fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo do Acre recepciona carga experimental vinda do Porto de Chancay

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a diretoria da Administração da Zona de Processamento de Exportação (AZPE), recepcionou nesta quarta-feira, 7, no pátio da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard, a carga experimental de um container que saiu do Porto de Chancay, em Lima (PE), e chegou até o Acre.

Recepção foi feita no pátio da ZPE, em Senador Guiomard. Área está sendo reformada pela Seop. Foto: Sabrina Salomon/Seict

A viagem piloto faz parte do plano estratégico do governo do Acre de firmar uma cooperação com a empresa Cosco Shipping – que administra o terminal de alta capacidade – no sentido de transformar a ZPE em um centro de distribuição e logística para apoiar cargas oriundas da Ásia.

Uma proposta de cooperação entre a ZPE e as zonas econômicas especiais do Peru foi apresentada à direção da Cosco Shipping em julho deste ano, durante a programação do Encontro Trinacional de governos da Rota Quadrante Rondon, em Rio Branco.

A chegada da carreta foi acompanhada pelo titular da Seict, Assurbanípal Mesquita; pelo presidente da AZPE, Allan Lima; e pelo diretor de assuntos aduaneiros, Marcos de Morais. O percurso foi de 2.700 km desde Chancay até o município de Senador Guiomard.

“O Estado tem trabalhado para colocar o Acre como portal de entrada e saída dos produtos para o Brasil por meio da rota Quadrante Rondon. Esse estudo de prospecção e logística com carga simulada que acompanhamos hoje representa um avanço na proposta de parceria que apresentamos à Cosco Shipping para viabilizar a ZPE como entreposto”, afirmou Mesquita.

Governador Gladson Cameli foi convidado para participar da inauguração do Porto de Chancay, prevista para acontecer em novembro, no Peru. Foto: Secom/Arquivo

Mesquita destacou, ainda, que o governador Gladson Cameli vem fomentando diversas agendas para transformar o estado do Acre em um hub de conexão do Brasil com o Pacífico. “São ações que visam dar maior visibilidade internacional, além da atração de mais investimentos, combinando crescimento econômico e sustentabilidade ambiental”, acrescentou.

O operador de transportes da empresa Kala, John Llontop, falou sobre a rota feita desde o Porto de Chancay, localizado a 60 km de Lima, passando pelas cidades de Arequipa, Juliaca, Mazuko, Puerto Maldonado, Iñapari (no Peru), Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Capixaba, Senador Guiomard (no Brasil). “O objetivo é fazer um levantamento de toda a rota, tanto em quilometragem, como as viabilidades econômicas e os principais desafios até chegar à ZPE no Acre”, confirmou Llontop.

O presidente da AZPE, Allan Lima, relatou que a agenda faz parte do aperfeiçoamento do plano de integração de exportações e importações entre Brasil e Peru, tendo a estrada do Pacífico como principal rota. “É mais uma etapa nas negociações com a Cosco Shipping para garantir segurança e sucesso nas operações, envolvendo cotação de fretes, coordenação de embarques, desembaraços aduaneiros, emissão de documentos, anuência em órgãos reguladores e certificações”, garantiu Lima.

Cerca de 2.700 km foram percorridos pela carreta até chegar ao Acre, passando pelo Oceano Pacífico e a Selva Peruana. Foto: John Llontop/Cosco Shipping

A rota da viagem piloto

A escolha de Arequipa como rota se deu, segundo Llontop, pela baixa altitude (a 2300 metros). A segunda maior cidade em população do Peru estende-se numa área de oasis localizada num vale das montanhas desérticas da cordilheira dos Andes.

Trecho de Ollachea, entrada Selva Andina pela carretera do Pacífico. Percurso considerado mais difícil pelo lado peruano. Foto: John Llontop/Cosco Shipping

De Arequipa, a carreta passou por Juliaca, sudeste do Peru, capital da província de São Romão, na região de Puno, seguindo por Mazuko, depois Puerto Maldonado e Iñapari, na trifronteira. Parte do percurso é pela Seiva Peruana, na região de Ollacchea.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 200 mulheres lideranças evangélicas expressam agradecimento à vice-governadora Mailza durante 1º Ameacre Mulher

Publicado

em

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou neste sábado, 22, do 1º Ameacre Mulher, encontro que juntou mais de 200 pastoras, ministras e lideranças evangélicas de todo o Acre na sede da Igreja Assembleia de Deus AD Brás Madureira, em Rio Branco.

A iniciativa da Associação de Ministros Evangélicos do Acre (Ameacre), por meio do departamento de Mulheres da Associação de Ministras do Evangelho do Acre (Ameacre Mulher), é liderada pela pastora Cida Moura, a primeira mulher a presidir o campo da Assembleia de Deus no estado.

Durante o encontro, as mulheres lembraram do apoio mútuo do governo à comunidade evangélica do Acre.

Mailza, que também é secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), destacou a participação das mulheres e o compromisso do governo do Acre com a comunidade religiosa.

“Conheço a Ameacre há 28 anos e hoje é um dia feliz ao me juntar a tantas mulheres que fazem a diferença em suas cidades, bairros, interior do nosso Acre. É uma alegria ver essa harmonia, essa paz nas igrejas, e me emociono com tantas mulheres ocupando esse espaço”, disse.

A vice-governadora reforçou que como gestora, está na luta pelo crescimento econômico, fortalecimento das famílias, combate a violência contra as mulheres, combate as desigualdades sociais e proteção às crianças e destacou que as igrejas tem ajudado nesse desafio.

“Parabenizo por esse gesto da Ameacre, e agora com a Ameacre Mulher, de juntar, de agregar. Somos o governo do respeito, que trabalha para toda a comunidade religiosa do Acre”, afirmou Mailza.

Presidente da Adebras e uma das idealizadoras do evento, pastora Cida Moura, agradeceu o trabalho do governo do Acre.

“Mailza é uma das maiores apoiadoras da Ameacre desde antes de ser senadora da República. Como parlamentar, deu sua contribuição e continua agora como vice-governadora. Uma honra no primeiro encontro da Ameacre Mulher ter sua presença” e reforçou dizendo que essa parceria e união potencializa o trabalho social que as igrejas já executam.

O presidente da Ameacre, pastor Eldo Gama, disse que o encontro permite uma integração entre as mulheres e ressaltou a parceria do Estado. “Temos uma vice-governadora evangélica e um governador muito parceiro. Agradecemos por nos ajudar na Marcha para Jesus e a Noite Gospel na Expoacre, principais eventos da comunidade gospel no estado. Essas iniciativas do governo são um refúgio para o povo cristão”, destacou.

O violinista José Carlos Souza deixou o momento ainda mais especial. Morador da zona rural do Bujari, conta que soube do evento, por uma rede social. “Me ofereci para tocar. Fiquei muito feliz quando recebi a resposta que sim. Uma honra fazer parte deste momento”, conta.

Membro da Assembleia de Deus Unificada, José Carlos da aulas de música e violão, outro instrumento que toca, para crianças e adolescentes no município.

Programa Igreja Legal

Além de apoiar os eventos gospel no estado, a gestão do governador Gladson Cameli tem feito uma força-tarefa para regularização fundiária e documentação de templos religiosos em todo o Estado por meio do Programa Igreja Legal, do Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

Devido a importância das atividades sociais e espirituais que as entidades religiosas desenvolvem, o governador incluiu a iniciativa no plano plurianual (PPA 2024-2027), que garante orçamento próprio para implementação do programa.

Todas as instituições religiosas podem participar do programa. Já foram entregues documentos para diversas entidades, incluindo o Santo Daime, igrejas evangélicas, católicas e também espíritas. Dessa forma, o programa beneficia diferentes crenças, promovendo inclusão e apoio às iniciativas religiosas no Acre.

O programa oferece segurança jurídica e facilita o acesso ao crédito bancário para reformas das igrejas. Além disso, permite o fortalecimento de outras políticas públicas que as igrejas e denominações religiosas já desenvolvem no estado do Acre, contando com o apoio tanto do poder público estadual quanto municipal por meio dessa documentação.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ossada humana encontrada na divisa do Acre com RO pode ser de caseiro desaparecido

Publicado

em

A Polícia Civil de Extrema (RO), a 220 km de Rio Branco, investiga a possibilidade de que a ossada humana encontrada recentemente em uma área de mata fechada, no km 16 do Ramal Linha 1, no distrito de Vista Alegre do Abunã, pertença ao caseiro Aparecido Rodrigues Fróes, desaparecido na região no início de fevereiro.

Os restos mortais foram recolhidos por peritos do Instituto Médico Legal (IML) de Porto Velho, onde passarão por exames para identificação e determinação da causa da morte. Caso seja constatado óbito por causas naturais, o caso será encerrado. No entanto, se for confirmada morte violenta, um inquérito policial será instaurado.

Aparecido Rodrigues trabalhava em uma propriedade no Ramal Linha Nova e desapareceu misteriosamente no dia 4 de fevereiro. Após dias de buscas sem nenhum vestígio, um morador encontrou os restos mortais na manhã de quinta-feira (22), enquanto caçava na região. Entre os ossos localizados, estavam um crânio com cabelo e partes do esqueleto incompletas, possivelmente levadas por animais. Apenas exames da Polícia Técnica poderão confirmar se os restos pertencem ao trabalhador desaparecido.

Desaparecimento de moradores na região preocupa

A Ponta do Abunã, área marcada por disputas violentas por terras há anos, tem registrado desaparecimentos frequentes, muitos deles sem solução. O caso mais recente ocorreu no Ramal das Torres, na zona rural de Nova Califórnia, próximo à divisa com Lábrea (AM).

O pecuarista Ivanir Souza do Carmo, de 59 anos, saiu de casa na manhã de 23 de janeiro para consertar uma cerca e nunca mais foi visto. Seus filhos chegaram a fazer apelos públicos por informações, mas até o momento não houve qualquer pista sobre seu paradeiro.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

GEFRON apreende 23 kg de folhas de coca e resgata animais silvestres em operação na BR-364

Publicado

em


Condutor foi preso após abordagem; ação causou prejuízo de R$ 53 mil ao crime organizado, segundo estimativas.

Durante a vigência da **Operação PROTETOR das Fronteiras e Divisas**, o Grupo Especial de Operações em Fronteira (GEFRON), vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), realizou mais uma ação de combate aos crimes transfronteiriços. Em patrulhamento pela BR-364, a equipe abordou um veículo que seguia de Plácido de Castro com destino a Rio Branco.

Durante a busca veicular, os policiais encontraram no interior do carro três animais silvestres e, no bagageiro, aproximadamente 23 kg de folhas de coca. O condutor foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard, onde os procedimentos legais foram iniciados.

A ação resultou em um prejuízo estimado de R$ 53.180,00 ao crime organizado, reforçando o compromisso do GEFRON em proteger as fronteiras do estado do Acre e coibir atividades ilegais, como o tráfico de drogas e o comércio ilegal de animais silvestres.

Os animais resgatados foram encaminhados para cuidados especializados, enquanto as folhas de coca apreendidas serão destruídas conforme os protocolos legais. A operação destaca a importância do trabalho integrado das forças de segurança no combate aos crimes que afetam a região.

A população espera que ações como essa continuem sendo realizadas, garantindo a segurança e a preservação ambiental no estado. O GEFRON segue em alerta para interceptar novas atividades criminosas nas fronteiras acreanas.

Comentários

Continue lendo