Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson reforça união entre Executivo e Legislativo em reunião estratégica com deputados da base

Publicado

em

O governador Gladson Cameli reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 30, na sede da Secretaria de Estado de Governo (Segov), em Rio Branco, com os 17 deputados que integram a base governista e com secretários de pastas estratégicas do governo estadual. A reunião,  marcada pela busca de um alinhamento institucional e pela integração de esforços entre o Executivo e o Legislativo, teve como objetivo reforçar o compromisso de ambas as esferas em torno do desenvolvimento do Acre.

Governador Gladson Cameli com os 17 deputados que integram a base governista. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Durante o encontro foram discutidas pautas essenciais para o fortalecimento das ações governamentais e a consolidação de uma gestão eficiente, capaz de atender às necessidades da população acreana. A união entre os poderes foi destacada como pilar fundamental para a execução de projetos estruturantes e para a promoção de políticas públicas que visem ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida no estado.

“Um governo bem-sucedido é fruto do esforço conjunto de uma equipe comprometida com o mesmo objetivo. Essa união com o Legislativo é essencial, pois são os deputados que representam diretamente as demandas e anseios da nossa população. Sem o apoio desses parlamentares e de cada servidor que opera a máquina pública, nada seria possível. Hoje, vejo um time unido e dedicado a construir um Acre mais próspero e inclusivo”, afirmou o governador Gladson Cameli, enfatizando o papel estratégico dos deputados no fortalecimento das ações do Executivo.

Durante o encontro foram discutidas pautas essenciais para o fortalecimento das ações governamentais e a consolidação de uma gestão eficiente. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Entre os deputados presentes na reunião estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga; Nicolau Júnior, Eduardo Ribeiro, Tanízio Sá, Tadeu Hassem, Arlenilson Cunha, André Vale, Maria Antônia, Pedro Longo, Marcus Cavalcante, Gene Diniz, Pablo Bregense, Afonso Fernandes, Gilberto Lira, Clodoaldo Rodrigues, Adailton Cruz e Manoel Moraes.

A reunião também contou com a participação de secretários de áreas cruciais para a implementação dos projetos do governo, como o titular da Casa Civil, Jonathan Donadoni; o secretário de Governo, Luiz Calixto; o secretário de Fazenda, Amarísio Freitas; e o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão. Juntos, esses representantes reforçaram o comprometimento com uma gestão eficiente e transparente, sempre em sintonia com os anseios da população.

“O diálogo e a parceria entre o Legislativo e o Executivo são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do Acre. Como representantes do povo, nossa missão é assegurar que cada ação do governo reflita as necessidades reais da população”, reforçou o presidente Luiz Gonzaga.

Juntos, esses representantes reforçaram o comprometimento com uma gestão eficiente e transparente. Foto: Cleiton Lopes/Secom

O fortalecimento institucional entre o Executivo e o Legislativo foi apontado como peça-chave para viabilizar as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Acre. Gladson Cameli destacou que a sinergia entre os poderes representa não apenas uma estratégia de governança, mas uma resposta ao compromisso assumido com os acreanos de promover um futuro com mais oportunidades e avanços sociais.

Projeto de lei

O Governo do Estado encaminhou no dia 24 de setembro o projeto de lei que aumenta em 50% o Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), já a partir de janeiro de 2025. A proposta foi encaminhada com urgência pelo Palácio Rio Branco em menos de 30 minutos após o início da sessão ordinária.

Após uma intensa discussão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o governador Gladson Cameli decidiu tirar de pauta o projeto enviada à Casa do Povo que prevê aumento do IPVA e a revogação da Lei Complementar nº 114, de 30 de dezembro de 2002. A proposta de aumento de 2% para 3% causou polêmica e discussões intensas na Aleac, especialmente por parte da oposição.

O projeto de lei visa normatizar a cobrança do IPVA, ajustando as alíquotas e criando mecanismos para beneficiar setores estratégicos da economia local. Entre os pontos apresentados, ele destacou a redução da alíquota do IPVA para empresas de locação de veículos de 2% para 1%, e a redução de 2% para 1,5% para ônibus, micro-ônibus, caminhões e cavalos mecânicos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre

Publicado

em

Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”

Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.

O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.

Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.

A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.

Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.

Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.

Comentários

Continue lendo

Acre

62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli

Publicado

em

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira, 23, uma pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Gladson Cameli, que deixará o cargo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Acre.

De acordo com o levantamento, 62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli, 28,03% desaprovam, e 9,44% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 cidades do Acre entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Acre é AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Sementes de Resistência”: força das mulheres da Transacreana ganha voz em documentário que estreia em Rio Branco

Publicado

em

Documentário Sementes de Resistência valoriza participação feminina na Transacreana

Documentário de curta-metragem sobre protagonismo de mulheres rurais da Transacreana será lançado no dia 26 de março, às 10h, no Museu dos Povos Acreanos

O documentário de curta-metragem “Sementes da Resistência” será lançado no próximo dia 26 de março, às 10h, no auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. O evento integra as ações do mês da mulher e contará com a participação de trabalhadoras rurais da região da Transacreana.

Mulheres agricultoras são as personagens do documentário Sementes de Resistência

A produção destaca o papel fundamental das mulheres na conservação da agrobiodiversidade ao longo da Rodovia AC-90, conhecida como Transacreana. O documentário evidencia a atuação dessas trabalhadoras na preservação de sementes e na manutenção de práticas agrícolas sustentáveis na Amazônia acreana.

O curta-metragem é resultado do projeto de pós-doutorado da professora Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A produção foi construída em colaboração com mulheres agricultoras da região, reconhecidas como guardiãs de saberes tradicionais.

Roda de conversa durante a gravação do documentário Sementes de Resistência

Documentário valoriza papel das mulheres – Segundo a professora Rosana Cavalcante, o documentário retrata trajetórias marcadas pela resistência e pelo protagonismo feminino no campo. “A produção apresenta agricultoras que, por meio de conhecimentos ancestrais, preservam sementes, fortalecem a segurança alimentar e enfrentam os desafios das mudanças climáticas com sabedoria”, destacou.

Produzido pela Orna Audiovisual, o documentário aborda temas como agrobiodiversidade, sustentabilidade, agricultura familiar, protagonismo feminino, políticas públicas e a invisibilidade das mulheres rurais, além da valorização de práticas intergeracionais.

Professora Rosana Cavalcante desenvolveu seu projeto de pós-doc na Transacreana

O lançamento contará com a presença de protagonistas da obra, como as produtoras rurais e líderes de associação conhecidas da região: Roselina Queiroz Leite (Dona Rosa, moradora do Barro Alto) e Maria da Natividade Oliveira Cordeiro (Dona Lôra, que atua com plantas medicinais no Km 14 e vende no Mercado Elias Mansour), além da presidente da Cooperativa Beija-Flor, do Km 72 da Transacreana, Layane Furtado Mello.

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis Cameli, também participará do evento falando da roda de conversa que teve com as protagonistas durante a gravação do documentário, onde abordou temas importantes como as demandas das agricultoras e políticas públicas voltadas para a região.

Serviço
Evento: Lançamento do documentário curta-metragem “Sementes da Resistência”
Data: 26 de março de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório Florentina Esteves – Museu dos Povos Acreanos
Endereço: Av. Epaminondas Jácome, 2792, Centro, Rio Branco (AC)

Fotos: Neto Lucena/Secom

Comentários

Continue lendo