Acre
Governador procura solução para haitianos e construção do Linhão por estatal federal
Da redação, com Romerito Aquino – Brasília/DF
Acompanhado dos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Aníbal Diniz (PT-AC), o governador Tião Viana voltou a discutir ontem com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) uma solução definitiva para a questão dos imigrantes haitianos, que continuam a chegar ao Brasil pelo Estado do Acre.
Em reunião com o ministro interino das Relações Exteriores, Eduardo dos Santos, o governador e os dois senadores acertaram com o Itamaraty a realização de novas reuniões interministeriais “para que haja uma tomada de decisões que venham a atender uma estabilização da situação e uma solução definitiva quanto aos imigrantes haitianos”, ressaltou Tião Viana.
Segundo o governador, o ministro interino e sua equipe mostraram muita sensibilidade para a questão dos haitianos e para o sofrimento que o povo de Brasileia está passando, além do esforço sobre-humano que o governo acreano vem realizando, para colaborar com a questão humanitária internacional. “Mas não pode arcar com um peso desse tamanho”.
“Da mesma forma, o governo brasileiro procura agir, mas não tem sido suficiente o encaminhamento para uma solução. Quer dizer, até onde vai isso? Foi o que nós dividimos. Então, teremos mais reuniões interministeriais e uma tomada de decisões que venham a atender uma estabilização e uma solução definitiva quanto à situação dos haitianos”, assinalou o governador.
Acompanhado pelo senador Aníbal Diniz, Tião Viana também se reuniu com o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, para tratar da construção do Linhão energético que vai ligar Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, interligando essa importante região acreana ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Nesta reunião, de acordo com o governador, Márcio Zimmermann informou que, diante da ausência de empresas interessadas em construir o Linhão do Acre, no segundo leilão, o Ministério das Minas e Energia decidiu pela contratação direta de uma estatal federal para que não haja atraso na obra, que é considerada de extrema importância para o desenvolvimento econômico dos municípios do Vale do Juruá.
“Agora, nós temos uma decisão que está sendo tomada pelo ministro e secretário-executivo Márcio Zimermann para que haja uma contratação direta de uma estatal federal nos termos da lei para que essa obra não atrase e, sendo executada, mude a história do desenvolvimento energético, do custo da energia e da possibilidade de formação de indústrias no Juruá pelo aporte energético nos próximos meses”, disse o governador. E completou: “Se Deus quiser, será uma obra que terá uma corrida contra o tempo para beneficiar a população do Juruá”.
Além do Itamaraty e do Ministério das Minas e Energia, o governador Tião Viana teve ainda audiências nos ministérios do Desenvolvimento Social e da Integração Nacional, na Secretaria de Patrimônio da União, na Secretaria do Tesouro Nacional e no Banco Mundial. “Tratamos também nessas outras áreas questões de grande interesse do Acre e, pudemos contar com a sensibilidade e o apoio do governo federal para com o nosso estado”, completou Tião Viana.
O senador Aníbal Diniz considerou muito proveitosas as ações e os projetos que o governador Tião Viana foi tratar em Brasília, tendo sempre como meta a melhoria da qualidade de vida da população acreana, contando, para isso, com a sensibilidade política do governo da presidente Dilma Rousseff.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.