Acre
Governo entrega agasalhos para internos dos centros socioeducativos do estado
Para garantir a assistência adequada aos internos diante da mudança de temperaturas que atingiu o estado, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) avaliou a necessidade de fornecer agasalhos em todos os centros socioeducativos do Acre.
E nesta quarta-feira, 29, a solicitação do instituto foi prontamente atendida pelo governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Governo (Segov), Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado (SEASDH), que realizaram o ato de entrega no Centro Socioeducativo Aquiry.

“Viemos aqui no ISE, fazer a entrega de 150 agasalhos masculinos e 100 agasalhos femininos. São roupas novas, que foram arrecadadas na campanha Juntos pelo Acre. Estamos passando pelo momento de friagens, de baixas temperaturas, e essa entrega com certeza será bem-vinda para esses jovens, pois muitos deles vêm do interior do estado para cá, não trazem roupas adequadas, às vezes não trazem nem roupa, só a do corpo mesmo. Então, acredito que serão bem usadas por eles nesses dias mais frios”, destacou o coordenador da Defesa Civil Estadual, cel. Carlos Batista.
Sobre a necessidade do fornecimento dos agasalhos e outras ações de governo para os internos, o diretor-executivo operacional, Maurício Pinheiro, explica que os centros cuidam de jovens em que sua grande maioria de origem humilde e as ações de governo desenvolvidas com eles e suas famílias são de suma importância para a ressocialização e reeducação desses jovens, que é o objetivo da socioeducação.

“Essa foi uma necessidade avaliada pelo instituto, que solicitou junto ao governo, e nós do ISE nos sentimos muito gratificados, pela pronta resposta que tivemos diante dessa necessidade. A gente sabe que essas ações de entrega e atenção a algumas necessidades passam por uma série de processos administrativos que são exigidos em lei, que é o correto, mas dessa vez fomos rapidamente atendidos e isso é muito gratificante. Por isso, quero parabenizar a todos os gestores e organizadores que estão à frente do programa Juntos pelo Acre, que proporcionaram essa entrega hoje”, destacou Pinheiro.
Com relação ao papel que o ISE desenvolve na sociedade, o diretor explicou ainda que: “O objetivo da socioeducação não é só o cumprimento da medida em si, em razão do ato infracional que eles perpetraram antes de entrar aqui, mas principalmente dar um novo objetivo, um novo foco de vida para esses adolescentes. E essas ações são um reconhecimento, em que os adolescentes se sentem acolhidos e abraçados pelo governo quando veem as necessidades básicas deles sendo atendidas”, explica Pinheiro.
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco
Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.
Comentários
Acre
Governo revoga normas da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente no AC

Foto: Felipe Freire/Secom
O Governo do Acre publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5, duas normas que revogam dispositivos relacionados à Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente, alterando a legislação vigente sobre a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a organização administrativa do Executivo.
Revogação na Lei Orgânica da PGE
A Lei Complementar nº 501, de 27 de novembro de 2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a Lei Complementar nº 45/1994, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. A nova norma revoga:
a alínea “e” do inciso IV do art. 2º;
o art. 19-L da mesma lei.
Além disso, a Lei Complementar nº 501 revoga integralmente a Lei Complementar nº 480, de 17 de dezembro de 2024, que havia criado dispositivos específicos para tratar da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.
Revogação da estrutura da Ouvidoria Fundiária e Ambiental
Também foi publicado o Decreto nº 11.800, de 4 de dezembro de 2025, que revoga o Decreto nº 11.639/2025, responsável por definir a estrutura organizacional básica da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
Com a revogação, a estrutura criada em fevereiro deste ano deixa de existir oficialmente. O decreto também entrou em vigor na data de sua publicação.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.











Você precisa fazer login para comentar.