Acre
Governo do Estado e Município capacitam servidores que atuarão no Centro de Atenção Psicossocial de Rodrigues Alves
Com a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) do município de Rodrigues Alves, prevista para acontecer no próximo mês de dezembro, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a prefeitura municipal, realizou uma capacitação para os profissionais que atuarão na unidade.
Profissionais que atuarão no Caps de Rodrigues Alves passam por formação. Foto: CedidaDurante os três dias de formação, que ocorreu entre a última quarta-feira, 6, até a última sexta-feira, 8, foram abordados temas como as legislações que regem a saúde mental no Brasil, o funcionamento dos serviços da rede de atenção psicossocial, estratégias usadas no serviço como ferramentas de ordenamento do cuidado, entre outras informações.
Com previsão de inauguração para o próximo mês, o Caps de Rodrigues Alves reforçará a rede de atenção psicossocial no Juruá. Foto: Cedida“Isso representa um avanço para a saúde mental aqui no município. Hoje o nosso público é de mais de 400 pessoas e com a implantação do Caps, esses usuários serão cuidados dentro da rede, em seu território, de próximo à sua casa”, falou a psicóloga Joicilene Soares, que foi convidada para ser a gerente do Caps de Rodrigues Alves.
“Foram dias muito produtivos e de aprendizado e esperamos que, com a implantação do CAPS em Rodrigues Alves, a assistência aos moradores do município melhore, uma vez que o cuidado próximo do domicílio proporciona mais qualidade de vida para seus assistidos”, disse Rani Oliveira, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do CAPS Náuas de Cruzeiro do Sul.
“Mediante a demanda crescente, nós temos estimulado os municípios da regional do Juruá para abrirem o Caps, considerando que é uma necessidade. Rodrigues Alves, implantando esse serviço é de grande importância”, pontuou Diani Carvalho, coordenadora regional de Saúde do Juruá, celebrando o processo de implantação do Centro de Atenção Psicossocial no município.
A capacitação foi ofertada por profissionais do CAPS Náuas de Cruzeiro do Sul, que é gerenciado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre e é referência no atendimento na região do Juruá com mais de 12 mil pacientes cadastrados.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.