Conecte-se conosco

Acre

Governo do Acre lança Plano Agrícola e Programa de Aquisição de alimentos em Brasiléia

Publicado

em

O Governador Tião Viana esteve nesta sexta-feira, 26, na quadra do Bairro Ferreira Silva, em Brasiléia, lançando investimento de R$ 5.248.215,17 (Cinco milhões duzentos e quarenta e oito mil, duzentos e quinze reais e dezesseis centavos), recursos que serão investidos em diversas cadeias produtivas como: seringa, mel, piscicultura, castanha, fruticultura, hortaliças, pecuária leiteira e de corte, no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, nos Planos de Desenvolvimento Sustentável PDCs, mecanização e transporte da Produção.

O Plano Agrícola 2017, irá beneficiar diretamente 780 famílias, de agricultores, extrativistas, ribeirinhos e 21 entidades como: escolas, creches, hospital, e entidades sócio-assistenciais. O conjunto dessas ações irá proporcionar o aumento da renda familiar dos agricultores, extrativistas e ribeirinhos, com qualidade de vida e ainda garantir o uso sustentável dos recursos naturais consolidados.

No município de Brasiléia diversas comunidades serão contempladas, entre elas o Projeto Pão de Açúcar, Polo Agroflorestal Wilson Pinheiro e diversas comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes.

A Prefeita, Fernanda Hassem, anfitriã do evento em Brasiléia agradeceu ao Governador pelos investimentos.

“Isso mostra o empenho do Governador Tião Viana com o nosso município, são recursos que irão melhorar a nossa produção agrícola, a renda das famílias e aquecer a economia de Brasiléia. Com o PAA nossas escolas vão ter um reforço na merenda escolar, com produtos oriundos da agricultura familiar, o que ajuda na alimentação das nossas crianças”, destacou.

“Hoje o Governador faz um ato muito bonito e importante junto com a Prefeita Fernanda Hassem, são investimentos para apoiar a produção da agricultura familiar, extrativistas, agroindústria, ajuda para quem planta, colhe e coloca alimentos nas nossas mesas, em um momento de maior crise, o Governador está investindo para que a população tenha ânimo e esperança”, disse o Senador Jorge Viana.

As ações fazem parte da política de Estado para o desenvolvimento sustentável que prevê o bem-estar da população com elevação da renda e preservando os recursos naturais.

O Governador Tião Viana disse que tem um grande respeito por Brasiléia.

“É uma evolução o que está acontecendo no Alto Acre, e aqui em Brasiléia temos indústria, tem grandes investimentos, e nós precisamos consolidar esta qualidade da nossa produção e ter uma diversificação dos nossos produtos. Estes investimentos irão ajudar a produção agrícola do nosso Estado, e vamos colher os resultados lá na frente com a Prefeitura e produtores” finalizou.

O Produtor, Juarez Coelho, do Polo Agroflorestal de Brasiléia disse que é um momento importante.

“O Governador Tião Viana tem assegurado os recursos do PAA para os produtores, o que garante a venda dos nossos produtos para as escolas, nós só temos que agradecer pelos investimentos do Governo”, disse.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas no Acre até quarta-feira

Publicado

em

Previsão aponta volumes elevados de chuva e ventos fortes, com risco de alagamentos e quedas de energia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade “perigo”, válido entre a manhã desta terça-feira (24) e as 9h de quarta-feira (25) para municípios do Acre. O aviso indica condições climáticas adversas que podem provocar transtornos à população.

De acordo com o órgão, estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a até 100 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de ventos intensos que variam entre 60 e 100 km/h.

Esse cenário eleva o risco de alagamentos, queda de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

O Inmet orienta que a população redobre os cuidados, especialmente durante rajadas de vento. A recomendação é evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Também é indicado, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. As autoridades reforçam a importância de acompanhar atualizações dos órgãos oficiais e adotar medidas preventivas durante o período de alerta.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ieptec chama aprovados em cursos técnicos em cinco municípios

Publicado

em

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) publicou nesta terça-feira, 24, uma série de convocações de candidatos aprovados em processos seletivos simplificados para formação de cadastro reserva e atuação como bolsistas em cursos da rede pública de educação profissional. Os editais abrangem diferentes modalidades, docente e não docente e contemplam municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Marechal Thaumaturgo e Epitaciolândia.

As convocações são referentes a editais distintos, incluindo seleções para bolsistas docentes horistas, docentes mensalistas e profissionais não docentes. Os aprovados irão atuar em cursos de educação profissional e tecnológica ofertados pelos Centros de Educação Profissional da rede Ieptec, com contratos que variam entre 12 e 24 meses, conforme a função.

Entre os convocados, há profissionais para atuação em mediação em sala de aula, atividades administrativas e acadêmicas, além de áreas específicas como enfermagem, farmácia, agronegócio e engenharia florestal. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, foi convocada candidata para a função de docente horista, enquanto em Plácido de Castro há lista de aprovados para atividades administrativas. Já em Rio Branco, a convocação contempla docentes para diferentes áreas, com cargas horárias de 20 a 40 horas.

Os candidatos chamados devem comparecer nos dias 24, 25 e 26 de março de 2026, no período das 8h às 12h, nos locais indicados em cada edital, para entrega da documentação exigida e assinatura do termo de compromisso. O não comparecimento dentro do prazo pode resultar na perda da vaga.

Para efetivar a contratação, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovação de escolaridade, certidões negativas nas esferas estadual e federal, comprovante de residência, dados bancários e cadastro junto à Secretaria da Fazenda do Estado. Também é exigida a regularidade com a Justiça Eleitoral e, no caso de candidatos do sexo masculino, quitação com o serviço militar.

Comentários

Continue lendo

Acre

Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre

Publicado

em

Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”

Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.

O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.

Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.

A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.

Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.

Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.

Comentários

Continue lendo