Flash
Governo do Estado do Acre realiza encontro estratégico para avaliação e planejamento
O auditório do Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, foi palco na manhã desta sexta-feira, 16, da primeira etapa de um encontro relevante promovido pelo governo do Estado do Acre. Liderado pelo governador Gladson Cameli, o evento reuniu diversos órgãos, secretarias e autarquias estaduais, em uma avaliação profunda e estratégica.
“Agradeço de coração a dedicação e empenho de cada um de vocês. Estamos juntos, seja no sol, na chuva, ou na sombra. O sucesso do nosso governo só se concretiza com o sucesso da gestão realizada nas nossas pastas. Esses encontros são importantes para alinharmos nossa comunicação e temos que lembrar que as críticas vão vir, mas isso é natural e temos que superar. Vamos tocar o barco, porque esse planejamento é muito importante. É o momento de sermos transparentes e de união, porque somos capazes de fazer muito mais”, afirmou o governador aos gestores estaduais.

Governador liderou o encontro de resultados e metas com os gestores estaduais. Foto: Diego Gurgel/Secom
O encontro visa apresentar os resultados de 2023 e planejar as ações estratégicas para 2024. Os órgãos de governo foram divididos em quatro grandes áreas, cada uma com 30 minutos para apresentação, permitindo questionamentos e alinhamentos vindos do governador.
O secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, destacou: “Nós temos que nos enxergar completamente como equipe governamental”, reforçando a coesão necessária para o sucesso conjunto.
O secretário de Governo, Alysson Bestene, um dos organizadores do evento, reforçou a meta central do encontro: “O objetivo aqui hoje é saber como cada secretaria está funcionando e todos nós, como equipe, sairemos daqui alinhados e reforçados de informações de todas as áreas”.

Secretário Alysson Bestene reforçou união entre todas as pastas por resultados. Foto: Diego Gurgel/Secom
Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Mulher: avanços e desafios para 2024
A primeira apresentação focou no setor de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Mulher, destacando os resultados da Fundhacre, como os mutirões de cirurgias, transplantes e o fortalecimento do serviço de apoio diagnóstico terapêutico.
Na Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), a execução financeira em 2023 atingiu 95,45%, resultando em um aumento na captação de recursos e mais orçamento federal. Para 2024, a meta é ampliar a arrecadação, habilitar serviços e unidades, com a estruturação das regionais de saúde.
A Secretaria da Mulher (Semulher) celebrou a implantação da sede na capital, a ampliação da transversalidade das políticas públicas e a implantação do fluxo de atendimento às mulheres em todos os municípios. A pasta de Assistência Social destacou o fomento a projetos de 67 organizações da sociedade civil, além de outras realizações. O Procon registrou quase 19 mil atendimentos aos direitos do consumidor em 2023, com a meta de ampliar ainda mais o alcance em 2024.

Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Mulher apresentaram seus resultados e metas. Foto: Diego Gurgel/Secom
Segurança Pública: redução de homicídios e avanços operacionais
O segundo segmento abordou a área de Segurança Pública. O Acre foi um dos cinco estados que mais reduziu homicídios intencionais no Brasil. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) destacou a busca por recursos externos e comemorou a execução em 80%. O Proerd alcançou 196 mil alunos, e a Polícia Militar realizou quase dez mil operações em 2023.
O Corpo de Bombeiros destacou o atendimento durante enxurradas e alagações, atendendo 23 mil pessoas. O destaque agora é a aquisição de uma nova aeronave. A Polícia Civil reinaugurou a Delegacia da Mulher, realizou operações contra quadrilhas e crimes contra a vida, destacando o papel do Instituto de Identificação.
O Instituto Penitenciário (Iapen) entregou 30 novas viaturas em 2023 e deu início à ordem de serviço do Presídio Feminino. O Instituto Socioeducativo (ISE) comemorou a contratação de 320 servidores efetivos e a diminuição da reincidência. O Detran destacou o sucesso da CNH social e a entrega de capacetes para motoqueiros, visando a uma nova sede na capital e à ampliação dos programas em 2024.
Infraestrutura: expansão e desenvolvimento
A terceira área apresentada foi a de Infraestrutura. O Saneamento (Saneacre) destacou dez quilômetros de expansão da rede em todo o estado e a reforma de quatro sedes. A Secretaria de Obras Públicas (Seop) ressaltou entregas importantes, como o Museu dos Povos Acreanos, a Procuradoria-Geral do Estado e o Centro Integrado de Segurança de Mâncio Lima e Porto Walter. Em 2023, foram realizados 50 processos licitatórios.

Gladson Cameli reforçou a importância do alinhamento entre todos. Foto: Diego Gurgel/Secom
O Deracre celebrou conquistas como a recuperação de ramais em todo o estado, avançando em projetos como a Estrada da Variante e a Ponte da Sibéria, ambas em Xapuri. A área de Habitação destacou avanços para a construção de 2.220 unidades habitacionais a partir deste ano.
Educação, Cultura e Esporte: investimentos e resultados
O último setor do dia foi o de Educação, Cultura e Esporte. A Secretaria de Educação enfatizou a entrega de fardamento e material para todos os alunos do Acre, a distribuição de 36 mil tablets, 136 escolas equipadas com laboratórios, o programa Pré-Enem para 19 mil alunos e o maior concurso público da história da educação. A área de esportes destacou ações comunitárias e apoio aos atletas paralímpicos.
A Fundação Elias Mansour (FEM) projetou a entrega de espaços culturais, como o Museu dos Povos Acreanos, o Museu da Borracha, o Memorial dos Autonomistas, Teatro Barracão Matias e o Centro de Artesanato. Ficou evidente na projeção o sucesso na organização de grandes eventos e os inúmeros projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo.
O encontro, que proporcionou uma visão abrangente dos avanços e desafios em diversas áreas, continuará na segunda-feira, 19, com a apresentação das demais áreas governamentais.
O evento estratégico não apenas revela os resultados conquistados em 2023, mas também define metas e diretrizes para o ano de 2024. A união e comprometimento destacados pelo governador e pelos secretários sinalizam a busca por uma gestão eficiente e transparente, capaz de superar desafios e proporcionar melhorias significativas para a população acreana.
As áreas de Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura, Educação, Cultura e Esporte foram abordadas de maneira abrangente, revelando a amplitude e diversidade dos esforços do governo estadual. A continuação do encontro promete oferecer uma visão completa do panorama governamental, refletindo o compromisso em promover o desenvolvimento e o bem-estar do Estado do Acre.
Comentários
Flash
Vídeo: Caminhão capota na BR-317 após perder controle em curva durante chuva
Acidente ocorreu próximo ao km 13, entre Epitaciolândia e Xapuri; estado de saúde do motorista é desconhecido
Um caminhão que trafegava pela BR-317 capotou na tarde desta terça-feira após o motorista perder o controle da direção em uma curva, nas proximidades do km 13 da rodovia, no trecho entre o município de Epitaciolândia e Xapuri, Rio Branco. O acidente aconteceu em meio a condições climáticas adversas, com registro de chuva e pista escorregadia na região de fronteira do Acre.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que o veículo saiu da pista, mas foi impedido de cair em um barranco graças à proteção metálica instalada no local, conhecida como guard rail. No mesmo trecho, há cerca de três meses, um caminhão boiadeiro carregado de animais também havia capotado, o que reforça o histórico de acidentes na área.
Até o momento, não há informações oficiais sobre a identidade nem sobre o estado de saúde do motorista. Também não foi confirmado se a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a ocorrência. As causas do acidente devem ser apuradas.
Matéria relacionada:
Vídeo: Carreta boiadeira tomba na BR-317 com quase 150 bezerros
Comentários
Flash
Chuvas: país está sob alerta em todos os níveis de "perigo" nesta 4ª

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quatro regiões do Brasil devem receber chuvas intensas ao longo desta quarta-feira (21/1). Apenas o Sul do país não tem avisos meteorológicos. Todas as demais regiões estão sob alertas emitidos pelo órgão.
Segundo o Inmet, as chuvas acontecem como resultado do deslocamento de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ao mesmo tempo em que uma frente fria atua no oceano, há uma convergência de umidade que vem da Amazônia e aumenta o volume de chuva em diversos estados.
Alertas
Um dos avisos meteorológicos mais extensos cobre os estados de Minas Gerais, Rio e Espírito Santo (no Sudeste), Mato Grosso, Goiás e Brasília (Centro-Oeste), Rondônia, Acre, Tocantins, Amazonas e Pará (Norte) e a região Nordeste (exceto os estados de Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte).
Para toda essa faixa do mapa, o alerta (válido até o fim do próximo domingo) prevê até 50mm de chuvas por dia, além de ventos intensos.
Em outros dois avisos, que cobrem a região de Rio Verde, em Goiás, e em uma faixa entre Espírito Santo, Minas e o Norte do Rio de Janeiro, a estimativa do Inmet é de que o volume de chuvas possa chegar aos 100mm nesta quarta, com a possibilidade de “grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas”. Nessas localidades, o alerta é máximo.
Clima ameno
Outra tendência com os dias de chuva é a queda de temperatura. Os termômetros não devem superar 22°C em São Paulo e Belo Horizonte, 23°C em Vitória e 25°C no Rio. Na região Norte, a previsão é de máxima de 31°C em Manaus (AM), 33°C em Belém (PA) e até 35°C em Boa Vista (RR).
Outros dois alertas apontam para o “perigo potencial” de chuvas intensas no litoral do Norte (Amapá) e do Nordeste (do Rio Grande do Norte a São Luís). Nesta região, a estimativa é de que o volume de chuva não supere os 50mm. As máximas devem ser registradas em Teresina com 33°C, Maceió 32°C, além de Aracaju, Natal, Recife e Salvador, com 31°C.
O Sul do país é a única região que não está sob avisos meteorológicos do Inmet. Lá, o tempo deve ficar parcialmente nublado nesta quarta-feira, especialmente, nas capitais. As máximas não passam de 28°C em Florianópolis (SC), 24°C em Curitiba (PR) e 29°C em Porto Alegre (RS).
Alertas do Inmet
A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; e
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Flash
Homem que desdenhava da Polícia Civil nas redes sociais é preso por descumprimento de medida protetiva em Rio Branco
O que seria mais uma prisão por lesão corporal e descumprimento de medida protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha acabou se tornando um exemplo da resolutividade e eficiência do trabalho da Polícia Civil do Acre (PCAC). Na manhã desta quarta-feira, 21, oficiais investigadores lograram êxito na captura de um homem que, além de perseguir e ameaçar a ex-companheira, desdenhava publicamente da atuação policial.

Após meses de investigação, a PCAC prendeu investigado que ameaçava a ex-companheira e ironizava o trabalho policial. Foto: cedida
O investigado, identificado pelas iniciais F.F.D.G., de 31 anos, que se apresenta como “DJ”, já vinha sendo procurado há meses pela Polícia Civil. Inconformado com o fim do relacionamento, ele passou a descumprir reiteradamente medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça, além de responder por lesão corporal no contexto de violência doméstica.
A prisão ocorreu no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco, durante uma ação integrada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), do Departamento de Inteligência (DI) e do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI). A operação foi resultado de um trabalho investigativo minucioso, desenvolvido de forma estratégica pelas equipes envolvidas.
O que chamou ainda mais atenção no caso foi a postura do investigado, que chegou a utilizar redes sociais para zombar da Polícia Civil, duvidando da capacidade da instituição em capturá-lo. Em algumas publicações, o DJ escreveu em tom irônico “Não foi dessa vez tenta mais tarde k [sic]”. Um dos artifícios para ameaçar sua ex-companheira e intimida-la era dizer que ele estava em companhia de supostos integrantes de facção criminosa.
Apesar das tentativas de intimidação e do desdém demonstrado, o homem acabou surpreendido pela atuação silenciosa e eficiente da Polícia Civil. Após a prisão, F.F.D.G. foi encaminhado à Deam, onde será ouvido pela autoridade policial e ficará à disposição da Justiça para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.





Você precisa fazer login para comentar.