Cotidiano
Governo da Venezuela cria polícia imigratória
A vice-presidente Delcy Rodríguez não deu uma explicação para a criação da nova força ou deu detalhes sobre sua estrutura
A Venezuela criou nesta sexta-feira uma polícia imigratória e anunciou que taxas de emissão de passaportes serão pagas com a criptomoeda petro, criada pelo governo, a partir do próximo mês, em meio a um êxodo em massa gerado por uma profunda crise econômica no país rico
A vice-presidente Delcy Rodríguez não deu uma explicação para a criação da nova força ou deu detalhes sobre sua estrutura. Soldados da Guarda Nacional atualmente supervisionam segurança nas fronteiras.
“A polícia imigratória nasce para guardar os 72 (portos de entrada) que existem nas fronteiras, portos e aeroportos”, disse Rodríguez em discurso exibido na TV estatal.
O Ministério da Informação não respondeu um pedido de detalhes.
Cerca de 2,6 milhões de venezuelanos fugiram do país de 30 milhões de habitantes, em maioria para outras partes da América do Sul, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Cerca de 1,9 milhão fugiu desde 2015, conforme a crise se agravou sob o presidente socialista Nicolás Maduro.
Escassez de comida, água corrente, eletricidade e remédios é comum no país.
Maduro diz que números de imigração são inflados para fazê-lo parecer ruim. Ele insiste que não mais de 600 mil venezuelanos deixaram o país em dois anos e que 90 por cento deles se arrependem disto.
Com a moeda venezuelana tendo depreciado mais de 99 por cento neste ano e o Congresso liderado pela oposição estimando inflação anual em 200 mil por cento, milhares de venezuelanos pobres estão deixando o país a pé ou de ônibus todos os dias.
Muitos deixam o país em travessias fronteiriças ilegais ao longo da caótica fronteira de 2.200 quilômetros com a Colômbia, onde moram quase um milhão de imigrantes venezuelanos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.