Acre
Governo do Acre fortalece cooperação com Segurança Pública de Pando

Gestores dos estados do Acre e Pando conversaram sobre integração e troca de informações (Foto: Divulgação Sesp)
Andrey Santana – Assessoria Sesp
O secretário de Segurança Pública de Pando, Pedro Villa, e o subdiretor de Inteligência da Polícia Nacional Boliviana, coronel Rómulo Delgado Rivas, visitaram na manhã desta quarta-feira, 14, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A vinda foi para fortalecer a cooperação entre as polícias dos estados vizinhos, além de trocar informações acerca de crimes e criminosos.
“Esse trabalho de integração entre as instituições é um foco do governo do Estado. Visualizamos essa cooperação com bons olhos. Estamos juntos com a polícia do país vizinho e à disposição para cooperar com informações para as autoridades bolivianas”, disse o secretário adjunto de Integração Social da Sesp, Vanderlei Thomas.
Os gestores brasileiros e bolivianos dialogaram para que haja uma aproximação entre as polícias Militar e Civil do Acre com a Polícia Nacional Boliviana em Plácido de Castro e Capixaba, da mesma forma que já ocorre em Epitaciolândia e Brasileia.
Além disso, Thomas explicou sobre a criação de um Gabinete Integrado Regional, entre os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso para a troca de informações policiais e pediu também que as autoridades do país vizinho conversassem com os chefes da Segurança Pública em Beni e Santa Cruz para que haja cooperação também com os estados de Rondônia e Mato Grosso, por meio desse mecanismo.
“É uma conversa importante entre Pando e Acre, com a presença de autoridades das polícias e com foco principal no combate ao crime organizado. Temos coisas em comuns e ambas as autoridades devem trabalhar em cooperação para fortalecer as polícias e dar tranquilidade aos cidadãos que vivem na faixa de fronteira”, disse Pedro Villa, secretário de Segurança Pública do Departamento de Pando.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco
Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.
A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.
Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.



Você precisa fazer login para comentar.