Acre
Governador prestigia promoção de 188 novos sargentos e abertura do Curso de Formação de 2º Tenente Estagiário de Saúde da PM
Em mais uma ação para valorizar o servidor público, o governador do Acre, Gladson Cameli, esteve presente na tarde desta segunda-feira, 20, na solenidade de promoção à graduação de 3º sargento da Polícia Militar, prestigiando 188 militares promovidos, tanto da capital como do interior, que concluíram o Curso de Formação de Sargentos.

Na mesma ocasião, também foi feita a abertura do Curso de Formação de 2º Tenente Estagiário de Saúde da PM no Acre, com a participação de nove militares. A solenidade aconteceu no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Ao chegar no local, o governador destacou que esses incentivos são importantes para manter a ordem pública.
“É o que a gente precisa para manter a máquina em ordem, manter a ordem e cumprir o que está na nossa Constituição. E é aquilo que eu digo, todas as nossas ações nós vamos fazer em prol da administração e colocar o Estado mais eficiente para cuidar das pessoas”, destacou.
Os destaques também foram apresentados durante a solenidade e receberam a homenagem das mãos do governador e também do comandante geral da PM, coronel Luciano Dias Fonseca.

Durante seu discurso, o governador reforçou que tem tratado a Segurança Pública com prioridade.
“Para onde for, não me canso de falar do orgulho que tenho da Polícia Militar do Acre. Aos 190 soldados desta corporação que estão sendo promovidos ao posto de terceiro sargento, minhas felicitações. Desejo que cada um de vocês possa encontrar nessa promoção ainda mais entusiasmo para seguirem em suas carreiras militares”, destacou.
O comandante da PM, Luciano Dias Fonseca, falou da importância de valorizar os servidores.
“É algo realmente histórico aqui hoje, principalmente o concurso de oficiais de saúde, que é um quadro auxiliar dentro do militarismo. Então é uma data muito importante. E também o termo do curso de sargento, que é uma função muito importante na estrutura da hierarquia militar. Então hoje nós estamos entregando à sociedade 188 sargentos, muito bem formados, com treinamento, capacidade técnica aprimorada para serem bons sargentos”, frisou.

O terceiro sargento Rauber de Alencar foi orador da turma e disse que esse foi um momento marcante na carteira.
“É muito importante, é uma das promoções mais esperadas do Praça, terceiro Sargento, onde a gente tem essa alegria, essa oportunidade, só tenho que agradecer. É um momento de alegria, de festa, e agora, depois dessa promoção, vamos comemorar com a família. Que Deus abençoe todos e quero dizer pra toda a sociedade que nós estamos reafirmando que estamos prontos para servir e proteger a todos com o risco da própria vida”, destacou.
Rendrick Rogério, de 23 anos, vai iniciar o Curso de Formação de 2º Tenente Estagiário de Saúde da PM. Ele falou da expectativa para esse momento.
“As expectativas são as melhores possíveis. A polícia do Acre é conhecida no Brasil todo pelo seu excelente trabalho. E assim, a gente só tem a agradecer tanto ao governador do Estado, Gladson Cameli, quanto ao comandante da polícia, o coronel Luciano Dias, que está proporcionando este momento único na história do Acre. Estamos aqui para servir à população acreana e, principalmente, aos familiares e aos próprios policiais no nosso serviço com a comunidade e com a polícia”, reforçou.
Ao final da solenidade, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, fez uma palestra aos oficiais da PM sobre humanização na saúde militar. Na conversa, ele destacou as boas práticas e orientações sobre saúde.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Rio Acre apresenta queda gradual em Rio Branco e mantém nível abaixo do transbordo
Boletim da Defesa Civil aponta vazante com medições de 13,74 metros ao meio-dia; cota de alerta permanece em 13,50 metros.

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Comentários
Acre
Defesa Civil do Estado monitora rios e mantém ações preventivas

Conforme o boletim divulgado às 15h desta sexta-feira, 23, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Defesa Civil, a capital acreana segue em cota de transbordamento. Enquanto em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá apresenta vazante, mas segue acima da cota de alerta.
Em Rio Branco, o rio Acre marcou 14,36 metros, mas segue com tendência de vazante, indicando redução gradual do nível. A atuação contínua do Estado, por meio da Defesa Civil, garante o monitoramento em tempo real, o apoio às defesas civis municipais e a pronta mobilização das equipes para atendimento às famílias em áreas de risco.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou 12,05 metros, permanecendo acima da cota de alerta e abaixo da cota de transbordamento, também em vazante.
Nos demais municípios monitorados, os rios permanecem abaixo das cotas de alerta, com predominância de vazante. Localidades como Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Sena Madureira, Manoel Urbano, Porto Walter, Tarauacá, Feijó e Plácido de Castro apresentam cenário hidrológico estável.
O Riozinho do Rola, importante afluente do Rio Acre, também segue abaixo da cota de alerta e em queda, contribuindo para a redução gradual do volume de água na principal bacia do estado.
A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento dos rios em todo o estado, além do acompanhamento das previsões de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Cìvil, coronel Carlos Batista, o alerta seguirá pelos próximos meses, fevereiro e março, visto que são períodos chuvosos. “Todo sistema está sempre em alerta pra agir por meio das defesas civis municipais.”
O coordenador também alertou a população sobre os riscos que as enchentes trazem. “Nesses períodos de vazante sempre há problemas de movimentação de solo. Por isso, se a população identificar que está tendo alguma agitação nos seus quintais, que apresentou rachadura numa árvore, parede, porta ou janela, é importante entrar em contato imediato com a Defesa civil ou corpo de bombeiros”.
O coordenador ressaltou a importância de acionar os serviços competentes e afirmou o compromisso do governo do Estado com a população atingida. “É importante você entrar em contato imediato com o corpo de bombeiros pelo número 193, para que uma equipe especializada possa ir ao local para fazer a devida análise. O governo do Estado está sempre com o objetivo de preservar bens e vidas”, salientou.
Comentários
Acre
Rio Acre registra 13,86 metros às 9h e segue em vazante em Rio Branco

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre atingiu 13,86 metros às 9h deste sábado, 24, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O dado confirma a tendência de vazante observada nas últimas medições, com redução gradual do volume de água ao longo da manhã.
Na leitura anterior, realizada às 5h45, o rio marcava 13,98 metros, o que representa uma diminuição de 12 centímetros em pouco mais de três horas. Apesar da queda, o manancial ainda permanece acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e abaixo da cota de transbordo, estabelecida em 14 metros.
De acordo com a Defesa Civil, não foi registrado volume de chuva nas últimas 24 horas, fator que contribui para a tendência de recuo das águas. O órgão segue monitorando o comportamento do rio e orienta moradores de áreas ribeirinhas a permanecerem atentos aos boletins oficiais.





























Você precisa fazer login para comentar.