Acre
Governo não paga transporte escolar no interior do Acre e alunos fazem protestos
Alexandre Lima e Almir Andrade
Alunos da rede pública de ensino do Estado do Acre, realizaram protestos em escolas para reclamar e reivindicar melhorias e transporte público para os que moram na zona rural de Brasiléia e Assis Brasil.
Na manhã desta quarta-feira, dia 26, aconteceu na escola estadual Kairala José Kairala, onde os alunos pediam algumas melhorias no transporte dos alunos da zona rural e melhorias no salario dos professores.
Reclamam que, com o aumento do sexto horário, irá prejudicar os alunos da zona rural que terão de pagar o transporte particular e os mesmo não teriam sido beneficiados com a hora extra.
Reclamavam que os professores provisórios teriam sido coagidos a não participar do protesto por parte da diretoria, além dos demais e a manifestação não foi bem vista pela direção da escola. A diretora foi procurada pela equipe de reportagem e não quis se pronunciar se recusando em falar.
Já na cidade de Assis Brasil, na fronteira com o Peru, foi a vez dos alunos da escola estadual Iris Célia Cabanellas Zaninni que ocuparam a Praça central de Assis Brasil, reivindicando transporte escolar por parte do estado.
Denunciam que o Estado, através da Secretária de Educação, não paga os toyoteiros a cerca de cinco meses, além do não fornecimento de óleo diesel. Por este motivo, os veículos não estão circulando nos ramais e BR 317 para levar os alunos até a cidade para estudar.
Segundo foi informado, o representante da Secretaria de Estado e Educação – SEE, em Assis Brasil, Elias Marques, teria dito que vários pedidos já foram protocolados sem que nada fosse resolvido, onde resultou em burocracia e falta de pagamento.
O protesto em Assis Brasil com alunos empunhando cartazes pedindo solução, terminou na Praça central da cidade. O Prefeito da cidade, Dr. Humberto Filho, tentou conversar com os estudantes e disse que o transporte por parte do Município estaria em dia, além de disponibilizar veículos para levar alunos à suas residências e que levaria o caso ao conhecimento do governador do Acre.

alunos da Escola KJK em Brasiléia pedem melhorias e aumento de salário para os professores – Foto: Alexandre Lima
Veja vídeo-reportagem de Brasiléia e depoimento em áudio com estudantes de Assis Brasil.
Alunos da escola Kairala José Kairala em Brasiléia foram para a rua protestar
Alunos de Assis Brasil, na praça central da cidade pedem que o Estado pague os toyotoeiros que estão a cerca de cinco meses sem receber.
Comentários
Acre
Governo do Acre revisa Plano Plurianual 2024–2027 com ajustes no planejamento orçamentário
Lei nº 4.746 atualiza programas, metas e referencial financeiro do Estado

Foto: Sérgio Vale/ac2horas
O governo do Acre publicou nesta terça-feira (30) a Lei nº 4.746, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o quadriênio 2024–2027. A norma, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis (Progressistas).
A revisão promove alterações no PPA originalmente aprovado pela Lei nº 4.282, de 27 de dezembro de 2023, com ajustes em diversos anexos que compõem o planejamento estratégico e orçamentário estadual. Entre as mudanças estão a atualização dos Programas Temáticos por Eixo Estratégico do Poder Executivo, a relação de programas institucionais, além dos programas e ações dos demais Poderes e das entregas previstas por objetivo e programa.
A nova lei também atualiza o referencial orçamentário para o período de 2024 a 2027, bem como as metas e prioridades que servirão de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, assegurando o alinhamento entre o planejamento de médio prazo e a execução anual do orçamento estadual.
De acordo com o texto legal, a inclusão, exclusão ou alteração de ações orçamentárias no PPA poderá ocorrer por meio das futuras leis orçamentárias anuais ou de créditos adicionais, passando automaticamente a integrar os respectivos programas. A norma ressalta ainda que os valores atribuídos a cada programa possuem caráter referencial, não constituindo limite para a programação das despesas nas leis orçamentárias.
Comentários
Acre
Rio Acre tem novo recuo e marca 15,35 metros em Rio Branco

O nível do Rio Acre apresentou leve recuo na medição das 9h desta terça-feira (30) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h17, o Rio marcou 15,38 metros e, na medição das 9h, baixou para 15,35 metros, indicando tendência de vazante após dias consecutivos de elevação.
Mesmo com a redução, o nível do rio permanece acima da cota de transbordo, que é de 14 metros, e também da cota de alerta, fixada em 13,50 metros. A marca registrada nas primeiras horas do dia ainda mantém áreas ribeirinhas em situação de atenção na capital acreana.
De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro, o que reforça a indicação de estabilização e início de descida do nível do rio Acre, influenciado principalmente pelo comportamento da bacia hidrográfica.
Comentários
Acre
Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco
A programação do Fim de Ano da Família, realizada na capital acreana, segue garantindo a festa para famílias e amigos, neste mês de dezembro. Com a presença do público e o sucesso das vendas, a Feira Natalina teve a programação estendida e seguirá até o próximo domingo, acompanhando o cronograma da Vila Natalina no início de 2026.
Com organização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), a Feira Natalina, oferta desde gastronomia regional e internacional a doces e brinquedos, das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro, na Av. Arlindo Porto Leal, ao lado do Palácio Rio Branco.

Já na Praça Eurico Dutra, em frente ao Palácio Rio Branco, a Vila Natalina conta com a participação de empreendimentos de artesanato, doces e presentes. O espaço, que foi montado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), também recebe o público das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro.

De acordo com a chefe do Departamento de Pequenos Negócios da Sete, Sirlânia Venturin, apoio do governo por meio da Sete e instituições parceiras tem sido fundamental no incentivo da geração de renda para os pequenos negócios: “O resultado parcial da feira já tem apresentado excelentes resultados e esperamos que até o final possamos superar todas as expectativas dos empreendedores e público visitante”, destacou.
Som ao vivo
Para animar as noites de fim de ano, a Feira Natalina também conta com apresentações musicais, com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Confira a programação:
29 de dezembro (segunda-feira):
Das 20h às 22h – Som ao vivo com Franklin Pinheiro
04 de janeiro (domingo):
Das 19h30 às 21h30 – Encerramento com Jhon Rabelo

The post Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS

















Você precisa fazer login para comentar.