Acre
Governo do Acre firma parceria com instrutores dos EUA para curso avançado de operações SWAT
A equipe de instrutores inclui especialistas que prestam consultoria a instituições do sistema de justiça criminal e oferecem capacitações avançadas para operadores de segurança pública, juízes e promotores.

O curso SWAT Operations Advanced buscará aprimorar as táticas e habilidades dos agentes acreanos, equipando-os com técnicas modernas de resposta a situações críticas. Foto: internet
O governo do Acre deu mais um passo na modernização e capacitação de suas forças de Segurança ao assinar, nesta semana, a ordem de serviço com a empresa United States Police Instructor Team (US-PIT) para a realização do curso SWAT Operations Advanced. A capacitação, que beneficiará 66 operadores de segurança pública do estado, está prevista para março de 2025 e é fruto de uma emenda parlamentar do deputado Coronel Ulysses.
O treinamento será realizado na sede do Instituto de Segurança Pública da Lake Technical College, na Flórida, Estados Unidos. A equipe de instrutores inclui especialistas que prestam consultoria a instituições do sistema de justiça criminal e oferecem capacitações avançadas para operadores de segurança pública, juízes e promotores.
O curso SWAT Operations Advanced buscará aprimorar as táticas e habilidades dos agentes acreanos, equipando-os com técnicas modernas de resposta a situações críticas.
Durante o evento de assinatura, o governo do Acre homenageou o ex-secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Cezar Rocha dos Santos, com a medalha de mérito da Segurança Pública. A honraria reconhece sua contribuição significativa ao fortalecimento da segurança no estado.

Considerado um diferencial na história dos treinamentos táticos, o SUPER SWAT proporciona aos alunos uma experiência inédita: os participantes vão contar com toda a infraestrutura e a experiência dos oficiais da SWAT, a polícia mais bem treinada do mundo, de diversas cidades nos Estados Unidos. Durante o curso o aluno terá a possibilidade de aplicar as técnicas em ambientes reais, com exercícios de força contra força, e com disparos de fuzil nas mais variadas posições, aumentando assim a realidade dos exercícios.
Desenvolvido exclusivamente pelo CATI em parceria com a SWAT de BEAUMONT, TTPOA (Texas Tactical Police Officer Association), e ALERRT (The Advanced Law Enforcement Rapid Response Training) da Universidade Estadual do Texas. O curso tem início na conferência anual da SWAT – TTPOA SWAT Conference, onde são apresentadas as novidades em tecnologia e equipamentos táticos para o segmento policial e compartilhados treinamentos de diferentes equipes táticas do estado americano. Passando pelos departamentos de polícia mais importantes do TEXAS, os alunos terão a possibilidade de conhecer as instalações, equipamentos e participar dos treinamentos como se fossem membros das equipes SWAT. O SUPER SWAT também inclui treinamento no centro de treinamento ALERRT na Universidade Estadual do Texas, instituição com grandes investimentos na pesquisa e melhoria de treinamento policial, parceria com o FBI e considerada por ele o treinamento padrão nacional de resposta ativa de atirador policial, sendo que instrutores do FBI disseminam o treinamento da ALERRT por todos os Estados Unidos ajudando a preparar oficiais locais.
Este é um curso exclusivo para policiais e outros agentes públicos de segurança, tendo em vista a cooperação e treinamento direto com forças táticas norte-americanas e a natureza pública de sua atuação. O CATI já participa e interage com a TTPOA há mais de dez anos, fazendo a cada ano um evento desta natureza para oportunizar esta experiência única também aos policiais brasileiros, em favor do povo brasileiro.
Objetivos Gerais:
- Capacitar profissionais da área de segurança, nas mais eficientes táticas utilizadas atualmente pelas melhores equipes da SWAT nos Estados Unidos, preparando o profissional para atuar em situações de alto risco, como resgate de reféns, assaltos a aeronaves e até mesmo em situações contra o terrorismo utilizando as novas técnicas de atirador ativo, para que, com a assimilação de novas técnicas e experiências operacionais se aprimore na sua função como agente de segurança.
Conteúdo Programático:
- Conferência TTPOA (palestras, exposições e cursos);
- Tactical Breaching (Arrombamentos Táticos);
- Active Shooter (Atirador Ativo);
- Low Light (Baixa Luminosidade);
- Tactical Rifle (Fuzil Tático);
- CQB (Combate em Ambientes Confinados);
- Hostage Rescue (Resgate de Reféns);
- Airplane Assault (Assaltos a Aeronaves).
Carga Horária:
- 150 horas (20 dias de treinamentos e atividades).
Materiais Fornecidos e Serviços Incluídos:
- Bloco de anotações;
- Caneta;
- Camisa CATI;
- Certificado CATI;
- Brevê;
- Munição (para os treinamentos, acesso às armas incluído);
- Certificado;
- Transporte em veículo (Van), combustível e pedágios;
- Visitas a Lojas, Shoppings e Outlets;
- Inscrição na conferência da TTPOA;
- Tradutores à disposição durante os cursos.
Materiais Requeridos (responsabilidade do aluno):.
- Algemas com Chave (obrigatório);
- Camisa preta (obrigatório);
- Farda tática ou orgânica com coturnos (obrigatório);
- Lanterna tática (obrigatório);
- Óculos de proteção (obrigatório);
- Protetor auditivo (obrigatório);
- Colete tático (opcional);
- Cinto de guarnição com coldre (opcional);
- Arma de treinamento (opcional);
- Joelheiras (opcional).
Pré-Requisitos:
- Ser profissional de segurança pública, ou militar de carreira;
- Visto Americano;
- Não ter antecedentes criminais.
Documentos para Apresentar Antecipadamente
- Documento de Identidade Funcional/Carteira Profissional que identifique-o como profissional de segurança pública.
Documentos para Apresentar Consigo na Realização do Curso
- Documento funcional ou de Identidade;
- Seguro saúde.
Valor do Investimento:
O valor em dólar é convertido em moeda nacional, apontado o valor referencial na data de lançamento do curso, sujeito a correção se 10 dias antes do início do curso houver variação de mais que 5% no valor de referência da moeda, ao que se sujeita neste caso à correção cambial, podendo ser requerido valor compensatório ou devolvido o valor excedente verificado. Saiba mais sobre o pagamento e as formas de pagamento em nossa política comercial.
Transporte, Hospedagem e Alimentação:
- Durante os dias de realização dos cursos e da programação prevista, será fornecido o translado entre hotel e o local de treinamento ou local de visitação programado;
- O traslado admite o transporte de apenas 1 bagagem (exceto bagagem de mão) de até 23kg por aluno, qualquer carga adicional é de responsabilidade exclusiva do aluno;
- Não estão inclusos passagem aérea, alimentação e hospedagem.
Veja vídeo:
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.