Cotidiano
Governo inaugura agroindústria Casa de Banana em Acrelândia
Desenvolvendo o campo e fortalecendo a cadeia produtiva da banana no estado, o governo do Acre inaugurou a agroindústria Casa para Embalagens de Banana, em Acrelândia. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 6, no ramal Campo Novo, zona rural do município.

Governador frisou a importância de dar condições aos produtores do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom
“A população de Acrelândia tem um protagonismo na produção rural e entrega produtos de qualidade ao mercado. Nos próximos dias vou me reunir com os parlamentares, e vamos discutir mais avanços na área da produção, gerando emprego e renda, e auxiliando quem quer trabalhar”, pontuou o governador Gladson Cameli, durante a inauguração.

Unidade vai beneficiar diretamente 80 famílias. Foto: Pedro Devani/Secom
O valor investido na agroindústria é de R$ 1,123.384 milhão em recursos próprios do Estado e do programa Proser.
“Esse é um dia histórico para a nossa comunidade, pois agora agregamos valor ao nosso produto. São diversas famílias que trabalham nesse local, e que agora vão entregar um produto com maior qualidade ao consumidor final”, pontuou Gerci Souza, presidente da cooperativa dos produtores do local.
São cerca de 80 famílias que vão ser diretamente beneficiadas com a unidade, que vai ser importante para o município, que é um dos melhores e maiores produtores agrícolas do estado.

“Pode ver a qualidade das lavouras de Acrelândia no concurso Qualicafé, três dos cinco finalistas eram do nosso município, o que comprova a excelência da nossa produção”, contou o prefeito do município Olavo Francelino.
“Essa agroindústria vai beneficiar os produtores de Acrelândia, um dos maiores produtores agrícolas do estado. Essa casa de embalagens vai agregar valor, e essas famílias que aqui produzem vão entregar um produto com maior qualidade”, frisou o senador Alan Rick, que esteve presente no evento.
O titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, explicou que a região já está consolidada como uma grande produtora agrícola.
“O produto que chega ao consumidor final, ao passar pela Casa de Banana, ganha muito mais qualidade. Principalmente na aparência, que é o que chama a atenção, o valor agregado no mercado, então, sobe, gerando mais renda às famílias”, disse.
- Governador frisou a importância de dar condições aos produtores do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom
- default
- Unidade vai beneficiar diretamente 80 famílias. Foto: Pedro Devani/Secom
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves












Você precisa fazer login para comentar.