Conecte-se conosco

Acre

Governo do Estado entrega 179 certificados a formandos de cursos do Ieptec, em Plácido de Castro

Publicado

em

Em mais uma formatura realizada pelo governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), foram entregues 179 diplomas e certificados de cursos técnicos e de qualificação profissional. A solenidade foi realizada na quinta-feira, 2, em Plácido de Castro.

Unidade do Ieptec responsável pela execução dos cursos foi o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) João de Deus. Foto: Ascom/Ieptec

Foram 23 formandos do curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, do programa de Bioeconomia; 55 concludentes dos cursos de qualificação profissional do Itinerário Profissional, em Bovinocultor de Leite, Agricultor Agroflorestal e Auxiliar de Agropecuária; e 101 formandos do Itinerário Profissional, dos cursos técnicos em Recursos Humanos, Contabilidade e Secretaria Escolar.

Formandos do ensino médio que estão inseridos no Itinerário Profissional são da Escola João Ricardo de Freitas. Foto: Ascom/Ieptec

Para o formando Guilherme Sarah, do Curso Técnico de Contabilidade, o momento é de muita alegria e gratidão. “Só tenho a agradecer, ao governo do Estado e a toda equipe do Ieptec, por nos proporcionarem esse ensino, essa oportunidade de terminarmos o ensino médio e sairmos também com um curso técnico. Estou muito feliz por estar vivenciando este momento”, ressaltou.

“Com esse curso, eu me formei em uma área de conhecimento mais avançada e que vai além do ensino médio. Estou muito feliz”, comemorou Guilherme. Foto: Ascom/Ieptec

O sentimento de gratidão pela conquista também tomou conta da formanda Ana Jhuly Maia, do Curso Técnico de Recursos Humanos. “Quero agradecer este momento tão especial que o Ieptec nos proporcionou. É muito gratificante estar aqui hoje, concluindo o meu curso, após dois anos de estudos”.

“Creio que todos os meus colegas aqui têm esse mesmo sentimento de gratidão por essa conquista”, acrescentou Ana Jhuly (à direita). Foto: Ascom/Ieptec

“Foi muito bom ver a felicidade dos nossos estudantes nesse momento de entrega”, disse a coordenadora do Cept, Elizete Maia. O gestor do Ieptec, Alírio Wanderley, complementou: “É sempre uma alegria diplomar e certificar nossos alunos. O Ieptec parabeniza a todos e deseja sucesso nas profissões que escolheram seguir”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.

O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.

Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.

Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.

“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco

Publicado

em

Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.

Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.

Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.


Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco

Publicado

em

Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.

Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.

Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.

Comentários

Continue lendo