fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo do Acre promove Campeonato de Free Fire para impulsionar cenário de e-sports

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), lançou na manhã desta sexta-feira, 12, na sede da Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco, o Campeonato Interbairros de Games, categoria Free Fire. Uma condição para participar do torneio é realizar inscrição em um curso de qualificação da plataforma Polo Digital, da Seict.

Evento conta com parceria entre secretarias estaduais, Assembleia Legislativa e iniciativa privada. Foto: Sabrina Salomon/Seict

O titular da Secretaria de Governo (Segov), Alysson Bestene, garantiu a realização da modalidade de jogos eletrônicos nas regionais de todo o estado. “O governo do Acre vem incentivando, por meio do programa Juntos pelo Acre, essa participação coletiva da sociedade na gestão de políticas públicas que envolvam cidadania. Essa agenda, em parceria com associações de moradores, fomenta educação para nossa juventude, além do sentimento de coletividade”, afirmou.

De acordo o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a ideia é unir “entretenimento e qualificação profissional, aproximando a juventude da tecnologia e inovação”.

As inscrições se iniciam na próxima segunda-feira, 15, por meio de uma plataforma eletrônica a ser divulgada. Os jogadores serão incentivados a se inscrever em atividades promocionais entre os dias 15 e 29 de abril, com integração e credenciamento marcados para 11 de maio e jogos disputados nas dez regionais de Rio Branco.

Alysson Bestene destacou ações de cidadania desenvolvidas pelo governo do Estado. Foto: Sabrina Salomon/Seict

“Todo o cronograma foi pensado para realizarmos as finais dos jogos durante a Expoacre 2024. Ano passado, essa modalidade já foi um sucesso. Queremos repetir esse evento, desta vez com etapas regionais, que integrarão ainda mais nossa juventude”, disse Ricardo Damasceno, diretor de Ciência e Tecnologia da Seict.

Com apoio da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), da Federação Acreana de Games e Tecnologia, da Liga Acreana de eSports e do Instituto Mercosul Amazônia (IMA), a competição visa reunir 240 jogadores em emocionantes disputas.

O evento, além de promover a integração entre os bairros, representa um passo significativo para a profissionalização do cenário de Free Fire no mercado de games. Durante o lançamento, atletas como Edival Alexandre Neto, vice-campeão dos Jogos Universitários Brasileiros em 2023, compartilharam suas experiências. Atletas profissionais como Richard Felipe Oliveira também estão incentivando a participação de outros jovens no torneio, destacando a oportunidade de descobrir novos talentos e o mercado promissor dos games.

“O evento promove a prática esportiva, estimulando a competição saudável e a participação coletiva”, destacou Jessica Katrine, mãe de Felipe.

Apoio

O projeto conta com apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac). O presidente da casa, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), participou das atividades na Fieac e garantiu recursos, por meio de emenda individual: “Vamos qualificar essa juventude, para isso, garantimos emendas para o apoio logístico do certame em todo o estado”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

“Pombo correio de presos”: Câmara criminal aumenta penal de ex-policial penal 

Publicado

em

A Justiça do Acre aumentou a pena do ex- policial penal Genildo Gabriel da Silva, após um pedido do Ministério Público o Acre.

Genildo  foi preso em 11 de junho de 2021, durante uma operação da Delegacia de Combate as Organizações Criminosas Organizadas, A DRACO.

O agente de segurança pública, foi flagrado na entrada do presídio,  com dois cartões de memória, cartas, agulhas para fazer tatuagem.

Segundo a polícia nos cartões de memória e nas cartas,  continuam recados destinados a detentos do maior complexo penitenciário do estado.

Genildo Gabriel, segundo a denúncia,  recebeu os cartões de memória da esposa de um  preso, no estacionamento de uma loja de departamentos.

Em novembro de 2021, o então policial penal foi condenado a 11 anos e 7 meses pelos crimes de corrupção passiva e por integrar organização criminosa.

A decisão foi do juiz da Vara de Delitos de Organizações Criminosos da Comarca de Rio Branco.

Após a sentença, o Ministério Público e também a defesa decidiram recorrer da condenação.

O advogado de Genildo Gabriel, alegou no recurso que não há provas suficientes sobre a autoria do delito de integrar organização criminosa e pediu a absolvição ou redução da pena.

Na apelação criminal, os promotores do GAECO, pediram o aumento do réu. Para o Ministério Público, o juiz de primeiro grau, julgou neutro, os motivos e circunstâncias do crime.

A Juíza Olívia Ribeiro, convocada pelo desembargador Francisco Djalmar, negou o pedido da defesa e acatou o recurso do Ministério Púbico.

O voto foi acompanhado pelos demais magistrados.

Com a decisão, a pena do ex-policial penal passou de 11 anos e 7 meses para 13 anos  e 8 meses, em regime inicial fechado. Genildo Gabriel foi investigado durante três meses pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Apoio 100% essa chapa”, diz Gladson Cameli sobre retorno de Nicolau Júnior à presidência da Aleac

Publicado

em

A eleição da Mesa Diretora foi antecipada para a próxima quarta-feira (10)

“Apoio 100% essa chapa”, disse o governador.

Em comemoração aos 50 anos do Corpo de Bombeiros, o governador Gladson Cameli foi o anfitrião da cerimônia dos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar no Acre e do Dia do Bombeiro, realizada nesta terça-feira (2), em Rio Branco, a imprensa não .

Durante solenidade realizada no Corpo de Bombeiros, em alusão ao Dia do Bombeiro, o governador Gladson Cameli respondeu perguntas sobre a eleição da Mesa Direrora da Assembleia Legislativs do Acre (Aleac) e afirmou que apoia 100% a chapa que tem Nicolau Júnior como candidato a presidente.

_______________

A declaração de Gladson Caneli veio horas após os deputados estaduais terem se reunido para deliberar sobre a antecipação da eleição da Mesa Direrora e para lançarem chapa única tendo Nicolau Júnior como candidato a presidente e Luiz Gonzaga como primeiro-secretário da Mesa Diretora.

_______________

“Apoio 100% essa chapa”, disse o governador.

A eleição da Mesa Diretora seria em dezembro e foi antecipada para a próxima quarta-feira (10).

Comentários

Continue lendo

Acre

Mortes violentas intencionais reduzem 15% no estado, já Xapuri, Capixaba e Epitaciolândia tiveram redução de 100%

Publicado

em

Os indicadores novos da Sejusp mostram que os homicídios também caíram 14%. A tendência de redução do número de vítimas se estende aos demais crimes contra a vida; a taxa de execuções foi 7,14% menor do que a do ano passado

Os dados são do período de 1º de janeiro a 31 de julho e seguem as metas estabelecidas pelos planos Estadual e Estratégico de Segurança Pública do biênio 2023-2024

Nesta terça-feira,2, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) aponta redução de 15% de mortes violentas intencionais (MVIs) no primeiro semestre de 2024, essa redução ocorreu em 10 municípios do estado do Acre.

Houve redução de 15% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são do período de 1º de janeiro a 31 de julho e seguem as metas estabelecidas pelos planos Estadual e Estratégico de Segurança Pública do biênio 2023-2024. O levantamento aponta que, em relação a homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, feminicídio e morte por intervenção policial, as chamadas mortes violentas intencionais caíram.

Segundo o titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, ocorreu redução das mortes intencionais em dez municípios: “Parabenizo todos os profissionais da Segurança, com a certeza de que até o fim de 2024 continuaremos na trajetória de reduções, o que é fundamental para o nosso estado”.

A maior redução foi das ocorrências de latrocínio, que caíram 66,67%. O número de mortes causadas por intervenção policial foi 40% inferior ao de 2023. Os indicadores novos da Sejusp mostram que os homicídios também caíram 14%. A tendência de redução do número de vítimas se estende aos demais crimes contra a vida; a taxa de execuções foi 7,14% menor do que a do ano passado. As taxas de feminicídio também não apresentaram aumento.

A frequência absoluta e relativa de MVIs por município demonstram que Manuel Urbano, Xapuri, Capixaba e Epitaciolândia tiveram redução de 100%, seguidos de Cruzeiro do Sul com 71,43%, Marechal Thaumaturgo e Assis Brasil, que reduziram 66,67% cada. Em seguida, vem Sena Madureira, com 57,14%; Rodrigues Alves com 50% e Rio Branco, que apresentou queda de 7,69% .

Comentários

Continue lendo