Acre
Governo dá calote nos professores do ensino integral, denuncia presidente do Sinteac
Rosana: “O nosso sindicato dará todo o apoio necessário na garantia dos direitos dos que estiverem nessas condições”
No Acre, os professores do ensino integral ameaçam cruzar os braços por estarem há 90 dias sem receber a bolsa de R$ 800 prometida pelo Governo do Estado. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), os educadores ainda não obtiveram qualquer resposta sobre quando passarão a receber o benefício, inclusive os de meses atrasados .
A professora Rosana Nascimento, presidente do sindicato, conta que cobrou da Secretaria Estadual de Educação (SEE) o pagamento da bolsa dos professores que estão lotados nas escolas de tempo integral já que, segundo ela, os trabalhadores estão há três meses sem receber o salário acordado com a SEE, para o cumprimento de uma jornada de 40 horas\aula. “O nosso sindicato dará todo o apoio necessário na garantia dos direitos dos professores e funcionários que estiverem nessas condições”, prometeu.
Para a sindicalista, não é justo que os professores tenham dedicado o seu tempo integral na escola e o governo não tem feito sua parte, que é valorizá-lo; ainda que com essa bolsa tão reduzida, questionada inclusive pelo sindicato. “Mas já que se comprometeram, que cumpram com o compromisso e não fiquem enrolando e enganado com relação às datas do pagamento das bolsas”, lamentou Rosana.
O diretor de assuntos jurídicos do Sinteac, professor Daryl Abejdid, esteve no Departamento da Folha de Pagamento da Secretaria, mas foi informado que não tem nenhuma previsão de pagamento. Ele conta que a Secretaria de Educação ainda aguarda um parecer favorável da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para que o processo seja encaminhado à Casa Civil para preparação do Projeto de Lei. A proposta regulamentando o pagamento da bolsa complementar dos professores, segundo Rosana, precisará ser votada pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), sem nenhuma data prevista. “Sempre dissemos que o Acre não tinha condições de aderir ao programa de ensino integral, porque temíamos que os servidores da educação fossem, novamente, sacrificados por este governo subserviente ao presidente Temer”, criticou a sindicalista.
Acrescentou ainda que não concorda com “esta enrolação”, mas espera que a SEE receba a diretoria do Sindicato para apresentar uma resposta concreta. “Quando chamaram estes professores para trabalhar no programa de tempo integral, se dissesse que não tinha previsão de pagar a bolsa, acho que poucos aceitariam o convite”, ironizou.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.