fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Governo divulga lista de beneficiários da segunda remessa do programa Auxílio do Bem

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social de Direitos Humanos (SEASDH), divulgou nesta terça-feira, 28, a lista de beneficiários da segunda remessa do programa estadual Auxílio do Bem, instituído pelo decreto nº 11.283 e destinado aos atingidos pelas enchentes de março.

Com a disponibilização do recurso, 204 famílias de Rio Branco e do interior em vulnerabilidade social, que moram em áreas atingidas pelas enchentes e que estejam devidamente inscritas no Cadastro Único do governo federal, receberão a parcela única de mil reais. A primeira remessa do auxílio foi realizada em agosto, contemplando mais de 400 pessoas.

A segunda remessa do programa irá beneficiar 204 famílias . Foto: Lucas Oliveira/SEASDH

Segundo o diretor de Assistência Social da SEASDH, Hilquias Almeida, “são 204 famílias que estão com a sua documentação toda pronta para receber a quantia, que será paga ainda esta semana”.

O investimento total é de R$ 1 milhão de recursos próprios do Estado, sendo aplicados R$ 204 mil nesse pagamento. “Ainda há uma quantidade de pessoas que estão com pendência na entrega da documentação, precisam se regularizar na Receita Federal ou falta conta bancária”, explica o diretor.

O Auxílio do Bem é um programa para apoiar pessoas que foram vítimas das enchentes deste ano. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A SEASDH disponibilizou uma lista com o nome dos 324 beneficiários que estão com pendência para receber o Auxílio do Bem e o que falta para regularizar a inscrição.

O pagamento dos beneficiários da segunda remessa será realizado por meio da Caixa Econômica Federal na conta digital em nome do beneficiário. As famílias beneficiadas com o programa podem verificar o recebimento do auxílio por meio das contas dos programas sociais do banco.

Segue a lista dos beneficiados

Segue a lista de pessoas com pendências

Comentários

Continue lendo

Brasil

Marinha reforça combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami com nova fase da operação Catrimani II

Publicado

em

Navio-Patrulha retorna a Roraima após 15 anos; Fuzileiros Navais chegam no dia 19 para ampliar patrulhamentos

O Comando Conjunto Catrimani II ativou, neste domingo (15), a Força Naval Componente (FNC) para intensificar as ações de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. A nova fase da operação conta com reforço expressivo da Marinha do Brasil, marcando um avanço na presença das Forças Armadas na região.

Entre os equipamentos mobilizados está o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Roraima, que retorna ao estado após 15 anos para atuar nas primeiras missões fluviais no rio Catrimani. Posteriormente, a embarcação será substituída pelo NPaFlu Amapá, que dará continuidade às operações. A força também conta com o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Carlos Chagas, responsável por prestar atendimento médico e odontológico às populações ribeirinhas e indígenas.

As ações da Força Naval se concentram no patrulhamento do rio Catrimani, com foco na interceptação de embarcações envolvidas em atividades criminosas, na restrição da movimentação de garimpeiros ilegais e no fortalecimento da vigilância sobre o território Yanomami.

No apoio terrestre, um pelotão de Fuzileiros Navais do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, com sede em Manaus (AM), desembarca em Roraima no dia 19. Transportados por uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira, os militares atuarão em conjunto com o Comando Conjunto em patrulhamentos fluviais e terrestres, com o objetivo de desarticular estruturas do garimpo ilegal e proteger as comunidades indígenas da região.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Lula: às vezes olho para Gaza e imagino Brasil pós-governo Bolsonaro

Publicado

em

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto • 03/06/2025 – REUTERS/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou a situação da Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e Hamas, ao relembrar as condições do Brasil que recebeu logo após o governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Quando chegamos aqui pegamos um país semidestruído. De vez em quando olho para a destruição na Faixa de Gaza e eu fico imaginando o Brasil que encontramos, aqui a gente não tinha mais Ministério do Trabalho, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, da Cultura”, afirmou Lula em entrevista ao rapper Mano Brown.

O petista participou do podcast Mano a Mano, que foi gravado no domingo (15) e publicado nesta quinta-feira (19).

“Tinha sido uma destruição proposital, ou seja, o presidente [Bolsonaro] não gostava de nenhum ministério que poderia ser uma alavanca de organização da sociedade. Para que cultura se cultura politiza a sociedade?”, completou.

Lula também disse que Bolsonaro “negava a democracia” e que o Brasil precisa reconstruir isso.

O presidente tem declarado que a Faixa de Gaza vive um genocídio e defende a criação de um Estado palestino.

Em discurso ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, no início do mês, Lula afirmou que é por conta do “genocídio” que ele faz exigências recorrentes para haver mudanças no conselho de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), pois a organização “não pode ser a mesma de 1945”.

Ao participar nesta semana da Cúpula do G7, no Canadá, Lula mencionou os conflitos na Ucrânia e em Gaza. E, ao se referir ao enclave palestino, o líder brasileiro disse que nada justifica “a matança indiscriminada de milhares de mulheres e crianças e o uso da fome como arma de guerra”.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Terminais do BB passam a fornecer comprovantes por WhatsApp

Publicado

em

Os clientes do Banco do Brasil que usarem os caixas eletrônicos podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Os terminais de autoatendimento do banco passaram a fornecer o comprovante de depósito em dinheiro pelo WhatsApp.

A opção é facultativa. O cliente, ao depositar dinheiro nos terminais, pode escolher se receberá o comprovante impresso ou pelo WhatsApp.

Após fazer o depósito, o cliente deverá selecionar a opção “Enviar por WhatsApp” e, em seguida, escolher o número de celular cadastrado no BB para envio do comprovante da operação. A mensagem será enviada ao número escolhido.

A nova funcionalidade integra a agenda ambiental, social e de governança (ASG) do banco.

“A iniciativa está alinhada às diretrizes sustentáveis do banco, que busca constantemente soluções que gerem valor para a sociedade e para o planeta”, informou o BB em nota.

Segundo ainda o BB, a solução tecnológica reforça a integração entre os canais físicos e digitais da instituição financeira. Além de fornecer mais comodidade, agilidade e segurança, o envio dos comprovantes pelo aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros fortalece a inclusão digital.

O principal benefício, de acordo com o banco, será para o meio ambiente. Ao reduzir o consumo de papel, a iniciativa diminui a necessidade de reposição de insumos nos terminais e barateia os custos para a instituição financeira.

Comentários

Continue lendo