fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo realiza 1º Curso de Avaliação Biopsicossocial da Deficiência 

Publicado

em

Para garantir a plena aplicação da Lei Brasileira de Inclusão para o acesso das pessoas com deficiência a direitos previstos nas políticas públicas, o governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência), em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), iniciou nesta sexta-feira, 9, o curso de avaliação biopsicossocial. A capacitação segue até sábado, 10, no Palácio da Justiça, Centro de Rio Branco.

Curso é direcionado a médicos e demais profissionais da saúde que trabalham com avaliações periciais, além de representantes jurídicos de instituições públicas. Foto: Josciney Bastos/Secom

O curso é direcionado a médicos e demais profissionais da saúde que trabalham com avaliações periciais, além de representantes jurídicos de instituições públicas. A avaliação biopsicossocial é um procedimento técnico conduzido por uma equipe interdisciplinar, conforme exigido pela Lei Brasileira de Inclusão, para garantir que pessoas com deficiência possam acessar seus direitos. Esse processo avalia a deficiência com base no grau de funcionalidade da pessoa e nas barreiras que limitam sua autonomia plena no cotidiano.

Assistente social do INSS desde 2013, Wederson Santos é mestre em Política Social pela UnB, doutor em Sociologia pela UnB. É professor universitário dos cursos de Serviço Social, Psicologia e Enfermagem desde 2007. Foto: Josciney Bastos/Secom

De acordo com o assistente social Wederson Santos, palestrante do curso, atualmente no Brasil houve uma mudança legislativa importante, pelo menos desde 2015, mas ela começou a ser utilizada somente a partir de 2018.

“Muitos outros poderes e outros órgãos, tanto na esfera da União, dos estados, dos municípios, quanto poderes diferentes, no Poder Executivo, Legislativo e Judiciário passaram a ter que cumprir com esses novos critérios. Então, em alguns, no Poder Executivo Federal, tem um pouco mais de avanço nessa consideração dessa nova forma de compreender a deficiência para reconhecimento de direitos, e os outros poderes e as outras esferas vão, nos seus tempos, seguindo, muitas das vezes, as próprias mudanças na esfera federal. Então, esse momento aqui é importante para consolidar essa mudança. A gente já tem alguns avanços nos últimos anos de algumas alterações nesse sentido e aqui é para que seja um momento em que a gente possa conversar, aprender juntos para incorporar essa mudança na avaliação do servidor com deficiência”, destacou Santos.

Durante o curso foram apresentados modelos de deficiência, o modelo social e a perspectiva biopsicossocial: sua incorporação e consolidação em instrumentos internacionais, legislações, políticas públicas e os desafios da avaliação interdisciplinar e multiprofissional de pessoas com deficiência.

Médica Lailah Vilela foi palestrante no curso. Atualmente é auditora fiscal do Trabalho no Ministério do Trabalho, trabalha nos grupos de fiscalização da Inclusão de Pessoas com Deficiência/Reabilitadas e de Saúde e Segurança no Trabalho. Foto: Josciney Bastos/Secom

“A proposta dessa avaliação biopsicossocial é que a gente compreenda a pessoa como um todo, e aí a gente vai poder ter uma justiça muito maior em relação a direcionar benefícios, ações afirmativas, a própria aposentadoria de servidor, redução de jornada, tudo o que a pessoa com deficiência precise, e que isso fique realmente adaptado à realidade dela, às necessidades dela”, ressaltou a médica Lailah Vilela, também palestrante da capacitação.

Os critérios para aposentadoria de pessoas com deficiência estão estabelecidos no art. 3º da Lei Complementar nº 142/2013, que prevê condições específicas de tempo de contribuição e idade. Conforme a legislação, a aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) para segurados com deficiência pode ser concedida nas seguintes condições: Deficiência grave: 25 anos de contribuição para homens e 20 anos para mulheres. Deficiência moderada: 29 anos de contribuição para homens e 24 anos para mulheres. Deficiência leve: 33 anos de contribuição para homens e 28 anos para mulheres.

Além disso, é possível se aposentar aos 60 anos, para homens, e 55 anos, para mulheres, independentemente do grau de deficiência, desde que o segurado tenha cumprido um tempo mínimo de contribuição de 15 anos e possa comprovar a deficiência durante esse período.

Conseguimos montar essa parceria, que vai trazer bastantes frutos para todos os servidores acreanos. Foto: Josciney Bastos/Secom

Roney Oliveira, gerente de Qualidade de Vida do TJ/AC explicou que o Tribunal de Justiça do Acre, em cooperação com o Ministério Público do Acre e o Tribunal Regional Eleitoral, tem uma junta própria para atender os servidores dos três órgãos cooperantes. E a mesma deficiência que o Acreprevidência tinha para fazer essa avaliação biopsicossocial dos servidores, dos portadores, das pessoas com deficiência, também era uma dificuldade do TJ.

“Nós estávamos à procura desse curso. Juntamente com a assistente social do Acreprevidência buscamos os profissionais qualificados. E conseguimos montar essa parceria que vai trazer bastantes frutos para todos os servidores acreanos, pessoas com deficiência, para essa avaliação, para que os profissionais da saúde possam mensurar com qualidade esse direito que já está postulado no ordenamento jurídico do Estado, e mensurar esse grau da deficiência. Acho que o curso vai ser muito bom, vai trazer resultados significativos para os profissionais. Em contrapartida, todos os servidores serão beneficiados”, ressaltou.

Com a promulgação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, as suas disposições devem ser observadas na construção das políticas sociais brasileiras, a fim de identificar os destinatários da proteção social e os direitos a serem garantidos de acordo com a legislação interna.

No que diz respeito às políticas de Previdência Social, o artigo 28 da Convenção da ONU dispõe que as Partes deverão tomar as medidas necessárias para promover a realização do direito das pessoas com deficiência à proteção social e ao exercício desse direito sem discriminação baseada na deficiência, assegurando, dentre outros direitos, o igual acesso a programas e benefícios de aposentadoria.

Francisco Héliton do Nascimento falou que o tema do curso representa uma conquista para o movimento político das pessoas com deficiência. Foto: Josciney Bastos/Secom

O representante do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede/AC), professor Francisco Héliton do Nascimento, falou que o tema do curso representa uma conquista para o movimento político das pessoas com deficiência:

“Desde que a convenção da ONU foi incorporada no Brasil, por meio do Decreto n° 6949, e também por ocasião da Lei Brasileira de Inclusão, nós temos essa necessidade. Nós tivemos uma lei complementar, de número 142, que fala da aposentadoria especial para as pessoas com deficiência, que já apontava para essa necessidade. Então, de acordo com o artigo 2° da Lei Brasileira de Inclusão, nós temos que avaliar, a partir de uma concepção biopsicossocial, para a concessão de benefícios, mas também para a permanência ou saída do servidor público do cargo ou para a aquisição do Benefício de Prestação Continuada (BPC)”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Motociclista fica ferido após colidir com três carros na Estrada do Aviário, em Rio Branco

Publicado

em

João sofreu possível pneumotórax e fratura na clavícula; estado de saúde é estável após atendimento do SAMU.

Um motociclista identificado apenas como João ficou ferido após perder o controle da moto e colidir com três carros na noite de terça-feira (11), na Estrada do Aviário, em Rio Branco. Segundo testemunhas, João trafegava no sentido centro-bairro em uma motocicleta Honda Bros, placa SQR-4H43, quando, ao tentar realizar uma ultrapassagem, bateu no retrovisor de um Fiat Mobi vermelho, placa NXT-6222.

Após o primeiro impacto, ele perdeu o controle da moto e colidiu com mais dois carros estacionados: um Toyota Etios branco, placa THH-0E86, e um Hyundai HB20 branco, placa QLZ-7061. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros. A equipe de suporte avançado identificou que João havia sofrido um possível pneumotórax e uma fratura na clavícula.

Após ser atendido e estabilizado, ele foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde seu estado de saúde foi considerado estável. O Policiamento de Trânsito esteve no local e, após os procedimentos de praxe, liberou todos os veículos envolvidos.

O caso reforça a importância de atenção e cuidado ao realizar manobras como ultrapassagens, especialmente em vias movimentadas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre apresenta estabilidade, mas Defesa Civil alerta para risco de cheias nos próximos dias

Publicado

em

Previsão de chuvas intensas, com acumulados de até 100 mm, pode elevar nível do rio e causar transbordamentos em Xapuri, Capixaba e Rio Branco.

Foto: David Medeiros/ac24horas

Na tarde desta quarta-feira (12), a Defesa Civil informou que as bacias do Rio Acre apresentam sinais de estabilidade, após dias de alerta devido ao transbordamento do rio. No entanto, o tenente Oliveira, responsável pelo monitoramento, alertou para a possibilidade de aumento do nível das águas nos próximos dias, em decorrência de chuvas intensas previstas para a região, que podem atingir até 100 mm.

“Nossa capital, Rio Branco, assim como Cruzeiro do Sul e outros municípios na bacia do Rio Acre, apresentam sinais de estabilidade nos rios que estavam em alerta ou transbordando”, declarou o tenente. Apesar da situação controlada, as equipes da Defesa Civil permanecem em alerta máximo, com o posto de comando montado no Corpo de Bombeiros e toda a logística preparada para possíveis emergências.

O monitoramento constante, realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Nacional de Meteorologia e o Semaden, indica chuvas significativas nas próximas semanas. Na bacia do Rio Acre, os acumulados podem variar entre 40 e 50 mm, enquanto em outras regiões, como as bacias dos rios Abunã, Iaco e Juruá (Cruzeiro do Sul), os volumes podem chegar a 100 mm.

Foto: David Medeiros/ac24horas

“Se as chuvas forem intensas e concentradas em um curto período, há risco de transbordamento dos rios”, destacou Oliveira. Ele explicou que uma onda de cheia deve percorrer Xapuri e Capixaba, chegando a Rio Branco, o que pode elevar o nível do Rio Acre nos próximos dias.

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil de Rio Branco, divulgado às 15h desta quarta-feira, o Rio Acre permanece estável, mas acima da cota de transbordo, que é de 14 metros. O nível registrado foi de 14,21 metros. A população é orientada a manter-se alerta e seguir as recomendações das autoridades.

Comentários

Continue lendo

Acre

Operação nacional da PF contra abuso sexual de crianças e adolescentes prende uma pessoa no Acre

Publicado

em

Ao todo, foram feitas 26 prisões em flagrante em 12 estados. No Acre, também foram cumpridos dois mandados de buscas e apreensão. A operação foi feita em 22 unidades da federação e envolveu um efetivo de 340 agentes em todo o país

PF prendeu uma pessoa em flagrante e cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco. Foto: Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Proteção Integral, uma ação nacional contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, resultando na prisão de um suspeito em flagrante em Rio Branco, no Acre. Além da prisão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no estado.

A operação, que ocorreu em 22 unidades da federação, teve como alvo suspeitos de crimes como armazenamento, compartilhamento, produção e venda de material de abuso sexual infantojuvenil, principalmente na internet. Ao todo, 26 pessoas foram presas em flagrante em 12 estados, com o envolvimento de 340 agentes da PF em todo o país.

No Acre, as ações reforçam o compromisso da Polícia Federal em combater crimes contra crianças e adolescentes, garantindo a proteção dos mais vulneráveis. A operação destacou a importância do combate à exploração sexual na internet, que tem se tornado uma ferramenta cada vez mais utilizada por criminosos.

A Operação Proteção Integral faz parte de um esforço contínuo da PF para coibir esses crimes e proteger os direitos de crianças e adolescentes em todo o Brasil.

Suspeitos são investigados por armazenamento, compartilhamento, produção e venda de conteúdos de abuso sexual infantojuvenil. Foto: Polícia Federal

Comentários

Continue lendo