Acre
Governador Tião Viana promove 26 militares a novas patentes

O governador Tião Viana promoveu na manhã desta sexta feira, 28, vinte e seis militares em solenidade realizada no estacionamento da Polícia Militar (Foto: Arison Jardim/Secom)
O governador Tião Viana promoveu na manhã desta sexta feira, 28, vinte e seis militares em solenidade realizada no estacionamento da Polícia Militar. 18 Policiais Militares e oito integrantes do Corpo de Bombeiros receberam as insígnias de suas novas patentes, um momento emocionante e bastante importante para os oficiais e seus parentes.
De acordo com o comandante-geral da PM, José dos Reis Anastácio, entre os beneficiados com a promoção está o coronel Edvaldo Tavares de Araújo, além de um tenente-coronel, três majores, seis primeiros-tenentes e seis segundos-tenentes. No Corpo de Bombeiro, foram promovidos o coronel Antônio Carlos Marques Gundim, além de dois tenentes-coronéis, três majores, um capitão e um primeiro-tenente.

A promoção galga patentes maiores no comando militar e é uma conquista sempre importante e significativa (Foto: Arison Jardim/Secom)
A promoção galga patentes maiores no comando militar e é uma conquista sempre importante e significativa, fruto dos esforços dos militares. Segundo o Coronel Pires, do Corpo de Bombeiros, “Toda promoção é um momento de alegria. Não é apenas um ato administrativo, mas o reconhecimento de uma história de luta e conquista. E essa é nossa missão, servir e proteger o povo acreano”. O coronel Pires foi responsável por várias quebras de protocolo, principalmente ao pedir palmas para o aposentado sargento Almeida e uma outra salva de palmas para os familiares dos promovidos.

O comandante-geral José dos Reis Anastácio, ressaltou a honra e o orgulho da promoção de militares como um reconhecimento do trabalho (Foto: Arison Jardim/Secom)
Já o comandante-geral José dos Reis Anastácio, ressaltou a honra e o orgulho da promoção de militares como um reconhecimento do trabalho realizado pelas corporações. Segundo ele, “A promoção traz mais responsabilidades também. Todos já fizeram muito, mas tenham certeza absoluta que ainda tem muito a fazer”.

O governador Tião Viana aproveitou a solenidade não só para parabenizar os oficiais promovidos, mas toda a corporação militar do Estado (Foto: Arison Jardim/Secom)
O governador Tião Viana aproveitou a solenidade não só para parabenizar os oficiais promovidos, mas toda a corporação militar do Estado entre policiais e bombeiros, ressaltando principalmente a diminuição nos índices de criminalidade e os investimentos de R$ 49 milhões na segurança pública do Acre nos próximos anos. “Quero expressar a alegria da minha equipe de governo e a minha pessoal. Vocês podem contar com o apoio do nosso governo sempre. E eu gostaria de parabenizar principalmente as famílias dos militares do nosso estado, que incentivam todos vocês a continuar seguindo um caminho com compromisso, valores e ética”, concluiu o governador.
Comentários
Acre
Tião Bocalom convoca coletiva para anunciar possível candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19)
Prefeito de Rio Branco convocou imprensa para evento na Acisa; decisão pode gerar “fogo amigo” no PL e afetar aliança de Márcio Bittar com Gladson Cameli

Prefeito de Rio Branco se reúne com imprensa na segunda-feira (19); decisão deve impactar alianças e forçar escolha de Márcio Bittar entre partido e acordo com Cameli. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), anunciará oficialmente possível pré-candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19), em entrevista coletiva marcada para as 9h no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). A decisão é aguardada com expectativa por aliados e opositores e deve reconfigurar o cenário político estadual.
Na última terça (13), Bocalom já havia adiantado em entrevista exclusiva à GAZETA que o anúncio ocorreria em breve. Agora, a confirmação oficial poderá criar um “fogo amigo” dentro do PL, já que o senador Márcio Bittar, em busca da reeleição, pretende manter aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis como candidata ao governo.
O movimento do prefeito também abre incógnitas sobre a viabilidade do apoio formal do partido a sua candidatura majoritária, em um ano em que a disputa estadual promete ser marcada por divisões dentro da própria base aliada ao governo atual.

A pré-candidatura de Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP). Foto: captada
A pré-candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis para o Palácio Rio Branco e busca eleger-se ao Senado, ou seguir a orientação do partido e apoiar o chefe do Executivo municipal.
Nos bastidores, cogita-se que Bittar poderia, alternativamente, apoiar a candidatura de Alan Rick (Republicanos), que lidera as pesquisas de intenção de voto. Diante da indefinição, representantes do PL não devem comparecer à coletiva de Bocalom na segunda-feira (19).
Se confirmada a candidatura, Bocalom precisará deixar a prefeitura de Rio Branco, passando o cargo ao vice Alysson Bestene (PP), e reorganizar sua base para disputar o governo em um cenário já marcado por divisões dentro da atual aliança governista.

A decisão de Bocalom coloca o senador Márcio Bittar (PL) em uma encruzilhada: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis ao governo. Foto: captada
Comentários
Acre
Diretoria do Sinjac visita repórter cinematográfico Jailson Fernandes após alta médica
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) realizou, na tarde desta quinta-feira, 15, uma visita ao repórter cinematográfico Jailson Fernandes, em sua residência, em Rio Branco. O encontro teve caráter solidário e marcou o retorno do profissional para casa após receber alta médica na última terça-feira, 13, quando deixou o Pronto-Socorro depois de um período de internação que mobilizou amigos, colegas de profissão e a sociedade.
O presidente do Sinjac, Luiz Cordeiro, destacou a importância do apoio coletivo no momento delicado enfrentado por Jailson. Segundo ele, a mobilização em torno do profissional demonstra a força da categoria e o espírito de união entre os trabalhadores da Comunicação. Cordeiro ressaltou ainda que o sindicato acompanha de perto situações como essa e reforçou o compromisso da entidade com a valorização e o bem-estar dos jornalistas e profissionais da área.
Visivelmente emocionado, Jailson Fernandes agradeceu o carinho recebido desde o início do problema de saúde. Logo após sair da unidade hospitalar, ele gravou um vídeo no qual fez questão de agradecer pelas orações, mensagens de apoio e, principalmente, pelas doações de sangue, que foram fundamentais para o sucesso do tratamento.
O repórter cinematográfico destacou que a corrente de solidariedade formada em seu favor acabou beneficiando também outros pacientes atendidos pelo sistema de saúde. “Esse gesto não foi só por mim, ajudou muita gente que também precisava”, enfatizou.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta
Previsão inclui até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h; estado pode ter alagamentos, quedas de árvores e interrupções de energia

O alerta, classificado como Perigo Potencial, começou a valer às 9h15 e segue até 23h59. De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Foto: captada
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta-feira (16). O aviso, válido das 9h15 até 23h59, prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo acumular 50 mm ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.
Embora classificado como perigo potencial de baixo a moderado, o órgão alerta para risco de alagamentos pontuais, queda de galhos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia, especialmente em áreas mais vulneráveis.
O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (193) ou Corpo de Bombeiros.



Você precisa fazer login para comentar.