Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo pede e FNDE priorizará processos para construção de escolas no Acre

Publicado

em

Os processos em análise no FNDE abrangem recursos destinados à construção de escolas nos municípios de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Senador Guiomard, Sena Madureira, Brasiléia, Capixaba, Feijó e na capital, Rio Branco. A iniciativa, explicou o secretário Aberson, é um compromisso do governador Gladson Cameli.

Por solicitação do governo do Acre, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai priorizar a análise de processos referentes a recursos para a construção de escolas em diversos municípios acreanos, abrangendo o ensino fundamental e o médio.

O compromisso do governo do Acre inclui ampliar a rede de ensino atendendo às necessidades da população. Foto: Dilma Tavares/Repac

O pedido com este objetivo foi feito pelo secretário de Educação do Estado, Aberson Carvalho, e pelo representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França, para o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 19, em Brasília.

“O objetivo é atender às necessidades das comunidades locais com a criação de escolas que ofereçam um ensino de qualidade, em conformidade com as atuais orientações e modalidades específicas de ensino, e dentro do processo de estruturação de rede”, explicou o secretário de Educação.

O representante do governo em Brasília, Ricardo França, reforçou a solicitação, destacando que:“priorizar a análise desses processos significa possibilitar que os benefícios cheguem mais rápido para as comunidades a serem atendidas”.

A resposta do presidente do FNDE foi direta: “Vamos dar prioridade a todas essas solicitações”, disse, já orientando a sua assessoria neste sentido.

As escolas

Os processos em análise no FNDE abrangem recursos destinados à construção de escolas nos municípios de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Senador Guiomard, Sena Madureira, Brasiléia, Capixaba, Feijó e na capital, Rio Branco. A iniciativa, explicou o secretário Aberson, é um compromisso do governador Gladson Cameli.

O comprometimento do governador, reforçou o secretário, inclui ampliar a rede de ensino atendendo às necessidades da população “com escolas específicas, de acordo com as atuais modalidades de ensino, como o integral e os colégios militares, além da separação dos públicos do ensino médio e fundamental, levando esses avanços também para o interior do estado”.

Conforme exemplificou Aberson, em Feijó será construída uma escola militar. Em Mâncio Lima será uma escola de ensino fundamental na modalidade de tempo integral. Já Brasileia ganhará uma escola de ensino médio, abrindo vagas para os adolescentes e promovendo a separação das crianças do ensino fundamental, “pois cada um deve estar na sua etapa de aprendizagem e desenvolvimento”, frisou.

Também participou da reunião o assessor técnico da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Anísio Rocha.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Saiba quando serão os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil

Publicado

em

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio da quinta fase da competição

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio dos duelos da quinta fase da Copa do Brasil 2026. O evento ocorreu na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Os jogos desta eliminatória têm como data-base os dias 22 de abril e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).

Vale destacar que, na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A mais os 12 classificados da quarta fase. A partir de então, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal.

Veja o formato completo do torneio

  • 1ª fase: 28 clubes menores ranqueados
  • 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase
  • 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase
  • 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase
  • 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase
  • Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase
  • Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final
  • Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final
  • Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais

Datas-base da Copa do Brasil 2026

  • 1ª fase: 18 de fevereiro e 19 de fevereiro – jogo único
  • 2ª fase: 25 de fevereiro, 26 de fevereiro, 4 de março e 5 de março – jogo único
  • 3ª fase: 11 de março e 12 de março – jogo único
  • 4ª fase: 18 de março e 19 de março – jogo único
  • 5ª fase: 22 de abril e 23 de abril (ida); 13 de maio e 14 de maio (volta)
  • Oitavas de final: 1º de agosto e 2 de agosto (ida); 5 de agosto e 6 de agosto (volta)
  • Quartas de final: 26 de agosto e 27 de agosto (ida); 2 de setembro e 3 de setembro (volta)
  • Semifinal: 1º de novembro (ida); 8 de novembro (volta)
  • Final: 6 de dezembro – jogo único

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sequência de assaltos a residências deixa moradores em alerta em Plácido de Castro

Publicado

em

Criminosos invadem casas, rendem famílias e roubam motocicletas em sequência de ataques na mesma noite

Uma onda de assaltos registrada na noite do último domingo (22) deixou moradores de Plácido de Castro apreensivos diante da possibilidade de aumento da atuação de grupos criminosos no município, localizado a cerca de 90 quilômetros de Rio Branco.

Duas famílias viveram momentos de terror após terem suas residências invadidas por homens armados nos bairros São Cristóvão e Thaumaturgo, na periferia da cidade. Durante as ações, as vítimas foram rendidas e ameaçadas com violência, incluindo o uso de arma de fogo apontada para a cabeça. Os criminosos roubaram duas motocicletas e outros objetos.

O primeiro caso ocorreu por volta das 20h, no bairro Thaumaturgo. Uma das vítimas havia chegado à casa do sogro, na Rua do Parque Ecológico, quando foi surpreendida pelos assaltantes ao entrar no quintal. Sob ameaça, teve uma motocicleta Honda Bros 160 vermelha, placa QLZ-7G22, e uma bolsa com dinheiro levadas pelos criminosos.

Cerca de 30 minutos depois, um segundo assalto foi registrado no bairro São Cristóvão, o que levanta a suspeita de que os crimes tenham sido praticados pelo mesmo grupo. Na ocasião, uma família estava reunida quando a residência foi invadida.

A proprietária do imóvel, uma professora, foi a primeira a ser rendida. Os assaltantes levaram objetos pessoais e fugiram com uma motocicleta Honda Biz de cor branca.

Até a manhã desta segunda-feira (23), a polícia ainda não havia identificado ou localizado os suspeitos.

Com informações de Ac24horas

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

TCE-AC ratifica inexigibilidade de licitação para contratação de empresa por R$ 20 mil

Publicado

em

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação nº 5/2026 para a contratação da empresa Vocatus Economia e Finanças Ltda., no valor total de R$ 20 mil.

A decisão consta no Processo nº 999999.001080/2026-41 e foi publicada no Diário Eletrônico de Contas nesta segunda-feira (23).

De acordo com o ato, a contratação tem como objetivo a realização do treinamento intitulado “Complexidade Econômica e Complexidade Econômica Verde na Construção de um Ecossistema Produtivo Regional no Acre”.

A medida está fundamentada no artigo 74, inciso III, alínea “f”, da Lei nº 14.133/2021, que trata da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, permitindo a inexigibilidade de licitação em casos específicos previstos em lei.

O reconhecimento levou em consideração o Parecer Jurídico nº 59, constante nos autos do processo, que sugeriu a contratação direta da empresa, bem como a análise da documentação apresentada e o interesse da administração pública.

Comentários

Continue lendo