Acre
Grupo de amigos arrecada 356 sacolões e 354 kg de carne para famílias carentes

Por Raimari Cardoso
Uma ideia que nasceu em 2019, em uma reunião de amigos, se transformou em uma ação beneficente que chega em 2023 ao seu quinto ano seguido. Neste ano, a Resenha dos Amigos faz a diferença para melhorar o Natal de muitas famílias carentes de Xapuri.
Na primeira edição do encontro, em 2019, foram arrecadadas 83 cestas básicas. Em 2020, a quantidade aumentou para 247 e terminou com um total de 371 sacolões e 250 quilos de carne bovina distribuídos em 2021.
No ano passado, mais uma vez a solidariedade do grupo de jovens ajudou muita gente a passar um Natal melhor. Foram arrecadados 321 sacolões e 240 quilos de carne, além de mais de uma centena de sacos de pipoca doce, bombons e pirulitos.
Neste ano, a solidariedade cresceu. Foram arrecadados 356 sacolões e 354 quilogramas de carne bovina, um recorde que encheu o coração dos organizadores de gratidão para com os colaboradores, entre os quais estão amigos e familiares.

Um dos participantes da ação desde a criação do movimento solidário, João Rodrigo reforçou os agradecimentos a quem ajudou ao grupo a contemplar quase todos os bairros da cidade, com exceção da Sibéria, onde por motivos de logística eles não conseguiram chegar.
“Nós queremos agradecer, primeiramente a Deus, e a todos os amigos e familiares que nos ajudaram a mais uma vez atingir esse objetivo que é o de fazer um Natal melhor e mais feliz para as famílias carentes de nossa cidade”, ressaltou.
As famílias beneficiadas pela ação são selecionadas com a ajuda da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o fim de identificar as pessoas mais vulneráveis em vários bairros da cidade.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.