Flash
Governo do Estado do Acre realiza encontro estratégico para avaliação e planejamento
O auditório do Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, foi palco na manhã desta sexta-feira, 16, da primeira etapa de um encontro relevante promovido pelo governo do Estado do Acre. Liderado pelo governador Gladson Cameli, o evento reuniu diversos órgãos, secretarias e autarquias estaduais, em uma avaliação profunda e estratégica.
“Agradeço de coração a dedicação e empenho de cada um de vocês. Estamos juntos, seja no sol, na chuva, ou na sombra. O sucesso do nosso governo só se concretiza com o sucesso da gestão realizada nas nossas pastas. Esses encontros são importantes para alinharmos nossa comunicação e temos que lembrar que as críticas vão vir, mas isso é natural e temos que superar. Vamos tocar o barco, porque esse planejamento é muito importante. É o momento de sermos transparentes e de união, porque somos capazes de fazer muito mais”, afirmou o governador aos gestores estaduais.

Governador liderou o encontro de resultados e metas com os gestores estaduais. Foto: Diego Gurgel/Secom
O encontro visa apresentar os resultados de 2023 e planejar as ações estratégicas para 2024. Os órgãos de governo foram divididos em quatro grandes áreas, cada uma com 30 minutos para apresentação, permitindo questionamentos e alinhamentos vindos do governador.
O secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, destacou: “Nós temos que nos enxergar completamente como equipe governamental”, reforçando a coesão necessária para o sucesso conjunto.
O secretário de Governo, Alysson Bestene, um dos organizadores do evento, reforçou a meta central do encontro: “O objetivo aqui hoje é saber como cada secretaria está funcionando e todos nós, como equipe, sairemos daqui alinhados e reforçados de informações de todas as áreas”.

Secretário Alysson Bestene reforçou união entre todas as pastas por resultados. Foto: Diego Gurgel/Secom
Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Mulher: avanços e desafios para 2024
A primeira apresentação focou no setor de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Mulher, destacando os resultados da Fundhacre, como os mutirões de cirurgias, transplantes e o fortalecimento do serviço de apoio diagnóstico terapêutico.
Na Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), a execução financeira em 2023 atingiu 95,45%, resultando em um aumento na captação de recursos e mais orçamento federal. Para 2024, a meta é ampliar a arrecadação, habilitar serviços e unidades, com a estruturação das regionais de saúde.
A Secretaria da Mulher (Semulher) celebrou a implantação da sede na capital, a ampliação da transversalidade das políticas públicas e a implantação do fluxo de atendimento às mulheres em todos os municípios. A pasta de Assistência Social destacou o fomento a projetos de 67 organizações da sociedade civil, além de outras realizações. O Procon registrou quase 19 mil atendimentos aos direitos do consumidor em 2023, com a meta de ampliar ainda mais o alcance em 2024.

Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Mulher apresentaram seus resultados e metas. Foto: Diego Gurgel/Secom
Segurança Pública: redução de homicídios e avanços operacionais
O segundo segmento abordou a área de Segurança Pública. O Acre foi um dos cinco estados que mais reduziu homicídios intencionais no Brasil. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) destacou a busca por recursos externos e comemorou a execução em 80%. O Proerd alcançou 196 mil alunos, e a Polícia Militar realizou quase dez mil operações em 2023.
O Corpo de Bombeiros destacou o atendimento durante enxurradas e alagações, atendendo 23 mil pessoas. O destaque agora é a aquisição de uma nova aeronave. A Polícia Civil reinaugurou a Delegacia da Mulher, realizou operações contra quadrilhas e crimes contra a vida, destacando o papel do Instituto de Identificação.
O Instituto Penitenciário (Iapen) entregou 30 novas viaturas em 2023 e deu início à ordem de serviço do Presídio Feminino. O Instituto Socioeducativo (ISE) comemorou a contratação de 320 servidores efetivos e a diminuição da reincidência. O Detran destacou o sucesso da CNH social e a entrega de capacetes para motoqueiros, visando a uma nova sede na capital e à ampliação dos programas em 2024.
Infraestrutura: expansão e desenvolvimento
A terceira área apresentada foi a de Infraestrutura. O Saneamento (Saneacre) destacou dez quilômetros de expansão da rede em todo o estado e a reforma de quatro sedes. A Secretaria de Obras Públicas (Seop) ressaltou entregas importantes, como o Museu dos Povos Acreanos, a Procuradoria-Geral do Estado e o Centro Integrado de Segurança de Mâncio Lima e Porto Walter. Em 2023, foram realizados 50 processos licitatórios.

Gladson Cameli reforçou a importância do alinhamento entre todos. Foto: Diego Gurgel/Secom
O Deracre celebrou conquistas como a recuperação de ramais em todo o estado, avançando em projetos como a Estrada da Variante e a Ponte da Sibéria, ambas em Xapuri. A área de Habitação destacou avanços para a construção de 2.220 unidades habitacionais a partir deste ano.
Educação, Cultura e Esporte: investimentos e resultados
O último setor do dia foi o de Educação, Cultura e Esporte. A Secretaria de Educação enfatizou a entrega de fardamento e material para todos os alunos do Acre, a distribuição de 36 mil tablets, 136 escolas equipadas com laboratórios, o programa Pré-Enem para 19 mil alunos e o maior concurso público da história da educação. A área de esportes destacou ações comunitárias e apoio aos atletas paralímpicos.
A Fundação Elias Mansour (FEM) projetou a entrega de espaços culturais, como o Museu dos Povos Acreanos, o Museu da Borracha, o Memorial dos Autonomistas, Teatro Barracão Matias e o Centro de Artesanato. Ficou evidente na projeção o sucesso na organização de grandes eventos e os inúmeros projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo.
O encontro, que proporcionou uma visão abrangente dos avanços e desafios em diversas áreas, continuará na segunda-feira, 19, com a apresentação das demais áreas governamentais.
O evento estratégico não apenas revela os resultados conquistados em 2023, mas também define metas e diretrizes para o ano de 2024. A união e comprometimento destacados pelo governador e pelos secretários sinalizam a busca por uma gestão eficiente e transparente, capaz de superar desafios e proporcionar melhorias significativas para a população acreana.
As áreas de Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura, Educação, Cultura e Esporte foram abordadas de maneira abrangente, revelando a amplitude e diversidade dos esforços do governo estadual. A continuação do encontro promete oferecer uma visão completa do panorama governamental, refletindo o compromisso em promover o desenvolvimento e o bem-estar do Estado do Acre.
Comentários
Flash
Tadeu Hassem destaca ações do Deracre e pede melhorias em ramais de Plácido de Castro
O deputado Tadeu Hassem (Republicanos) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante sessão desta quarta-feira (04), para reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) em diferentes regiões do estado. O parlamentar destacou as ações realizadas em parceria com as prefeituras e citou como exemplo o município de Brasileia, onde o órgão mantém frentes de trabalho tanto na área urbana quanto na zona rural, mesmo durante o período de inverno amazônico.
Segundo ele, o município enfrentou fortes chuvas nos primeiros meses do ano, o que provocou danos em pontes e bueiros, exigindo atuação conjunta entre o governo estadual e a prefeitura. “Quero fazer um reconhecimento ao trabalho do Deracre em parceria com a prefeitura de Brasiléia, com o prefeito Carlinho do Pelado. Mesmo nesse período invernoso, o Estado está presente com pavimentação de ruas e também na recuperação de pontes e bueiros que foram destruídos pelas chuvas”, afirmou.
Durante o pronunciamento, Tadeu Hassem também apresentou o requerimento nº 242 solicitando providências ao Deracre para melhorias em ramais do município de Plácido de Castro. O parlamentar informou que esteve recentemente na região ao lado de lideranças locais, visitando comunidades e identificando demandas urgentes de infraestrutura.
O pedido inclui a realização de melhorias no ramal Mendes Carlos I, localizado na C-40, quilômetro 90, além da construção de uma ponte de madeira no distrito de São Raimundo, no ramal da Ana. “Estivemos nesses locais e verificamos a necessidade de intervenção. Já existe um trabalho positivo no ramal da Letra, em Plácido de Castro, feito pelo Deracre em parceria com a prefeitura, e queremos que esse mesmo cuidado chegue a esses outros ramais”, destacou.
O deputado concluiu reforçando a importância das visitas às comunidades para identificar as demandas da população e encaminhar providências. “É nas visitas à base que a gente identifica as necessidades reais das pessoas. Por isso apresentamos esse requerimento pedindo melhorias nesses ramais, fundamentais para o deslocamento das famílias e para o escoamento da produção rural”, finalizou.
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale
Comentários
Flash
Carlinhos do Pelado acompanha Defesa Civil Nacional em vistorias a áreas atingidas por enxurrada e locais de futuras moradias em Brasiléia
Equipe técnica federal avaliou danos estruturais em pontes e bueiros que isolaram mais de 500 famílias em janeiro; projeto prevê construção de 63 casas populares para vítimas da inundação de 2024

A agenda com a equipe da Defesa Civil Nacional foi encerrada no início da noite desta terça-feira (3), no gabinete de trabalho do prefeito, na Prefeitura de Brasiléia. Foto: assessoria
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhou nesta terça-feira (3) a equipe técnica da Defesa Civil Nacional em visitas às áreas da zona rural do município afetadas pela forte enxurrada registrada no final de janeiro. A agenda contou ainda com a participação de técnicos da Defesa Civil Municipal e Estadual.
Durante todo o dia, engenheiros e técnicos vistoriaram os pontos mais críticos atingidos pelas chuvas intensas, que danificaram 13 pontes e 20 linhas de bueiros, deixando, à época, mais de 500 famílias isoladas. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 1,5 milhão. As visitas técnicas foram encerradas na ponte do Ramal Santa Luzia, no km 84, uma das estruturas mais impactadas pela força das águas.
Participaram da vistoria técnica os engenheiros civis da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ademar Lopes e Lilian Alves, que integraram a missão oficial da Defesa Civil Nacional no município. Os profissionais acompanharam in loco os danos estruturais e dialogaram com a equipe municipal sobre as intervenções necessárias.

Participaram da vistoria técnica os engenheiros civis da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ademar Lopes e Lilian Alves, que integraram a missão oficial da Defesa Civil Nacional no município. Foto: assessoria
Construção de moradias
As equipes também avaliaram áreas destinadas à construção de 63 casas populares para famílias atingidas pela grande inundação de 2024, que foi a maior enchente da história do município, quando o Rio Acre atingiu 15,56 metros.
No início de fevereiro, o prefeito decretou situação de emergência no município, medida que foi reconhecida pelo Governo Federal conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), garantindo respaldo legal para a busca de recursos e apoio técnico.
A vinda da equipe federal ocorreu após agenda do prefeito em Brasília, onde esteve no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em reunião com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, solicitando apoio para o município.

A vinda da equipe federal ocorreu após agenda do prefeito em Brasília, onde esteve no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em reunião com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. Foto: assessoria
O prefeito destacou a importância da articulação institucional e agradeceu o apoio recebido. “Estamos aqui acompanhados da Defesa Civil Nacional, através de uma ida nossa em Brasília, quando fizemos visita lá em busca de emendas para o nosso município. Lá, conseguimos falar com o secretário nacional de Defesa Civil, que abriu novamente uma oportunidade para que nós de Brasiléia ganhássemos 63 casas populares para serem construídas em decorrência da alagação de 2024. Também vieram visitar in loco tudo o que foi ocasionado durante aquela forte cheia que não atingiu o rio principal, mas os igarapés, no mês de janeiro, quando decretamos estado de emergência”, afirmou.
O gestor municipal também agradeceu ao governo federal pelo reconhecimento da situação de emergência e pelos investimentos destinados ao município, além do apoio do Governo do Estado, na pessoa do governador Gladson Cameli, e da equipe da Defesa Civil Estadual.

As visitas técnicas foram encerradas na ponte do Ramal Santa Luzia, no km 84, uma das estruturas mais impactadas pela força das águas. Foto: assessoria
Trabalho técnico
O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, ressaltou que o trabalho técnico é fundamental para garantir agilidade na liberação de recursos e execução das obras emergenciais. “Essa vistoria detalhada com os engenheiros da Defesa Civil Nacional é essencial para consolidarmos os relatórios técnicos, atualizarmos os danos e prejuízos e assegurarmos os recursos necessários para reconstrução das pontes, recuperação dos bueiros e implementação de medidas preventivas. O município está monitorando permanentemente as áreas de risco e fortalecendo o plano de contingência”, destacou.
A agenda com a equipe da Defesa Civil Nacional foi encerrada no início da noite desta terça-feira (3), no gabinete de trabalho do prefeito, na Prefeitura de Brasiléia, onde foram feitos os últimos encaminhamentos técnicos e institucionais, consolidando as demandas apresentadas ao Governo Federal.
A expectativa da gestão municipal é que, com o reconhecimento federal e os laudos técnicos concluídos, os investimentos avancem para restabelecer a trafegabilidade nos ramais e garantir moradia digna às famílias afetadas.

Durante todo o dia, engenheiros e técnicos vistoriaram os pontos mais críticos atingidos pelas chuvas intensas, que danificaram 13 pontes e 20 linhas de bueiros, deixando, à época, mais de 500 famílias isoladas. Foto: assessoria
Comentários
Flash
Governador e vice entregam 80 casas do populares na Cidade do Povo
Em mais uma ação voltada à redução do déficit habitacional no estado, o governador do Acre, Gladson Camelí, na companhia da vice-governadora, Mailza Assis, realizou nesta terça-feira, 3, a entrega de 80 unidades habitacionais do Programa Pró-Moradia, no loteamento Cidade do Povo, em Rio Branco.

A iniciativa integra um empreendimento maior, composto por 383 casas, e representa mais um avanço da política estadual de habitação direcionada às famílias em situação de vulnerabilidade social. As moradias foram construídas por meio da atuação da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb).
As 80 unidades entregues nesta terça beneficiam famílias inscritas no Cadastro Único, contempladas pelo Bolsa Família ou pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de famílias chefiadas por mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, atingidas por alagações do Rio Acre, desastres naturais, residentes em áreas de risco e em situação de ônus excessivo com aluguel, entre outros critérios sociais prioritários.
Durante a solenidade, Gladson Camelí destacou o impacto social da iniciativa. “Não existe política pública mais transformadora do que aquela que entrega dignidade. E dignidade começa com um lar. Um lugar onde a gente fecha a porta e sente segurança, onde as crianças podem dormir tranquilas”, afirmou. O governador também ressaltou que, até o final do ano, a meta é entregar cerca de 2.700 casas com apoio do governo federal.

“Essas casas estão sendo destinadas a quem mais precisa. Muitas famílias já enfrentaram as cheias do Rio Acre, perderam móveis, viveram em aluguel social ou até mesmo em situação de rua. O que estamos entregando hoje não é apenas uma chave, é a chance de começar um novo capítulo”, acrescentou.
A vice-governadora Mailza Assis também enfatizou o compromisso da gestão. “O nosso governo trabalha com empenho para garantir o melhor à população. Que essas 80 novas moradias sejam lares de paz, felicidade e prosperidade para as famílias”, declarou.

Cada casa possui 44,05 metros quadrados de área construída, com dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro e área de serviço. As obras tiveram prazo de execução de 21 meses, totalizando 646 dias de trabalho.
O investimento total nas 80 unidades, incluindo os terrenos, é de R$ 8 milhões e 73 mil, com recursos provenientes de fontes próprias do Estado e de operações de crédito. O valor médio de cada unidade, também considerando o terreno, é de aproximadamente R$ 125 mil, evidenciando o investimento concreto na política habitacional, com garantia de estrutura adequada e segurança jurídica às famílias contempladas.
O secretário de Habitação, Egleuson Santiago, comemorou o momento. “Estou muito alegre em compartilhar esse momento com as famílias que estão recebendo seus lares e vão reiniciar suas histórias em uma nova habitação. Peço que cada um zele pela sua nova casa”, destacou.

Entre os beneficiados está Merizan de Souza, que celebrou a conquista da casa própria. “Agradeço ao governador e a toda a equipe de governo por me proporcionar esse sonho realizado. Minha família é composta por cinco pessoas e vamos fazer um bom proveito da nossa nova casa, que será o nosso lar maravilhoso”, afirmou.

A previsão do governo é que outras 102 casas sejam entregues até o final de março, dando continuidade ao cronograma do Programa Pró-Moradia e reforçando a política de habitação como eixo estratégico de desenvolvimento social no Acre.
The post Governador e vice entregam 80 casas do populares na Cidade do Povo appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE







































Você precisa fazer login para comentar.