Cotidiano
Governo Gladson Cameli entra para a vanguarda das cirurgias de redução de estômago
Cirurgia bariátrica por meio de vídeo, em mulher de 36 anos, inaugura novo tempo no tratamento da obesidade mórbida na Fundhacre
Um marco na história das cirurgias de redução de estômago foi inaugurado pelo governo Gladson Cameli, na manhã desta terça-feira, 30. Pela primeira vez, a Secretaria de Estado da Saúde do Acre (Sesacre) realizou uma cirurgia bariátrica por meio de videolaparoscopia, procedimento de endoscopia que usa uma câmera de vídeo e cinco ou seis cavidades no abdome.
A dona de casa M. C. M., de 36 anos, pesando 107 quilos, foi submetida à cirurgia pela equipe de dois médicos e enfermeiros assistentes chefiados por Romeu Delilo, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, totalizando cinco profissionais na sala de cirurgia da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).
O secretário de Estado da Saúde, Alysson Bestene, afirma que novas cirurgias serão possíveis, a partir de agora, graças ao esforço de uma equipe multiprofissional formado nessa gestão do governo Gladson Cameli, para dar mais comodidade às pessoas que precisam ser submetidas à cirurgia.
“Desde o acolhimento à triagem desses pacientes, tudo foi pensado nesta nova gestão para dar resultados mais eficientes com muito mais segurança para as pessoas”, ressalta Alysson Bestene.

O secretário de Estado da Saúde, Alysson Bestene, afirma que novas cirurgias serão possível/Foto: Secom
O procedimento, embora tenha um custo maior que o da cirurgia tradicional, é o ideal para evitar problemas pós-cirúrgicos, com a vantagem de uma recuperação muito mais rápida, e com um tempo muito menor na mesa de cirurgia, algo entre duas horas apenas.
“O maior risco das chamadas ‘cirurgias de barriga aberta’ são as infecções hospitalares, além da demora do procedimento, que pode chegar a seis horas. Além disso, o período de recuperação do paciente é muito mais curto”, explica o médico Lúcio Brasil, presidente da Fundhacre.
“Com a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, o tempo de recuperação é muito menor e a técnica, por ser moderna, é também menos invasiva e mais confortável para o paciente, já que são feitos apenas cinco ou seis furos no abdome”, completa o médico.
Agora, M. C. passará por acompanhamento psicológico e nutricional custeados também pela Sesacre, já que nesses casos, a adequação aos alimentos em menor quantidade é uma necessidade, e pode afetar o estado de saúde mental dos pacientes, se não for feita. Estima-se que ela deva perder entre 50 a 60 quilos, com a redução e o reaprendizado alimentar.
A cirurgia acontece há apenas dois anos da portaria da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, que em 6 de março de 2017 autorizou esse tipo de procedimento, o que significa que o novo Governo do Estado do Acre entra para a vanguarda da modernidade das cirurgias bariátricas no país.
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.


Você precisa fazer login para comentar.