Conecte-se conosco

Acre

Governo do Acre promove primeiro encontro de donos de startups com empresários da indústria

Publicado

em

O governo do Acre promoveu, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), na noite desta quarta-feira, dia 22, no Paris Karden, em Rio Branco, o primeiro encontro de donos de startups com empresários do setor industrial. Cases de sucesso apresentaram soluções de negócios, trocaram experiências, boas práticas na gestão, inovação, visando superações e oportunidades. “O governo está de parabéns pela promoção desse encontro, que é um incentivo para ideias brilhantes que precisam sair do papel”, disse Kaio Oliveira, da Aquiri Vale.

Encontro contou com apresentação de cases de sucesso na área de tecnologia e inovação do ecossistema do Acre. Foto: Sabrina Salomon/Seict

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, afirmou que o Estado atua como um catalisador do desenvolvimento regional, promovendo o crescimento das empresas, por meio da formação de talentos, pesquisas e colaboração. “É uma troca de experiências, já que, ao mesmo tempo, essas empresas podem apoiar o governo, por meio de parcerias estratégicas que resultam em inovação e geração de oportunidades”, disse.

O head de inovação do Sebrae-AC, Jorge Freitas, abriu as apresentações afirmando que o meet up integra três partes importantes da hélice de inovação: governo, setor produtivo e comunidade. “Isso pode significar o estreitamento de relações, o que pode nos levar para outro nível no que se refere à disponibilização de inovação e tecnologia para os setores mais tradicionais”, analisou.

Os empresários presentes conheceram ainda as histórias de sucesso de Adna Maia, da Rede Bionorte, e Vinicíus Ribeiro, da startup Wirespay financeiro. Rodadas de negócios foram promovidas após as apresentações com empresários de setores da indústria acreana.

Conexões permitiram a ampliação de conhecimentos entre donos de startups e empresários tradicionais. Foto: Sabrina Salomon/Seict

O estado do Acre tem a primeira incubadora fora da região metropolitana de Manaus. No total, 213 startups foram mapeadas pelo Sebrae. A Universidade Federal do Acre (Ufac) tem 13 incubadoras. Segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2023, o Acre figura como um dos estados que mais inova na Amazônia, ficando à frente das unidades federativas do Mato Grosso e de Roraima. Os dados são do Centro de Liderança Pública. Com relação a 2022, no quesito inovação, o Acre subiu dois pontos, ficando em 5º lugar em toda a Amazônia.

Prestigiaram o evento a diretora-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Iuçara Souza; a presidente do  Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), Alana Maia Albuquerque; o superintendente da Suframa no Acre, Jéfferson Barroso de Araújo; o diretor regional do Senai, Cesar Dotto; diretores e servidores da Seict.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo