Acre
Governo realiza Fórum Comunitário de Segurança Pública em Brasiléia

Fórum Comunitário aconteceu na cidade de Brasiléia na manhã desta quarta-feira, dia 16 – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
O secretário de Segurança Pública do Acre, Reni Graebner, representante da Polícia Militar, juntamente com o deputado Jamil Asfury (DEM), estiveram na cidade de Brasiléia nesta quarta-feira, dia 16, se reunindo com várias autoridades do Município, representantes da sociedade civil e vereadores para debater sobre a segurança na fronteira.
O evento ocorreu na sede da UFAC e estas reuniões irão acontecer em várias cidades do Acre, após o governo do Acre se reunir com a cúpula da segurança recentemente, para debater, encontrar soluções e intervir na violência que vem crescendo.
Segundo o deputado Jamil Asfury, uma das metas seria debater e instalar definitivamente, um posto do Instituto Médico Legal – IML, na fronteira onde estará abrigando e atendendo as demandas da regional do Alto Acre, além da agilidade dos médicos forenses.
Para o vereador e presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, Mário Jorge (PSB), disse que outros pontos, além da segurança pública na fronteira, destacou a fiscalização das pontes que ligam o Brasil, através do Acre, ao lado boliviano. As mesmas estão desprovidas de um policiamento efetivo e isso vem sendo um grande atrativo para os furtos de motos.
Durante o Fórum, seria eleitos representantes das comunidades para que juntos, debatam e tentem encontrar com Estado, soluções no combate à violência. Desta forma, os órgãos ligados à segurança pública possam saber se estão no rumo certo.
Foi anunciado também, que o Estado estará formando cerca de 220 policiais militares e parte irão ser transferidos para a fronteira. Por cerca de 180 dias, graças a parcerias com o Governo Federal, cerca de 30 homens da força Nacional estarão trabalhando no Acre.
Ouça e veja as entrevistas abaixo.
Comentários
Acre
Deputado Tadeu Hassem destina R$ 75 mil para cadeiras de rodas e ações de saúde bucal em Rio Branco
Parceria com o Rotary Club deve beneficiar famílias e cerca de 550 crianças da rede pública
O deputado estadual Tadeu Hassem destinou R$ 75 mil em emendas parlamentares para duas ações sociais em Rio Branco, por meio de parceria com o Rotary Club Rio Branco.
Uma das iniciativas é o projeto “Mobilidade e Dignidade”, que já beneficia 21 famílias com a entrega de cadeiras de rodas adaptadas, proporcionando mais autonomia e qualidade de vida a pessoas com deficiência.
A outra ação, chamada “Rotary Solidário”, tem como foco a saúde bucal de crianças da rede pública. A expectativa é atender cerca de 550 alunos com orientações, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene.
Segundo o parlamentar, a parceria busca ampliar o alcance de políticas sociais e garantir atendimento a quem mais precisa.
Ver essa foto no Instagram
Comentários
Acre
Presidente Joabe Lira recebe coveiros municipais e reforça apoio à valorização da categoria
Chefe do Legislativo destaca importância do trabalho e encaminha reivindicações à Prefeitura
Durante a sessão ordinária, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira, relatou ter recebido em seu gabinete representantes dos coveiros municipais para ouvir as principais demandas da categoria.
O presidente classificou a atividade como um trabalho essencial e digno, ressaltando a importância desses servidores para o funcionamento da cidade.
“É uma categoria que trabalha bastante. É um trabalho essencial, um trabalho digno, e que precisa ser valorizado”, destacou.
Reivindicações apresentadas
Entre os pleitos apresentados pelos coveiros estão:
-
Melhoria salarial;
-
Implementação de vale-alimentação;
-
Instituição de auxílio-caixão;
-
Alteração do nível de escolaridade do cargo, atualmente de nível fundamental, para nível médio.
Segundo Joabe Lira, as reivindicações foram formalizadas e serão encaminhadas à Prefeitura de Rio Branco e ao secretário municipal de Administração para análise e providências.
“A Câmara está abraçando essa causa. Vamos enviar essa solicitação para a Prefeitura e para o secretário de administração para que juntos possamos valorizar essa categoria que tem trabalhado muito por nossa cidade”, afirmou.
Durante sua fala, o presidente também fez uma observação bem-humorada ao mencionar que, quando os coveiros se colocam à disposição para servi-lo, costuma responder: “Em nome de Jesus, vai demorar bastante eu precisar do serviço de vocês”.
A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com o diálogo permanente com as categorias profissionais e com a valorização dos servidores públicos que contribuem diariamente para o funcionamento da capital.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil celebra o Dia da Mulher com ações do PAIF e atividades interativas
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, promovendo ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e diversas atividades interativas voltadas ao público feminino do município.
O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu mulheres atendidas pelos serviços socioassistenciais, proporcionando um momento de acolhimento, integração e valorização. Durante a programação, foram realizadas dinâmicas, atividades interativas e falas que destacaram a importância da mulher na sociedade, reforçando o respeito, os direitos e o protagonismo feminino.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas públicas que fortalecem os vínculos familiares e comunitários, além de incentivar a valorização e o empoderamento das mulheres de Assis Brasil.


Você precisa fazer login para comentar.