Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo pede e FNDE priorizará processos para construção de escolas no Acre

Publicado

em

Os processos em análise no FNDE abrangem recursos destinados à construção de escolas nos municípios de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Senador Guiomard, Sena Madureira, Brasiléia, Capixaba, Feijó e na capital, Rio Branco. A iniciativa, explicou o secretário Aberson, é um compromisso do governador Gladson Cameli.

Por solicitação do governo do Acre, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai priorizar a análise de processos referentes a recursos para a construção de escolas em diversos municípios acreanos, abrangendo o ensino fundamental e o médio.

O compromisso do governo do Acre inclui ampliar a rede de ensino atendendo às necessidades da população. Foto: Dilma Tavares/Repac

O pedido com este objetivo foi feito pelo secretário de Educação do Estado, Aberson Carvalho, e pelo representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França, para o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 19, em Brasília.

“O objetivo é atender às necessidades das comunidades locais com a criação de escolas que ofereçam um ensino de qualidade, em conformidade com as atuais orientações e modalidades específicas de ensino, e dentro do processo de estruturação de rede”, explicou o secretário de Educação.

O representante do governo em Brasília, Ricardo França, reforçou a solicitação, destacando que:“priorizar a análise desses processos significa possibilitar que os benefícios cheguem mais rápido para as comunidades a serem atendidas”.

A resposta do presidente do FNDE foi direta: “Vamos dar prioridade a todas essas solicitações”, disse, já orientando a sua assessoria neste sentido.

As escolas

Os processos em análise no FNDE abrangem recursos destinados à construção de escolas nos municípios de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Senador Guiomard, Sena Madureira, Brasiléia, Capixaba, Feijó e na capital, Rio Branco. A iniciativa, explicou o secretário Aberson, é um compromisso do governador Gladson Cameli.

O comprometimento do governador, reforçou o secretário, inclui ampliar a rede de ensino atendendo às necessidades da população “com escolas específicas, de acordo com as atuais modalidades de ensino, como o integral e os colégios militares, além da separação dos públicos do ensino médio e fundamental, levando esses avanços também para o interior do estado”.

Conforme exemplificou Aberson, em Feijó será construída uma escola militar. Em Mâncio Lima será uma escola de ensino fundamental na modalidade de tempo integral. Já Brasileia ganhará uma escola de ensino médio, abrindo vagas para os adolescentes e promovendo a separação das crianças do ensino fundamental, “pois cada um deve estar na sua etapa de aprendizagem e desenvolvimento”, frisou.

Também participou da reunião o assessor técnico da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Anísio Rocha.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo