Acre
Governo realiza Dia D de vacinação contra a covid-19 para público infantil
Em um período muito crítico de síndromes respiratórias em todo país, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realiza neste sábado, 14, o Dia D de vacinação contra a covid-19 para o público infantil. Estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer Baby há pelo menos quatro semanas e já podem tomar a segunda dose do imunizante contra a covid-19, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), até às 17 horas, em Rio Branco.
Essa ação de vacinação no Crie é uma continuação da campanha realizada no mês de dezembro de 2022, e está sendo ofertada a segunda dose contra a covid-19 como foco principal. A expectativa é que 250 crianças em média sejam vacinadas neste sábado.

Renata Quiles, coordenadora estadual de imunizações. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre
Para a coordenadora estadual de imunizações, Renata Quiles, outras vacinas serão oportunizadas e também para os acompanhantes que poderão atualizar suas vacinas que forem necessárias. “As vacinas de covid baby e as pediátricas já estão autorizadas a serem administradas com outras vacinas. Iremos reforçar a vacinação contra pneumonia, meningite e a da gripe”, destacou.
As SRAGs (síndromes respiratórias agudas graves) apresentam tendência de crescimento em 23 unidades da federação, alerta o “Boletim Infogripe”, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Entre os casos virais dessas hospitalizações, três em cada quatro estão associados à covid-19 e em crianças de 0 a 5 anos são vítimas.
“A vacina Pfizer Baby para as crianças que não comparecerem hoje deixaremos reservadas. Assim, os pais podem nos procurar e agendar para que suas crianças recebam a segunda dose”, explicou Renata Quiles.

Na capital, cerca de 250 crianças tomaram a primeira dose do imunizante e estão aptas a prosseguir com o esquema vacinal. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre
Na capital, cerca de 250 crianças tomaram a primeira dose do imunizante e estão aptas a prosseguir com o esquema vacinal. “É importante dar continuidade ao esquema de imunização, pois a criança só vai estar protegida após completar as três doses previstas para essa faixa etária”, informou a enfermeira do Crie, Daíla Timbó.
Relato de Amor
A mãe Luciana Costa, 33, conviveu com a covid-19, quando não havia imunização. Grávida do seu filho Bruno Moraes, agora com 2 anos e 5 meses viveu a agonia do teste positivo enquanto estava gestando. Entre uma internação às pressas, a perda de líquido e um parto prematuro, tinha no pensamento sua filha Elisa Pedrosa, 7 e a esperança de dias melhores ao lado de sua família.

Luciana Costa e os filhos Eliza Pedrosa e Bruno Moraes. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre
Depois de superar dias difíceis, na manhã deste sábado, 14, levou seus filhos ao Crie, onde foram devidamente imunizados contra a covid-19. Luciana relatou que precisou ficar internada durante 20 dias, no Hospital Santa Juliana e hoje vê a importância de poder vacinar suas crianças e celebrar pela vida.
“Já sofremos com a covid-19 quando não havia imunização, fiquei muito debilitada. Como eles vão à escola e temos idosos em casa é muito importante a imunização contra essa doença. E hoje posso aconselhar a todos os pais a vacinarem seus filhos, aproveitarem por termos imunização, pois a vacina salva vidas”, declarou Luciana Costa.

Bruno Moraes, 2 anos e 5 meses e Elisa Pedrosa, 7. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre
Todas as crianças imunizadas receberam bombons, balões e podem brincar na brinquedoteca do Crie. O dia D está sendo realizado na sede do Crie, na Avenida Getúlio Vargas, nº 595, em Rio Branco, até às 17h. A criança deverá estar acompanhada de seus pais ou responsáveis, munidos com a carteira de vacinação e o cartão do SUS. Mais informações podem ser solicitadas por meio do WhatsApp (68) 9 8402 1136.
- Dia D de Vacinação Foto: Junior Aguiar/Sesacre
- Dia D de Vacinação Foto: Junior Aguiar/Sesacre
- Dia D de Vacinação Foto: Junior Aguiar/Sesacre
- Dia D de Vacinação Foto: Junior Aguiar/Sesacre
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.