Conecte-se conosco

Extra

Governo autoriza revitalização e revitalização das sedes do Saneacre em todo o Acre

Publicado

em

Dando continuidade às ações de melhoria e modernização do sistema de abastecimento de água no interior, o governo do Estado do Acre autorizou a revitalização da sede do Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre) no município de Senador Guiomard. A ordem de serviço foi assinada pelo presidente da autarquia, Ítalo Lopes, durante visita à unidade, nesta terça-feira, 18.

A obra, viabilizada por meio do Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda (PEC/GER-AC), contempla pintura completa, reparo das instalações elétricas e hidrossanitárias, e construção da copa. “É uma obra que traz dignidade e conforto aos nossos profissionais e, consequentemente, a melhoria do sistema de abastecimento da cidade, que nos últimos dias recebeu intervenções relevantes”, enfatizou o presidente do Saneacre, Ítalo Lopes.

Além da sede e ETA de Senador Guiomard, as unidades de Xapuri e Epitaciolândia também já recebem melhorias. Foto: Assessoria Saneacre

Com recursos próprios, para aumentar a capacidade de abastecimento de água em Senador Guiomard, o Estado implantou o sistema de distribuição por bombeamento, o que, agora, permite atender toda a área urbana do município, inclusive pontos considerados críticos. Até o final do mês deve ser dada ordem de serviço também para o início das obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.

Além da sede e ETA de Senador Guiomard, as unidades de Xapuri e Epitaciolândia também já recebem melhorias. Em Xapuri, as intervenções incluem construção de cerca, construção da casa do operador, reparos nas instalações elétricas e reservatórios. E até o início de novembro deverão ser assinadas as ordens de serviço de reforma nas unidades do Saneacre em Capixaba, Sena Madureira e Manoel Urbano.

As ações envolvem equipes das secretarias de Licitações (Selic) e Fazenda (Sefaz). “Todo o corpo de governo está trabalhando em conjunto para melhorar o sistema de abastecimento de água em todos os 21 municípios que estão sob responsabilidade do governo do Acre”, disse Ítalo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Homem de 57 anos é encontrado morto com sinais de tortura no centro de Brasiléia

Publicado

em

Perícia aponta que vítima foi morta em outro local e arrastada por mais de 30 metros

Um homem identificado como Gilson Aparecido Ferreira, de 57 anos, natural do município de Capixaba, foi encontrado morto com sinais de extrema violência na madrugada deste domingo (29), na rua Belém, região central de Brasiléia.

A ocorrência foi atendida por uma guarnição da Polícia Militar do 5º Batalhão, acionada via Copom. Ao chegar ao local, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já havia constatado o óbito da vítima, que não apresentava sinais vitais.

O corpo foi localizado em uma área de gramado e apresentava diversos indícios de tortura, com lesões graves na parte posterior da cabeça, lacerações na região do pescoço e do tórax, além de ferimentos no braço esquerdo.

De acordo com a Polícia Científica, a vítima foi morta em algum ponto da rua Belém e teve o corpo arrastado por aproximadamente 34 metros até o local onde foi encontrado, próximo a praça Ugo Poli. A perícia identificou ainda extensas lesões nas costas, compatíveis com o arrasto sobre o asfalto, e realizou o levantamento detalhado de todo o trajeto.

Uma testemunha que passava pela região acionou a polícia após encontrar o corpo e informou não ter presenciado o crime. No entanto, outro relato aponta que, por volta das 3h30, foram ouvidos barulhos semelhantes a uma agressão, indicando a possível participação de ao menos três pessoas.

A área teria sido isolada para os trabalhos periciais, conduzidos pelo perito da Polícia Científica. Após a conclusão dos procedimentos, o caso foi repassado à Polícia Civil, que iniciou as investigações para identificar os autores e a motivação do crime.

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovem de 19 anos é morto a facadas e terçado em Rio Branco; corpo enterrado em cova rasa é encontrado pela polícia

Publicado

em

Suspeitos, um adolescente de 17 anos e uma garota de 14, foram apreendidos após confissão do crime motivado por ciúmes no conjunto habitacional Cidade do Povo. Polícia Civil localizou corpo após denúncia de desaparecimento.

Pedro Henrique, conhecido como “Sage”, de 19 anos, foi assassinado na noite de quarta-feira (24) no conjunto habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. O corpo do jovem foi localizado enterrado em uma cova rasa na noite de sexta-feira (27), em uma área de mata próxima à rua Florindo Poerch, quadra 24.

Segundo a Polícia Civil, o crime teria sido motivado por ciúmes. Uma adolescente de 14 anos atraiu Pedro até sua residência, onde o namorado dela, um adolescente de 17 anos, o atacou com uma faca e um terçado. Após o homicídio, o suspeito carregou o corpo nas costas e o enterrou na região de mata.

A família de Pedro registrou o desaparecimento na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) após o jovem não comparecer ao trabalho por dois dias. A polícia, então, iniciou as investigações e localizou os dois adolescentes envolvidos. O rapaz confessou o crime e indicou o local onde o corpo estava enterrado.

O local foi isolado para os trabalhos periciais, e o Corpo de Bombeiros auxiliou na retirada do cadáver, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para exames. Os dois adolescentes foram apreendidos e levados à Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV) para os procedimentos legais.

Comentários

Continue lendo

Extra

Representante do Acre destaca potencial das energias renováveis durante conferência em Manaus

Publicado

em

Evento reuniu cerca de 40 empresas e discutiu soluções para comunidades isoladas da região Norte

O presidente do Conselho de Consumidores de Energia do Acre, Ivan de Carvalho, participou da III Expo & Conferência sobre energias alternativas, realizada em Manaus, reunindo cerca de 40 empresas especializadas no setor elétrico.

O evento também contou com a presença do secretário de Estado Ronei Peixoto e do deputado estadual Sinésio Campos, que destacou o potencial do Amazonas na geração de energia por meio de gás, petróleo, fertilizantes e fontes renováveis, incluindo a produção oriunda de Urucu.

Durante a conferência, Ivan de Carvalho ressaltou a importância de investimentos em energias limpas e alternativas para atender comunidades isoladas da região Norte, que ainda dependem de fontes mais caras e menos sustentáveis, como geradores movidos a óleo.

Segundo ele, a troca de experiências com empresas e especialistas pode contribuir para levar soluções inovadoras ao Acre, especialmente para produtores rurais e moradores de áreas de difícil acesso. O representante também defendeu maior apoio do governo federal e do Ministério de Minas e Energia para ampliar o acesso à energia de qualidade.

Ainda em Manaus, Ivan participou de uma reunião extraordinária com presidentes de conselhos de consumidores de energia da região Norte. O encontro discutiu a atualização das entidades, a atuação dos representantes e a definição da data e dos temas de um novo evento, previsto para a segunda quinzena de outubro.

Ao final, Ivan avaliou de forma positiva a participação no evento, destacando a relevância do debate sobre alternativas energéticas, sobretudo em períodos de escassez hídrica, quando a oferta de energia pode ser comprometida.

Comentários

Continue lendo