Conecte-se conosco

Acre

Governo volta atrás e retira exigência do uso de máscara para circulação na Expoacre

Publicado

em

Novo decreto prevê uso da proteção facial somente em locais fechados. Outra mudança nas exigências é que agora não vai ser mais preciso ter três doses de vacina contra a Covid-19.

Governo volta atrás e retira exigência do uso de máscara para circulação na Expoacre — Foto: Junior Aguiar/ Secom Acre

Governo volta atrás e retira exigência do uso de máscara para circulação na Expoacre — Foto: Junior Aguiar/ Secom Acre

A um dia do início da Expoacre, o governo editou o decreto com as medidas preventivas contra a Covid-19 e retirou a exigência do uso de máscara para permanência e circulação no Parque de Exposições Wildy Viana durante as nove noites da feira. A mudança foi publicada na edição desta sexta-feira (29) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Com a novo decreto, o uso da proteção facial é obrigatório somente em locais fechados para o caso de eventos sociais, culturais, esportivos, religiosos e similares, destinados a público superior a 300 pessoas.

Outra mudança é com relação ao esquema de vacinação contra a Covid-19 que vai ser exigido para entrada na feira agropecuária.

Antes, o governo tinha determinado que era obrigatória a apresentação da carteira de vacina com esquema vacinal completo, exigindo que pessoas com idade acima dos 18 anos tivessem a 3ª dose do imunizante. Agora, vai ser exigido somente a 2ª dose da vacina para maiores de 12 anos. Ou, a apresentação de resultado negativo para a doença feito 24h antes da abertura do evento.

O que preciso para entrar na feira?

  • levar o comprovante de vacina com esquema vacinal completo;
  • uso de máscara durante o tempo de permanência e circulação em ambientes fechados;
  • caso não esteja vacinada, a pessoa deve apresentar exame feito 24h antes do evento com resultado negativo para a doença.

O que é considerado esquema vacinal completo?

  • Crianças de 5 a 11 anos devem comprovar ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid;
  • Pessoas com idade acima dos 12 anos devem apresentar comprovante de duas doses do imunizante.

As medidas preventivas contra a doença foram recomendadas pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 no último dia 8 de julho. O decreto tem validade por 30 dias.

A fiscalização quanto ao cumprimento das medidas vai ficar a cargo dos órgãos municipais e estaduais.

A Expoacre começa no dia 30 de julho e termina dia 7 de agosto com exposição de produtos, shows de cantores nacionais e locais. Além de rodeio, prova de vaquejada, prova de motocross e prova de laço em dupla, provas de tambor, entre outras atrações.

  • Sábado/30 de julho – cavalgada, com concentração às 8h30, no Calçadão da Gameleira. O trajeto transcorrerá pela Via Chico Mendes até o Parque de Exposições. Às 18h, ocorre a abertura dos estandes de exposição e de negócios, quiosques de gastronomia e pontos de entretenimento da feira;
  • Domingo/31 de julho – abertura do rodeio;
  • Segunda-feira/1º de agosto – show com os cantores João Gomes, Tarcísio do Acordeon e Vítor Fernandes;
  • Terça-feira/2 de agosto – final do rodeio e os show de Maiara e Maraisa, e Netto e Henrique;
  • Quarta-feira/3 de agosto – noite Católica (atração ainda não confirmada);
  • Quinta-feira/4 de agosto – noite Gospel (atração ainda não confirmada);
  • Sexta-feira/5 de agosto – abertura da prova de laço em dupla. Noite Amazon Music Eletronic com o DJ Ownboss; ;
  • Sábado/6 de agosto – abertura da prova de vaquejada, prova de motocross e final da prova de laço em dupla;
  • Domingo/7 de agosto – encerramento com o show de Wesley Safadão, 4ª Corrida Expoacre, final da prova de vaquejada e provas de tambor.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo