Conecte-se conosco

Acre

Governo e Defesa Civil iniciam monitoramento dos rios acreanos durante período chuvoso

Publicado

em

O governo do Acre e a Defesa Civil do Estado já deram início ao trabalho de monitoramento dos rios acreanos durante o período chuvoso de mais um inverno amazônico. Numa reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 23, na Casa Civil, junto com o representante da Defesa Civil de Rio Branco, foi apresentado um balanço do cenário atual, além da probabilidade de alagação na capital acreana e quais medidas deverão ser cumpridas para uma resposta de forma rápida.

Probabilidade de alagação na capital acreana e quais medidas deverão ser cumpridas para uma resposta de forma rápida foram discutidas nesta quinta-feira Foto: Clara Martins/Secom

Segundo os últimos dados, o Rio Acre na capital se encontra hoje na profundidade de 11,05 metros, com cota de alerta em 13,50m e cota de transbordamento em 14m. Somente em Rio Branco já choveu em dezembro 470 milímetros, quando a média histórica do mês todo é de 262mm.

“Rio Branco já está alcançando quase o dobro do esperado para o nível de chuvas em dezembro. Estamos sim com risco de inundação, que pode acontecer ainda este mês, porque tem chovido muito nas cabeceiras e nos municípios que o Rio Acre percorre, inclusive no Peru e na Bolívia”, conta o major Cláudio Falcão, chefe da Defesa Civil municipal.

Chefe da Defesa Civil municipal, major Cláudio Falcão, disse que Rio Branco já está alcançando quase o dobro do esperado para o nível de chuvas em dezembro  Foto: Clara Martins/Secom

Segundo o chefe da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel José Ferreira, esse é o momento de monitoração total do Acre, já que a maioria dos municípios ultrapassaram suas médias meteorológicas de dezembro, com os principais destaques em Cruzeiro do Sul, onde o Rio Juruá já atingiu a cota de alerta e em Marechal Thaumaturgo, onde uma alagação parcial já atinge a cidade.

O secretário de Assuntos Governamentais, Alysson Bestene, ressaltou que o Estado já está se preparando junto aos municípios.

Secretário de Assuntos Governamentais, Alysson Bestene e secretário adjunto, Ítalo Medeiros Foto: Clara Martins/Secom

“A intenção dessa reunião é de já termos essa conexão e ajudar nesse monitoramento, além do que for preciso junto a todo o aparato de Estado, desde a construção de abrigos e, se necessário, a mobilização de assistência social e saúde”, conta.

A prefeitura de Rio Branco já está começando a preparar o Parque de Exposições para a construção de abrigos, com o apoio do governo do Estado, e a Defesa Civil municipal já está se alinhando com o Corpo de Bombeiros caso haja o transbordamento do Rio Acre.

O secretário adjunto de Assuntos Governamentais, Ítalo Medeiros, garantiu que, mesmo com os feriados e pontos facultativos do final do ano, as equipes do governo estarão em alerta caso haja a necessidade de mobilização junto ao transbordamento dos rios.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Último dia do ano será de calor e chuvas rápidas em todo o Acre

Publicado

em

Quarta-feira (31) terá tempo quente e abafado, com sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva forte

Sipam prevê quarta-feira (8) com céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas no AC — Foto: Juan Vicent/Arquivo pessoal

A quarta-feira (31), último dia do ano, será marcada por tempo quente e abafado em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e pontuais ao longo do dia, conforme informações do portal O Tempo Aqui. Apesar da possibilidade de pancadas mais intensas em áreas da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia e Mato Grosso, o risco de chuva forte no território acreano é considerado baixo.

Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de calor, com variação de nuvens e chuvas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% durante a tarde, podendo alcançar entre 80% e 90% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.

Centro e oeste do Acre

No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário será semelhante, com tempo quente, abafado, sol entre nuvens e chuvas pontuais. A umidade mínima varia entre 45% e 55% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 95% ao amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, com predominância do quadrante norte.

Temperaturas nos municípios

Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Já em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas mais elevadas, entre 33°C e 35°C.

Em Plácido de Castro e Acrelândia, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de até 34°C.

Nos municípios de Tarauacá e Feijó, as temperaturas variam entre 22°C e 24°C nas mínimas, com máximas entre 33°C e 35°C.

No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas oscilam entre 33°C e 35°C.

Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 32°C e 34°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco garante assistência integral a famílias afetadas pela alagação

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco segue prestando todo o suporte necessário às famílias que precisaram deixar suas casas em decorrência da Cheia do Rio Acre. Em uma ação coordenada entre diversas secretarias municipais, os abrigos montados pelo município oferecem acolhimento, atendimento em saúde, alimentação e acompanhamento diário às famílias afetadas.

Atualmente, os abrigos instalados nas escolas Jorge Kalume e Álvaro Vieira acolhem, cada um, 14 famílias, totalizando cerca de 100 pessoas atendidas. Nos locais, equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência.

Escolas abrigados 12
Equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência (Foto: Val Fernandes/Secom)

Além do acolhimento, as famílias recebem todas as refeições diárias — café da manhã, almoço e jantar — asseguradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O cuidado também se estende aos animais de estimação. Os abrigos contam com atendimento específico para os pets, com o apoio da equipe de Zoonoses, que realiza o recolhimento e o acompanhamento dos animais.

Escolas abrigados 1
De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos. (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos.

“A Escola Jorge Kalume está com 14 famílias, somando 52 pessoas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está oferecendo toda a questão da alimentação, assistência e atendimento médico na área da saúde e a Zoonoses está vindo para recolher e acompanhar os animais”, destacou.

Escolas abrigados 11
Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal.

“Está ótimo, graças a Deus, as meninas tratam a gente muito bem. Não tenho o que reclamar. O atendimento, a alimentação, tudo certinho”, afirmou.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que continuará mobilizada para garantir assistência às famílias afetadas, priorizando o bem-estar, a dignidade e a segurança da população durante este período. As famílias que necessitarem de apoio podem entrar em contato pelo telefone 193. As equipes seguem de prontidão para atender e garantir assistência à população afetada.

Escolas abrigados 4
Escolas abrigados 9
Escolas abrigados 7
Escolas abrigados 6
Escolas abrigados 5
Escolas abrigados 2
Escolas abrigados 8

<p>The post Prefeitura de Rio Branco garante assistência integral a famílias afetadas pela alagação first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre entra em vazante e registra queda no nível em Rio Branco

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil aponta redução para 14,75 metros, mas rio segue acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre manteve tendência de vazante nesta terça-feira (31) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o monitoramento, às 5h16 o rio marcava 14,88 metros, apresentando queda em relação aos dias anteriores. Na medição das 9h, o nível baixou ainda mais, atingindo 14,75 metros, confirmando a redução do volume do manancial.

A Defesa Civil informou que não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital, com volume acumulado de 0,00 milímetro, fator que contribuiu para a manutenção da vazante.

Apesar da redução gradual, o Rio Acre permanece acima da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e ainda ligeiramente acima da cota de transbordo, estabelecida em 14,00 metros. As autoridades seguem monitorando a situação e mantendo o estado de atenção nas áreas ribeirinhas.

Comentários

Continue lendo