Flash
Governo do Estado do Acre realiza encontro estratégico para avaliação e planejamento
O auditório do Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, foi palco na manhã desta sexta-feira, 16, da primeira etapa de um encontro relevante promovido pelo governo do Estado do Acre. Liderado pelo governador Gladson Cameli, o evento reuniu diversos órgãos, secretarias e autarquias estaduais, em uma avaliação profunda e estratégica.
“Agradeço de coração a dedicação e empenho de cada um de vocês. Estamos juntos, seja no sol, na chuva, ou na sombra. O sucesso do nosso governo só se concretiza com o sucesso da gestão realizada nas nossas pastas. Esses encontros são importantes para alinharmos nossa comunicação e temos que lembrar que as críticas vão vir, mas isso é natural e temos que superar. Vamos tocar o barco, porque esse planejamento é muito importante. É o momento de sermos transparentes e de união, porque somos capazes de fazer muito mais”, afirmou o governador aos gestores estaduais.

Governador liderou o encontro de resultados e metas com os gestores estaduais. Foto: Diego Gurgel/Secom
O encontro visa apresentar os resultados de 2023 e planejar as ações estratégicas para 2024. Os órgãos de governo foram divididos em quatro grandes áreas, cada uma com 30 minutos para apresentação, permitindo questionamentos e alinhamentos vindos do governador.
O secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, destacou: “Nós temos que nos enxergar completamente como equipe governamental”, reforçando a coesão necessária para o sucesso conjunto.
O secretário de Governo, Alysson Bestene, um dos organizadores do evento, reforçou a meta central do encontro: “O objetivo aqui hoje é saber como cada secretaria está funcionando e todos nós, como equipe, sairemos daqui alinhados e reforçados de informações de todas as áreas”.

Secretário Alysson Bestene reforçou união entre todas as pastas por resultados. Foto: Diego Gurgel/Secom
Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Mulher: avanços e desafios para 2024
A primeira apresentação focou no setor de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Mulher, destacando os resultados da Fundhacre, como os mutirões de cirurgias, transplantes e o fortalecimento do serviço de apoio diagnóstico terapêutico.
Na Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), a execução financeira em 2023 atingiu 95,45%, resultando em um aumento na captação de recursos e mais orçamento federal. Para 2024, a meta é ampliar a arrecadação, habilitar serviços e unidades, com a estruturação das regionais de saúde.
A Secretaria da Mulher (Semulher) celebrou a implantação da sede na capital, a ampliação da transversalidade das políticas públicas e a implantação do fluxo de atendimento às mulheres em todos os municípios. A pasta de Assistência Social destacou o fomento a projetos de 67 organizações da sociedade civil, além de outras realizações. O Procon registrou quase 19 mil atendimentos aos direitos do consumidor em 2023, com a meta de ampliar ainda mais o alcance em 2024.

Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Mulher apresentaram seus resultados e metas. Foto: Diego Gurgel/Secom
Segurança Pública: redução de homicídios e avanços operacionais
O segundo segmento abordou a área de Segurança Pública. O Acre foi um dos cinco estados que mais reduziu homicídios intencionais no Brasil. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) destacou a busca por recursos externos e comemorou a execução em 80%. O Proerd alcançou 196 mil alunos, e a Polícia Militar realizou quase dez mil operações em 2023.
O Corpo de Bombeiros destacou o atendimento durante enxurradas e alagações, atendendo 23 mil pessoas. O destaque agora é a aquisição de uma nova aeronave. A Polícia Civil reinaugurou a Delegacia da Mulher, realizou operações contra quadrilhas e crimes contra a vida, destacando o papel do Instituto de Identificação.
O Instituto Penitenciário (Iapen) entregou 30 novas viaturas em 2023 e deu início à ordem de serviço do Presídio Feminino. O Instituto Socioeducativo (ISE) comemorou a contratação de 320 servidores efetivos e a diminuição da reincidência. O Detran destacou o sucesso da CNH social e a entrega de capacetes para motoqueiros, visando a uma nova sede na capital e à ampliação dos programas em 2024.
Infraestrutura: expansão e desenvolvimento
A terceira área apresentada foi a de Infraestrutura. O Saneamento (Saneacre) destacou dez quilômetros de expansão da rede em todo o estado e a reforma de quatro sedes. A Secretaria de Obras Públicas (Seop) ressaltou entregas importantes, como o Museu dos Povos Acreanos, a Procuradoria-Geral do Estado e o Centro Integrado de Segurança de Mâncio Lima e Porto Walter. Em 2023, foram realizados 50 processos licitatórios.

Gladson Cameli reforçou a importância do alinhamento entre todos. Foto: Diego Gurgel/Secom
O Deracre celebrou conquistas como a recuperação de ramais em todo o estado, avançando em projetos como a Estrada da Variante e a Ponte da Sibéria, ambas em Xapuri. A área de Habitação destacou avanços para a construção de 2.220 unidades habitacionais a partir deste ano.
Educação, Cultura e Esporte: investimentos e resultados
O último setor do dia foi o de Educação, Cultura e Esporte. A Secretaria de Educação enfatizou a entrega de fardamento e material para todos os alunos do Acre, a distribuição de 36 mil tablets, 136 escolas equipadas com laboratórios, o programa Pré-Enem para 19 mil alunos e o maior concurso público da história da educação. A área de esportes destacou ações comunitárias e apoio aos atletas paralímpicos.
A Fundação Elias Mansour (FEM) projetou a entrega de espaços culturais, como o Museu dos Povos Acreanos, o Museu da Borracha, o Memorial dos Autonomistas, Teatro Barracão Matias e o Centro de Artesanato. Ficou evidente na projeção o sucesso na organização de grandes eventos e os inúmeros projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo.
O encontro, que proporcionou uma visão abrangente dos avanços e desafios em diversas áreas, continuará na segunda-feira, 19, com a apresentação das demais áreas governamentais.
O evento estratégico não apenas revela os resultados conquistados em 2023, mas também define metas e diretrizes para o ano de 2024. A união e comprometimento destacados pelo governador e pelos secretários sinalizam a busca por uma gestão eficiente e transparente, capaz de superar desafios e proporcionar melhorias significativas para a população acreana.
As áreas de Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura, Educação, Cultura e Esporte foram abordadas de maneira abrangente, revelando a amplitude e diversidade dos esforços do governo estadual. A continuação do encontro promete oferecer uma visão completa do panorama governamental, refletindo o compromisso em promover o desenvolvimento e o bem-estar do Estado do Acre.
Comentários
Flash
Municípios do Acre mantém mobilização para aumentar coberturas vacinais de crianças e adolescentes
Pais, mães e responsáveis, devem procurar postos de vacinação e vacinem crianças e adolescentes
Os 22 municípios da Macrorregião Única de Saúde do Acre – entre eles Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais registradas desde janeiro preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Em Cruzeiro do Sul, a técnica de laboratório Catiane Alencar, de 45 anos, mantém a caderneta da filha, de 10 anos, sempre atualizada. Para a moradora do bairro Arthur Maia, vacinar é um gesto de amor.
“Minha filha tem 10 anos, tomou todas as vacinas, todas as vacinas que têm na rede pública. Acredito nas vacinas porque, hoje em dia, existem muitas doenças que foram erradicadas a partir do surgimento das vacinas.”
Para ampliar a imunização, o estado Acre realiza uma classificação de risco para cada município. Com base nela, são definidas estratégias específicas. A informação é da coordenadora de imunização do Acre, Renata Aparecida Quiles.
A Operação Gota, vacinação realizada pela Força Aérea com helicóptero em áreas de difícil acesso, é uma dessas ações.
A coordenadora reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia.
“Precisa vacinar e vacinar na idade preconizada pelo Ministério da Saúde, com isso a criança obtém a melhor resposta imunológica e com isso também resulta na diminuição da circulação das doenças.”
O esforço é para garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e Covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. . É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos até dezembro deste ano. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre as coberturas vacinais impede o retorno de das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são muito boas, são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
Atenção, pais e responsáveis do Acre! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Comentários
Flash
Motociclista fica ferido após colisão com táxi em Epitaciolândia
Acidente ocorreu na Avenida Santos Dumont e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira, por volta das 10h30, deixou um motociclista ferido na Avenida Santos Dumont, em Epitaciolândia, no interior do Acre. A ocorrência mobilizou equipes de resgate do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
No local, os socorristas encontraram a vítima, identificada como Erivelton da Silva, de 34 anos, caída ao solo. Ele apresentava ferimento cortante no supercílio esquerdo e escoriações pelo corpo, mas, segundo a equipe de resgate, não havia sinais aparentes de fraturas.
De acordo com as informações repassadas, Erivelton conduzia uma motocicleta preta de origem boliviana, placa NN-3822, quando colidiu com um táxi de cor branca, placa QLW1J64. Após os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde para avaliação médica.
As circunstâncias da colisão não foram detalhadas e o caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Flash
Tá virando moda? Homem é preso após tentar agredir enfermeiro e tomar arma de vigilante no PS de Rio Branco
Francisco Daniel Costa dos Santos, de 38 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (22) após uma tentativa de agressão e roubo no Pronto-Socorro de Rio Branco, localizado na Avenida Nações Unidas, na capital acreana.
De acordo com informações da Polícia Militar, Francisco deu entrada na unidade hospitalar em busca de atendimento médico. Durante o procedimento de triagem, ele retirou um termômetro que havia sido colocado em sua axila e tentou ferir um enfermeiro.
Diante da agressão, vigilantes do hospital foram acionados para conter o paciente. Ainda segundo a polícia, o homem reagiu de forma violenta, entrou em luta corporal e tentou tomar a arma de fogo de um dos seguranças. A ação foi contida, e Francisco acabou imobilizado no local.
Policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão foram acionados, deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
O caso será apurado pelas autoridades competentes.




























Você precisa fazer login para comentar.