Acre
Governo e empresários discutem mecanismos para priorizar beneficiamento da castanha no estado
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Secretaria da Fazenda, Casa Civil, Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), e Procuradoria-Geral do Estado (PGE), recebeu nesta segunda-feira, 25, os representantes do setor de Alimentos da Federação das Indústrias que apresentaram uma proposta para a criação de uma lei que priorize a castanha como matéria-prima para ser industrializada no estado.
A proposta da lei visa reduzir a saída da castanha-do-brasil in natura. As empresas pedem a criação de legislação que proteja a saída das castanhas sem passar por processo de industrialização, além de fiscalização nas fronteiras.

Empresários discutem necessidades e propostas que beneficiem o setor. Foto: Fhaidy Acosta
“Com a proposta, este setor servirá de um forte atrativo para novos investimentos em nosso estado, viabilizando que as indústrias existentes ampliem seus negócios, e também servirá de atrativo para novas indústrias, pois trata-se de um produto de alto valor agregado e que possui um amplo mercado. Assim, iremos dar encaminhamento nesta proposta, com seu desdobramento nas demais esferas de governo, para viabilizá-la,” ressalta o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita.
Outra reivindicação do setor é a criação de um sistema de rastreamento estadual da produção de forma mais precisa, com o apoio dos órgãos de controle estatístico como o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).
“A intenção é que a castanha produzida no Acre seja beneficiadora ao estado, gerando mais emprego e renda para à população, e, assim, valorizar cada vez mais o que se produz no Acre”, explica o secretário da Produção e Agronegócio, Edvan Azevedo.
Participaram também os deputados estaduais Pedro Longo e José Bestene, bem como o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim.
Comentários
Acre
Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete
Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]
Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS
Comentários
Acre
Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima
Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

Comentários
Acre
Deputado se desloca de barco até casa da mãe no bairro Seis de Agosto
O deputado estadual Whendy Lima publicou nas redes sociais, neste domingo, 28, um vídeo em que aparece se deslocando de barco até a casa da mãe, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco. Na publicação, o parlamentar relata que a situação faz parte de uma realidade enfrentada há anos por moradores da região durante […]
Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Você precisa fazer login para comentar.