Flash
Governo do Acre reforça segurança pública com entrega de veículos, equipamentos e capacitação de agentes
Em mais uma ação de fortalecimento da segurança pública do Acre, na manhã desta quinta-feira, 26, o governo do Estado realizou a entrega de nove veículos e equipamentos para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar (PMAC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC). Além dos veículos, foi feita a entrega de drones e equipamentos de informática.

Na solenidade foi realizada a entrega de 9 veículos. Foto: José Caminha/Secom
Todas as entregas são fruto do trabalho conjunto entre o governo do Estado e senadores Sérgio Petecão, Alan Rick e do deputado federal Coronel Ulysses, totalizando cerca de R$ 3,6 milhões investidos.
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou da solenidade e destacou o compromisso governamental com o Sistema de Segurança Pública: “Esse investimento que voltamos para a segurança é fundamental e tem um retorno direto para o bem-estar de todos os acreanos. Com responsabilidade, queremos garantir a segurança dos agentes que colocam as suas vidas em risco; para isso investimos em equipamentos adequados e boas condições de trabalho”.

“A eficiência da nossa segurança pública significa um passo importante para o desenvolvimento econômico e social do Acre”, disse a vice-governadora. Foto: José Caminha/Secom
O senador Sérgio Petecão, que atualmente preside a Comissão de Segurança Pública do Senado nacional, destinou quatro veículos para uso da segurança estadual: “Não tem nada mais sensível que a segurança da sociedade. E, em escala nacional, devemos entender que o Acre não precisa de privilégios e sim de um tratamento diferenciado, melhor entendendo as nossas particularidades”.
O senador Alan Rick também destinou quatro veículos para o governo do Acre e ressaltou: “Temos a base da segurança quando apoiamos o esporte, a educação e diversas outras políticas públicas primordiais para o bem-estar e formação dos cidadãos. A segurança pública pode contar comigo”.
O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, exaltou a atual situação de proteção do Acre: “Percebe-se nas ruas uma segurança pública completamente equipada, com profissionais qualificados e munidos de bons uniformes, veículos e equipamentos”. E completou: “Também queremos capacitar nossos profissionais, tendo em vista a importância da educação para a realização de um trabalho de excelência”.

Secretário de Estado também levantou importância de ações de prevenção, com segurança atuando para evitar crimes com maior eficiência. Foto: José Caminha/Secom
Qualificando a segurança
O evento também foi oportuno para a assinatura da ordem de serviço com a empresa United States Police Instructor Team (USPIT) para a realização do curso SWAT Operations Advanced, aprimorando a atuação de 66 operadores de segurança pública do Acre.
SWAT é a sigla em inglês para Special Weapons and Tactics, que significa Armas e Táticas Especiais. Nos Estados Unidos, é o nome de unidades policiais especializadas em grandes cidades, que são selecionadas, treinadas, disciplinadas e equipadas com armamento pesado.
Prevista para março, a qualificação é resultado de emenda parlamentar do deputado Coronel Ulysses, em cooperação com o governo estadual que visa qualificar profissionais nos próximos quatro anos, para garantir segurança de melhor qualidade aos acreanos e o aprimoramento profissional de integrantes do sistema.
A capacitação será realizada na sede do Instituto de Segurança Pública da Lake Technical College (Lake Technical College Institute of Public Safety), na Flórida. O treinamento será ministrado por instrutores que oferecem consultoria a instituições do sistema de justiça criminal e especialização para operadores do sistema de segurança pública, juízes e promotores.
O deputado federal afirmou: “A segurança do Acre evoluiu muito sob a visão do governador Gladson, com toda a sua equipe; muitas mãos que trabalham para cuidar da nossa sociedade. Estamos trabalhando diretamente de Brasília para garantir as melhores condições possíveis”.

Quanto à destinação de emendas para a profissionalização de agentes, Mailza manifestou gratidão aos deputados. Foto: José Caminha/Secom
Reconhecimento
Além dos investimentos materiais para as instituições de segurança, o governador do Acre prestou homenagem ao ex-secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, com a entrega da medalha de mérito da Segurança Pública pelos serviços prestados ao Estado.

“Com muito orgulho, eu recebo essa medalha, que representa os avanços do governo do Acre”, agradeceu Paulo Cézar. Foto: José Caminha/Secom
Paulo Cézar dedica-se à segurança pública há mais de 25 anos e hoje em dia atua em Brasília com articulações de segurança para o Acre: “A passagem por essa casa foi o maior desafio da minha vida, por isso eu recebo esse reconhecimento com muita felicidade. Agradeço pela confiança do governador Gladson Cameli, pela contribuição da secretária estadual Márdhia El-Shawwa e de toda a estrutura do governo. Nós trabalhamos juntos na busca de transformar a segurança pública acreana e os números evidenciam o progresso que conquistamos”.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.
Comentários
Flash
Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.
Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.
O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC
“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.
A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.
A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.













Você precisa fazer login para comentar.