Acre
Governo assume intenção de demitir e pede ao judiciário para não proteger aos servidores da Saúde.
Demorou, mas o governo de Sebastião Viana assumiu finalmente que sua intenção de demitir os servidores com contratos provisórios, a maioria dos quais, pertencentes ao setor de Saúde.
Em resposta a ação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) no Judiciário acreano, o governador pediu à magistrada para não reintegrar nenhum servidor.
O documento oficial é datado de 26 de março.
Entenda o caso: O Sintesac entrou com uma ação judicial pedindo, em caráter liminar, a manutenção dos servidores com contratos provisórios até o julgamento final do mérito. A juíza, então, ofereceu ao Estado do Acre o prazo de 72 para se manifestar sobre esse pedido liminar.
Em resposta, o Governo afirmou que concorda com as demissões recomendadas pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e ainda disse que as Unidades de Saúde não foram afetadas.
“Estamos extrematamente depcionados, pois agora, o governo contestou e pediu a juíza para não conceder o pedido do Sintesac para a reintegração dos servidores. Ele quer somente a demissão e ainda disse não estar a assistência prejudicada em nada”, afirmou José Adailton Cruz, presidente do Sintesac.
“A sociedade precisa saber risco que corremos, sem nem sequer garantia de reposiçao no mesmo quantitativo, por meio do concurso publico em vigor. Afinal, essa era a oportunidade do Governo dizer que a assistência ficou fragilizada e a decisão administrativa foi tomada por pressão do Ministério Público. Mas ficou claro ter sido tudo uma estratégia apenas para demitir servidores com muitos anos de serviço no Estado”, destacou Adailton.
O sindicalista salientou ainda o fato do Secretário Estadual de Saúde não ter, em qualquer momento, tentado buscar encontrar uma solução para a situação dos servidores, pois poderia ter consultado a PGE sobre se deveria ou não seguir a recomendação do MP. “Mas, ao invés disso, simplesmente perguntou ‘o que fazer para dar cumprimento’, o que é bem diferente de defender o servidor e os serviços”, destacou.
Adailton destacou ainda que o Sintesac vai continuar lutando com todos os meios, pois ao invés de demitir mais de 300 servidores e contratar apenas 160, o Estado precisa de todos, sejam os novos contratados e também daqueles com experiência e já atuando nos seus setores: “Nossa luta sempre será pela ampliação do quadro e a prestação de um bom serviço à população”.
Comentários
Acre
Véspera de Natal no Acre será marcada por tempo instável e chuvas intensas
Previsão indica céu encoberto, pancadas fortes e temperaturas mais amenas em várias regiões

Foto: Sérgio Vale
A véspera de Natal no Acre, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em diversas regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que alerta para atenção redobrada de quem pretende se deslocar ou realizar confraternizações ao ar livre.
Segundo o levantamento meteorológico, o cenário de instabilidade atmosférica também atinge áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do dia.
Nas microrregiões do leste e sul do Acre, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e chance de precipitações fortes. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em alguns pontos. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade do ar oscila entre 55% e 65% no período da tarde, alcançando até 95% ao amanhecer.
As temperaturas mínimas em todo o Acre devem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 32°C, dependendo da região. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C. Já no Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas podem chegar a 32°C.
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.



Você precisa fazer login para comentar.