Acre
Governo não paga transporte escolar no interior do Acre e alunos fazem protestos
Alexandre Lima e Almir Andrade
Alunos da rede pública de ensino do Estado do Acre, realizaram protestos em escolas para reclamar e reivindicar melhorias e transporte público para os que moram na zona rural de Brasiléia e Assis Brasil.
Na manhã desta quarta-feira, dia 26, aconteceu na escola estadual Kairala José Kairala, onde os alunos pediam algumas melhorias no transporte dos alunos da zona rural e melhorias no salario dos professores.
Reclamam que, com o aumento do sexto horário, irá prejudicar os alunos da zona rural que terão de pagar o transporte particular e os mesmo não teriam sido beneficiados com a hora extra.
Reclamavam que os professores provisórios teriam sido coagidos a não participar do protesto por parte da diretoria, além dos demais e a manifestação não foi bem vista pela direção da escola. A diretora foi procurada pela equipe de reportagem e não quis se pronunciar se recusando em falar.
Já na cidade de Assis Brasil, na fronteira com o Peru, foi a vez dos alunos da escola estadual Iris Célia Cabanellas Zaninni que ocuparam a Praça central de Assis Brasil, reivindicando transporte escolar por parte do estado.
Denunciam que o Estado, através da Secretária de Educação, não paga os toyoteiros a cerca de cinco meses, além do não fornecimento de óleo diesel. Por este motivo, os veículos não estão circulando nos ramais e BR 317 para levar os alunos até a cidade para estudar.
Segundo foi informado, o representante da Secretaria de Estado e Educação – SEE, em Assis Brasil, Elias Marques, teria dito que vários pedidos já foram protocolados sem que nada fosse resolvido, onde resultou em burocracia e falta de pagamento.
O protesto em Assis Brasil com alunos empunhando cartazes pedindo solução, terminou na Praça central da cidade. O Prefeito da cidade, Dr. Humberto Filho, tentou conversar com os estudantes e disse que o transporte por parte do Município estaria em dia, além de disponibilizar veículos para levar alunos à suas residências e que levaria o caso ao conhecimento do governador do Acre.

alunos da Escola KJK em Brasiléia pedem melhorias e aumento de salário para os professores – Foto: Alexandre Lima
Veja vídeo-reportagem de Brasiléia e depoimento em áudio com estudantes de Assis Brasil.
Alunos da escola Kairala José Kairala em Brasiléia foram para a rua protestar
Alunos de Assis Brasil, na praça central da cidade pedem que o Estado pague os toyotoeiros que estão a cerca de cinco meses sem receber.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61























Você precisa fazer login para comentar.