Acre
Guerra entre facções pode ser ligação entre tentativa e dois homicídios na fronteira
Dois assassinatos e uma tentativa forma registradas em menos de uma semana
Duas situações estão sendo investigadas pelas autoridades de Brasiléia, onde dão conta de uma tentativa de homicídio ocorrida na noite desta sexta-feira, dia 13. O jovem Marcelo Gomes de Souza, de 19 anos, deu entrada no hospital de Brasiléia trazido por terceiros, após ser atingido ao menos quatros vezes por arma branca (faca).
O acusado está sendo procurado pelas autoridades, mas seu nome ainda não foi divulgado para que as investigações não sejam atrapalhadas. Marcelo foi atingido duas vezes na região do abdômen, uma nas costas, no braço direito e superficialmente no rosto.
Seu estado de saúde foi considerado grave, sendo necessário sua transferência para a capital em caráter de urgência. O hospital de Brasileia estaria novidades sobre seu estado clínico a qualquer momento.

Vítima tinha a frase nas costas: “Dizem que não rezo pela alma de meus inimigos. Mentira, rezo que queime no inferno”.
Na na manhã deste sábado, o Ciosp foi acionado pelo número de emergência (190), dando conta de um homicídio no Bairro Leonardo Barbosa. Uma equipe foi acionada por volta das 8h10 até o local, onde encontraram o corpo de Jhemes Pereira Lira (28).
Foi verificado que ao menos sete perfurações foram encontradas pelo seu corpo. Todos os tiros foram disparados por uma pistola 9mm, mesmo calibre que da que tirou a vida de Francisco Pereira de Souza (39), assassinado na noite do dia 9 passado no mesmo bairro.
As primeiras informações levam crer que os executores possam ser os mesmos, já que estavam que estavam numa moto e utilizaram arma do mesmo calibre. As autoridades acreditam que esteja acontecendo um acerto entre as facções do Comando Vermelho e bonde dos 13, entre Brasiléia e Epitaciolândia.
Todos os pertences da vítima foram encontrados junto ao corpo. A carteira com dinheiro e os documentos, além da bicicleta, o que deixa evidente de que foi uma execução planejada. O corpo de Jhemes foi levado ao IML na Capital, para perícia técnica e seria liberado logo em seguida aos familiares.
Mais informações a qualquer momento.
Matéria relacionada:
Homem é morto a tiros em bairro de Brasiléia em possível acerto de contas entre facções
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale









Você precisa fazer login para comentar.