Conecte-se conosco

Acre

Haitianos em Brasiléia vivem no céu e o inferno ao mesmo tempo

Publicado

em

Quase 500 estão morando em uma casa com capacidade para família de até 6 pessoas

Alexandre Lima

Situação dos imigrantes quase está chegando ao caos devido a lotação na casa onde estão sendo abrigados cerca de 500 pessoas entre homens, mulheres e crianças - Fotos: Alexandre Lima

Situação dos imigrantes quase está chegando ao caos devido a lotação na casa onde estão sendo abrigados cerca de 500 pessoas entre homens, mulheres e crianças – Fotos: Alexandre Lima

A situação dos imigrantes que chegaram na cidade de Brasiléia, desde dezembro do ano passado, se pode dizer que para alguns pode até estar bom, mas para outros que moram pelas cercanias da casa que tem capacidade para uma família de 6 pessoas, a realidade não está agradando muito.

Quadra de esporte coberto próximo a casa, virou local de dormida para cerca de 40 haitianos que são alvos constantes de deliquentes na madrugada - Foto: Alexandre LIma

Quadra de esporte coberto próximo a casa, virou local de dormida para cerca de 40 haitianos que são alvos constantes de deliquentes na madrugada – Foto: Alexandre Lima

Na manhã desta quinta-feira, dia 31 de janeiro, uma proprietária de uma casa que faz fundos com a que está os haitianos, chegou no seu limite ao ter sua propriedade invadida pelo esgoto produzido pelos vizinhos imigrantes que lhe causaram prejuízos financeiros e estruturais.

Segunda a vizinha, perdeu um contrato de aluguel que deveria durar até meados do ano que vem. Se pode perceber que além da lama que invadiu o quintal, o seu poço também foi prejudicado já que a água ficou contaminada e de cor escura.

Mesmo com a complacência de alguns vizinhos, outros chegaram a assinar um baixo assinado para que fosse tomado providencias sobre a situação, além de ressarcimento financeiro junto a secretaria de direitos humanos do Acre.

Segundo Damião Borges, pessoa que representa a Secretaria na cidade e ‘cuida’ dos imigrantes, já comunicou a situação e teria pedido ajuda ao Município, através da Secretaria de Obras, para que possam juntos amenizar o caso nas redondezas.

Casa vizinha está tendo problemas estruturais e sanitários e proprietária quer resarcimento pelos prejuízos - Foto: Alexandre Lima

Casa vizinha está tendo problemas estruturais e sanitários e proprietária quer resarcimento pelos prejuízos – Foto: Alexandre Lima

A casa em que se encontram os pouco mais de 400 haitianos, se tornou um caos. O pouco espaço é divido entre sete crianças recém-nascidas e cerca de 90 mulheres. A alimentação é dividida conforme as doações feitas por empresários locais e de outras cidades que chegam em dias incertos.

Foi registrado o momento em que mais imigrantes acabava de chegar num taxi fretado, e iriam se juntar aos 34 nas últimas 24 horas. Na delegacia da Polícia Federal localizada na cidade de Epitaciolândia, foi montado uma espécie de ‘força tarefa’ para que fossem cadastrado todos os que haviam chegado nos últimos dois meses.

Segundo Damião, esse número já pode ter chegado próximo a 1000 imigrantes. Desses, 400 já conseguiram empregos principalmente nas regiões do Sul, fora àqueles que partiram por contra própria. Para a próxima semana, outros 40 irão embora já com trabalho formalizados.

Damião Borges lida diariamente com a situação dos aitianos e tentar ajudar no que pode atraves da Secretaria de direitos Humanos do Acre

Damião Borges lida diariamente com a situação dos haitianos e tentar ajudar no que pode atraves da Secretaria de Direitos Humanos do Acre

Voltando a questão da casa, Damião mostrou o próximo lugar para onde os imigrantes serão transferidos. Um clube que fechou a décadas localizado ao lado do 10º Comando da Polícia Militar, já está sendo preparado para receber todos na próxima semana. Banheiros separados, área para cozinhar e lavar roupas, já estão quase prontos.

Disse que, que não fosse a burocracia, o espaço já deveria ter sido aprontado a tempos atrás e muitos problemas solucionados. Mostrou colado na parede, uma cartolina com 10 regras escritas no dialeto haitiano, de como todos deverão se comportar quando se mudarem.

Para muitos dos moradores de Brasiléia e Epitaciolândia, a questão é delicada quando se fala desses imigrantes que estão procurando uma vida melhor. Apenas se perguntam quando essa situação irá terminar ou amenizar, mas, a resposta ainda se não tem.

Só se tem uma certeza por enquanto. Para os que estão conseguindo chegar na cidade de Brasiléia, depois de viajar por até dois meses por cerca de quatro países, estão vivendo todos os dias no paraíso e no inferno ao mesmo tempo num só dia.

Cerca de 90 mulheres e sete crianças estão dividindo espaço com 300 homens numa casa para uma familia de 6 pessoas - Fotos: Alexandre Lima

Cerca de 90 mulheres e sete crianças estão dividindo espaço com 300 homens numa casa para uma familia de 6 pessoas – Fotos: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas

Publicado

em

Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do rio Acre em Rio Branco registrou uma elevação de quase três metros nas últimas 24 horas, reflexo direto do grande volume de chuvas que atingiu a capital acreana na quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Municipal.

Conforme os boletins oficiais, às 5h da manhã de quarta-feira (17) o rio marcava 6,30 metros. Já no mesmo horário desta quinta-feira (18), o nível chegou a 9,05 metros, o que representa uma elevação aproximada de 2,75 metros em apenas um dia.

Apesar da subida significativa, o rio Acre ainda permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros. A Defesa Civil informou que segue monitorando continuamente o comportamento do manancial, principalmente diante da possibilidade de novas chuvas na região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Publicado

em

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação

Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.

De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.

O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.

O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.

De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.

A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Comentários

Continue lendo