadimplências, em descumprimento a 12 dos 13 requisitos necessários para que a gestão seja considerada adimplente junto ao governo Federal.
O total de 12 inadimplências equivaleria a uma para cada ano da gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) no município: oito anos de gestão do ex-prefeito Manoel Batista e quatro da ex-prefeita Eliane Gadelha.
“Devagar e com muita luta a gente vence, apesar de algumas surpresas desagradáveis”, declarou o prefeito.
O prefeito Humberto Filho chama de surpresa desagradável o fato de descobrir que após nove longos meses batalhando para tirar o município da lista de inadimplentes e resolver 11 inadimplências, a prefeitura não poderia receber recursos porque estava mais uma vez na lista dos maus pagadores por causa de um fato tão inusitado quanto vergonhoso: o sumiço de R$ 70 mil que haviam sido destinados pelo Ministério da Cultura para a gestão de Manoel Batista com a finalidade de construir um museu dedicado ao Purussauro.
O Purussauro foi uma espécie de jacaré pré-histórico gigante que teria habitado o rio Acre. Não se sabe onde o recurso foi parar; o fato é que não apareceu nenhum monumento para o jacaré-tinga.
“Estamos até hoje tentando nos livrar desta inadimplência que tem causado sérios prejuízos a nossa cidade”, declarou.
Apesar de todos os problemas e da falta do que comemorar efetivamente, o prefeito não se acomodou diante das circunstâncias, nem se melindrou com os problemas. Em quase dez meses de gestão já inaugurou inúmeras obras, incluindo 20 pontes e duas unidades básicas de saúde, entre outras coisas, mas a principal conquista é invisível aos mais desatentos: a retirada do município da lista de inadimplentes.
“É como estar organizando a casa, começando pela estrutura, para que depois possamos realizar todo o trabalho que imaginamos para a nossa cidade. Se Deus quiser, chegaremos lá”, declarou.
Organizar a casa, como define com simplicidade o prefeito Humberto Filho Betinho, não é tão simples quanto parece. O prédio da prefeitura chegou a ter a energia cortada, em maio, por conta de uma dívida deixada pela gestão da ex-prefeita Eliane Gadelha.
O prefeito diz não se intimidar por gerir uma cidade que lhe foi entregue praticamente à beira da falência. Ele diz que até o final do ano terá boas notícias para os moradores de Assis Brasil.
“A população de Assis Brasil terá as conquistas que tanto almeja. Não iremos esmorecer enquanto não as finanças não estiverem sanadas e podermos fazer as obras que a população merece”, declara.
Das 12 inadimplências resta apenas uma, que é alvo de uma enorme torcida para que seja resolvida o mais rápido possível.
“Já sabia que não seria fácil, mas sempre acreditei que seria possível. Eu recebi a prefeitura com muitas dificuldades, mas estamos resolvendo. Pegamos dívidas de FGTS, PIS, Pasep. Dívidas de fornecedores. Então, é uma dificuldade enorme, mas estamos vencendo todas”, diz.
Fotoss Assessoria
Comentários
Acre
Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas em Xapuri; um filmava vídeo para venda no momento da abordagem
R.S.F., de 24 anos, era alvo de mandado de prisão; “Paulista” foi flagrado com entorpecentes e gravando vídeo oferecendo drogas, segundo a polícia

A Polícia Civil reforça que as ações de investigação e repressão ao tráfico de drogas seguem intensificadas no município, visando garantir mais segurança à população. Foto: captada
A Polícia Civil do Acre prendeu na manhã desta quinta-feira (18) dois homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Xapuri. Um deles, identificado como “Paulista”, foi flagrado gravando um vídeo no qual anunciava a venda de entorpecentes no momento em que os policiais chegaram ao local.
A ação foi realizada pela Delegacia-Geral de Xapuri no bairro Constantino Melo Sarkis, durante o cumprimento de um mandado de prisão contra R.S.F., de 24 anos. Ao se aproximarem da casa onde ele estava, os investigadores observaram “Paulista” com um celular nas mãos, registrando um vídeo em que dizia haver drogas disponíveis para venda.
Durante a busca, foi encontrada uma quantidade de entorpecentes com “Paulista”. Os dois foram presos: R.S.F., pelo mandado judicial, e “Paulista”, por tráfico de drogas.
Os detidos foram encaminhados à Delegacia-Geral de Xapuri e permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforçou que as ações de combate ao tráfico seguem intensificadas no município para coibir a comercialização ilegal de drogas e garantir mais segurança à população.
Comentários
Acre
Aleac entrega títulos de cidadania e moções de aplauso em sessão solene, entre os homenageados Nutricionista Janilda Moraes
Nutricionista Janilda Moraes Neri, com atuação internacional, está entre os homenageados; evento reconhece serviços prestados ao Acre em 2025

Entre os homenageados estava a nutricionista Janilda Moraes, natural de Brasiléia, que atuou em estados do Nordeste e em países como México e Argentina antes de retornar ao Acre. Foto: captada
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma sessão solene para a entrega de mais de 50 Títulos de Cidadão Acreano e mais de 90 Moções de Aplauso a personalidades e instituições que se destacaram em 2025. Entre os homenageados estava a nutricionista materno-infantil Janilda Moraes Neri, natural de Brasiléia, que retornou ao estado após anos de atuação no Nordeste, México e Argentina.

A homenagem foi uma das mais de 140 entregues pela Aleac a personalidades e instituições que se destacaram em 2025. Janilda Moraes recebeu das mãos da deputada Maria Antonia. Foto: cedida
Destaques da cerimônia:
-
Títulos de Cidadão Acreano: Concedidos, entre outros, a Débora Ribeiro da Cunha, Miriam do Carmo Paiva e Silva e Andryo Marrane Amaral.
-
Moções de Aplauso: Reconheceram contribuições de entidades públicas, privadas e civis.
-
Presença: Deputados estaduais, autoridades civis e militares, familiares e convidados lotaram o plenário.
Em nome do presidente Nicolau Junior (PP), os parlamentares ressaltaram que a homenagem é um ato de reconhecimento e gratidão do Legislativo a quem ajuda a fortalecer o estado e melhorar a qualidade de vida no Acre. “Valorizamos o mérito, o serviço público e o trabalho coletivo”, afirmaram.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), destacou que as homenagens reforçam o reconhecimento do Legislativo a quem contribui para o desenvolvimento do estado. Foto: captada
Perfil da homenageada:
Janilda Moraes Neri, nutricionista especializada em saúde materno-infantil, foi agraciada pelos serviços prestados ao Acre em 2025. Ela retornou ao estado após atuar em projetos na Paraíba, no México e na Argentina, e segue desenvolvendo trabalhos na área no estado do acre.
A entrega de honrarias é uma tradição do Parlamento acreano e visa reforçar a aproximação institucional e a valorização de trajetórias que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e humano do estado.

A solenidade reuniu autoridades civis e familiares. Além de Janilda Moraes, onde recebeu Moção de Aplausos pelos relevantes serviços no estado. Foto: captada
Os nomes dos homenageados serão registrados nos anais da Aleac, e a sessão será disponibilizada na íntegra pelo canal oficial da Assembleia. Novas indicações para honrarias em 2026 já podem ser encaminhadas pelos deputados. A solenidade reforça o papel da Aleac como ponte entre sociedade e poder público, celebrando contribuições que muitas vezes ocorrem fora dos holofotes.

Em nome do presidente Nicolau Junior, os parlamentares ressaltaram que a homenagem é um ato de reconhecimento e gratidão do Legislativo a quem ajuda a fortalecer o estado e melhorar a qualidade de vida no Acre. Foto: captada
A nutricionista Janilda Moraes, utilizou suas redes sociais para agradecer publicamente a concessão do Moção de Aplausos 2025, recebido durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quinta-feira (18). Em publicação, ela expressou emoção e gratidão pelo reconhecimento em sua terra natal, Brasiléia/Acre, após anos de atuação profissional em estados como Nordeste, também no México e na Argentina.


Homenageada pela Aleac, profissional com atuação no Brasil e no exterior destacou emoção pelo reconhecimento em sua terra natal. Foto: captada
Veja vídeo pessoal:
Comentários
Acre
Ação rápida e integrada das polícias resulta na apreensão de arma e recuperação de motocicleta roubada em Brasiléia
Operação conjunta da PM e da Polícia Civil resultou na detenção de um suspeito no bairro José Hassem, em Epitaciolândia
Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil atuaram de forma integrada para dar uma resposta rápida a um roubo à mão armada de uma motocicleta, ocorrido por volta das 8h30 da manhã desta quinta-feira (18). Logo após o crime, as forças de segurança iniciaram diligências conjuntas para localizar o veículo e identificar os responsáveis.
As buscas se concentraram no bairro José Hassem, onde, graças à ação coordenada, a motocicleta foi localizada em menos de quatro horas após o roubo. A recuperação do veículo destacou a eficiência operacional e o empenho das forças policiais na segurança da população.
Durante a operação, uma arma foi apreendida, um revólver calibre 38 municiado, uma pessoa foi detida e encaminhada à delegacia do município, onde deverá prestar depoimento ao delegado titular. De acordo com a polícia, outros possíveis envolvidos no crime seguem sendo procurados.
A ação reforça a importância da integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil na região do Alto Acre, que seguem atuando de forma firme e contínua no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos.










Você precisa fazer login para comentar.