Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo do Acre anuncia participação na COP 29, no Azerbaijão: ‘apresentar projetos para preservação das nossas florestas’

Publicado

em

Gladson Cameli anunciou nesta quinta-feira (7) através de suas redes sociais que uma comitiva deve participar do evento, que inicia na próxima segunda-feira (11).

Governador participa junto com sua comitiva da COP 29, no Azerbaijão. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Por Hellen Monteiro, g1 AC/Rio Branco

O governador do Acre, Gladson Cameli, confirmou nesta quinta-feira (7), através de suas redes sociais que participará da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29) de 2024 acontecerá de 11 a 24 de novembro, em Baku, capital do Azerbaijão.

Gladson lembrou que desde 2019, o Acre tem se esforçado para diminuir seus índices de desmatamento e queimadas no estado. “Por isso iremos prestar contas das ações executadas e apresentar projetos para o avanço da preservação das nossas florestas. Estamos confiantes no trabalho que estamos executando e prontos para novos desafios que precisamos vencer”, declarou governador.

O governador mencionou ainda sobre os eventos climáticos severos, como enchentes e mais recentemente a seca severa que o estado tem sofrido.

“Então nesse cenário, tudo indica que o mundo entrará num período de aquecimento global até o final desta década. Por isso, o principal tema a ser debatido na COP 29 é a definição de uma nova meta de financiamentos de ações contra a mudança do clima”, afirma ele.

Participação do Acre

A comitiva, liderada pelo governador será composta pelo secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, a secretária de Povos Indígenas, Francisca Arara, o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo e a coordenadora do Programa REM Acre na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo.

Também irão ao evento o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Charles Santos, a secretária de Comunicação, Nayara Lessa e o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros.

Com o tema Acre+ resiliente na COP29, a comitiva abre sua participação no painel que irá tratar sobre financiamento climático e sistema de REDD+ Jurisdicional, no espaço do Consórcio Interestadual Amazônia Legal (CAL), na terça-feira (12).

O painel apresentará a capacidade do Estado em captar e executar recursos nacionais e internacionais para o financiamento climático. O Acre é reconhecido como referência, por já ter firmado cooperação internacional com a Alemanha e o Reino Unido para implementação do Programa REM, em execução desde 2012.

Ao longo da programação, a comitiva também foi convidada a integrar o painel “Amazônia solução climática: mecanismos financeiros para catalisar um futuro sustentável”, em que serão debatidos os caminhos para o financiamento e estratégias para a Amazônia.

Outra importante participação será no painel sobre mudanças climáticas e estratégias de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas. O governador Gladson Cameli apresentou ao governo federal, no primeiro semestre de 2024, o Plano Emergencial de Adequação às Mudanças Climáticas.

A iniciativa, pioneira entre os estados brasileiros, prevê uma série de ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas, que têm causado enchentes e secas severas no estado, ameaçando vidas e destruindo infraestruturas urbanas e rurais.

 

COP29 inicia na segunda-feira (11), no Azerbaijão. Foto: REUTERS/Aziz Karimov

COP 29

A COP29 é 29ª conferência do clima da ONU, um evento que reúne governos do mundo inteiro, diplomatas, cientistas, membros da sociedade civil e diversas entidades privadas com o objetivo de debater e buscar soluções para a crise climática causada pelo homem.

A conferência vem sendo realizada anualmente desde 1995 (exceto em 2020, por causa da pandemia) e o termo COP é uma sigla em inglês que quer dizer “Conferência das Partes”, uma referência às 197 nações que concordaram com um pacto ambiental da ONU no início da década de 1990.

O tratado, chamado de Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), tem como principal objetivo estabilizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e, assim, combater a ameaça humana ao sistema climático da Terra, cada vez mais evidente nos últimos meses.

Esse ano, por exemplo, pela 1ª vez, foi confirmado que o aumento da temperatura global ultrapassou 1,5 ºC ao longo de um ano inteiro (o período de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024).

Aliado a isso, segundo o observatório europeu Copernicus, o mundo vem batendo recordes de calor com uma frequência cada vez maior.

Com o tema Acre+ resiliente na COP29, a comitiva abre sua participação no painel que irá tratar sobre financiamento climático e sistema de REDD+ Jurisdicional, no espaço do Consórcio Interestadual Amazônia Legal (CAL)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo