fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo do Estado reforça compromisso com reinserção de egressos do sistema prisional

Publicado

em

O governador Gladson Cameli participou, nesta terça-feira, 22, em Rio Branco, da abertura da visita de inspeção do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Gladson Cameli participou da abertura da visita de inspeção do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF). Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador Gladson Cameli parabenizou a iniciativa e reforçou o empenho do Estado na busca por assegurar que detentos do sistema prisional cumpram suas penas com dignidade e tenham mais oportunidades de reinserção ao mercado de trabalho.

“Temos que criar todas as condições para que possamos mudar a atual realidade do nosso sistema penitenciário. O governo do Estado apoia e defende essa causa, visando sempre garantir os Direitos Humanos e assegurar a ressocialização e reinserção dessas pessoas privadas de liberdade à sociedade”, afirmou.

Governador parabenizou a iniciativa e reforçou o empenho do Estado na busca por assegurar que detentos do sistema prisional cumpram suas penas com dignidade e tenham mais oportunidades. Foto: Diego Gurgel/Secom

A equipe do CNJ ficará no estado até a próxima sexta-feira, 25. Durante esse período, os profissionais capacitarão integrantes locais do Escritório Social, por meio do Programa Fazendo Justiça. Um dos objetivos é a elaboração de um projeto singular integrado, que mapeará as necessidades dos egressos, como capacitação profissional, educação, atendimento de saúde ou inclusão em programas sociais.

“O CNJ tem fomentado políticas de atenção à pessoa egressa em todo o território nacional e esse momento de monitorar como essa política tem sido implementada e executada é muito importante para preservarmos a qualidade desses programas e políticas”, explicou Melina Machado Miranda, representante do CNJ.

Presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro entregou duas propostas de projetos de lei ao governador Cameli. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na oportunidade, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, e o corregedor-geral de Justiça em exercício, desembargador Samoel Evangelista, entregaram ao governador Gladson Cameli duas propostas de projetos de lei. Uma delas sugere a criação da Política Estadual de Alternativas Penais e a outra institui a Política Estadual de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional e Atenção ao Adolescente Pós-Cumprimento de Medida Socioeducativa.

“Essa é uma política não só do Poder Judiciário do Acre, mas também do Conselho Nacional de Justiça, para que todos os tribunais desenvolvam políticas judiciárias que tratem do egresso do sistema prisional e das pessoas privadas de liberdade. A entrega destes anteprojetos ao governador trata exatamente desta temática no âmbito estadual”, comentou Waldirene Cordeiro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Jerry Correia busca solução para trecho do Ramal do Recife junto ao ICMBio

Publicado

em

Nesta sexta-feira (1), o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Rio Branco, buscando soluções para um trecho do Ramal do Recife que se encontra embargado há vários anos por questões ambientais.

O prefeito destacou que a Prefeitura tem trabalhado intensamente na melhoria do ramal, mas enfrenta limitações devido à área sob embargo. “Nosso objetivo é garantir acesso às famílias que vivem além desse trecho, que precisam do ramal para escoamento da produção, acesso à educação, atendimento médico e outros serviços essenciais”, disse Jerry Correia.

Prefeito Jerry agradeceu o apoio da Associação da Amopreab, presidida por Wendel, além de vereadores envolvidos no tema. “Saio daqui animado. Acreditamos que, com diálogo e respeito às leis ambientais, vamos encontrar uma solução para atender essas famílias ainda neste verão”, reforçou o prefeito.

A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando para manter as máquinas em operação nos ramais e, ao mesmo tempo, buscar alternativas legais que garantam mobilidade e qualidade de vida para todos os moradores da zona rural.

Comentários

Continue lendo

Acre

Diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, recebe honraria em celebração aos 50 anos do TRE/AC

Publicado

em

Durante a solenidade foram homenageadas 31 autoridades e personalidades do Acre

Um ato solene em comemoração aos 50 anos de instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) aconteceu nesta sexta-feira, 1º de agosto. Durante a cerimônia, 31 autoridades e personalidades foram homenageadas com uma Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Acre.

De acordo com o presidente do TRE/AC, desembargador Júnior Alberto, este ato reafirma um pacto coletivo com os valores democráticos que regem a República. “A cada homenageado, nosso sincero reconhecimento e agradecimento, esta honraria é reflexo do respeito e da admiração da sociedade acreana pelos que fazem a nossa democracia”, declarou em seu pronunciamento oficial.

O diretor-superintendente do Sebrae e vice-presidente da Fecomércio, Marcos Lameira, foi um dos agraciados com a honraria, um reconhecimento às relevantes contribuições para o fortalecimento da democracia e apoio institucional à Justiça Eleitoral.

“Essa honraria simboliza o reconhecimento de que a democracia se fortalece também por meio da atuação ética, responsável e cidadã das instituições. A Justiça Eleitoral tem sido uma parceira essencial na promoção da inclusão social, da educação cívica e na ampliação do acesso aos direitos políticos. Neste marco de 50 anos, parabenizamos o TRE pela sua trajetória e reafirmamos nosso compromisso com um Acre cada vez mais democrático, justo e sustentável”, destacou Lameira.

O evento marcou meio século de atuação da Justiça Eleitoral no estado, reafirmando seu compromisso com a democracia, a legalidade e o fortalecimento das instituições.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco recebe Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral em solenidade de 50 anos do TRE-AC

Publicado

em

Nesta sexta-feira (1º), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou da solenidade comemorativa aos 50 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), realizada no Plenário da corte. A cerimônia marcou meio século de atuação do TRE-AC na consolidação da democracia no estado.

Acompanhado da primeira-dama, Kelen Bocalom, o prefeito foi homenageado com a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral, uma honraria concedida a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o fortalecimento da democracia e da cidadania no Acre.

“Atualmente o TRE possui nove zonas eleitorais e atende mais de 600 mil eleitores acreanos, garantindo o acesso democrático ao voto”, destacou Júnior. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, destacou a importância do Tribunal, que atualmente possui nove zonas eleitorais e atende mais de 600 mil eleitores acreanos, garantindo o acesso democrático ao voto, inclusive em regiões de difícil acesso.

“Não tínhamos eleições diretas para os chefes do executivo em 1975, isso só foi possível a partir da Constituição de 1988. Desde então, o Tribunal vem realizando eleições seguras, legítimas e respeitando a vontade da maioria do eleitorado”, ressaltou o desembargador.

Durante o evento, o prefeito Tião Bocalom, ressaltou a colaboração dos gestores municipais na realização das eleições no estado. “Quero agradecer imensamente e dividir esta medalha com os outros 21 prefeitos do Acre, que, cada um dentro de suas possibilidades, sempre apoiam a Justiça Eleitoral, especialmente no período eleitoral, oferecendo o suporte logístico necessário para o sucesso do processo democrático”, afirmou o prefeito.

“Esta medalha representa um reconhecimento não só para mim, mas para minha família, os trabalhadores da RBTrans”, declarou Clendes. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Também foi homenageado o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, que destacou a honra em receber a medalha em nome da equipe da Prefeitura de Rio Branco.

“Esta medalha representa um reconhecimento não só para mim, mas para minha família, os trabalhadores da RBTrans, líderes comunitários e toda a população de Rio Branco”, declarou Clendes.

(Foto: Val Fernandes/Secom)

A parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o TRE-AC evidencia o compromisso mútuo com a transparência, a justiça e o fortalecimento das instituições democráticas. Essa colaboração é fundamental para garantir que os processos eleitorais ocorram com segurança, eficiência e amplo acesso para todos os cidadãos do município.

A Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com a democracia e a cidadania, mantendo parcerias sólidas para garantir a transparência e segurança dos processos eleitorais no município.

Comentários

Continue lendo