Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson reforça união entre Executivo e Legislativo em reunião estratégica com deputados da base

Publicado

em

O governador Gladson Cameli reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 30, na sede da Secretaria de Estado de Governo (Segov), em Rio Branco, com os 17 deputados que integram a base governista e com secretários de pastas estratégicas do governo estadual. A reunião,  marcada pela busca de um alinhamento institucional e pela integração de esforços entre o Executivo e o Legislativo, teve como objetivo reforçar o compromisso de ambas as esferas em torno do desenvolvimento do Acre.

Governador Gladson Cameli com os 17 deputados que integram a base governista. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Durante o encontro foram discutidas pautas essenciais para o fortalecimento das ações governamentais e a consolidação de uma gestão eficiente, capaz de atender às necessidades da população acreana. A união entre os poderes foi destacada como pilar fundamental para a execução de projetos estruturantes e para a promoção de políticas públicas que visem ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida no estado.

“Um governo bem-sucedido é fruto do esforço conjunto de uma equipe comprometida com o mesmo objetivo. Essa união com o Legislativo é essencial, pois são os deputados que representam diretamente as demandas e anseios da nossa população. Sem o apoio desses parlamentares e de cada servidor que opera a máquina pública, nada seria possível. Hoje, vejo um time unido e dedicado a construir um Acre mais próspero e inclusivo”, afirmou o governador Gladson Cameli, enfatizando o papel estratégico dos deputados no fortalecimento das ações do Executivo.

Durante o encontro foram discutidas pautas essenciais para o fortalecimento das ações governamentais e a consolidação de uma gestão eficiente. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Entre os deputados presentes na reunião estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga; Nicolau Júnior, Eduardo Ribeiro, Tanízio Sá, Tadeu Hassem, Arlenilson Cunha, André Vale, Maria Antônia, Pedro Longo, Marcus Cavalcante, Gene Diniz, Pablo Bregense, Afonso Fernandes, Gilberto Lira, Clodoaldo Rodrigues, Adailton Cruz e Manoel Moraes.

A reunião também contou com a participação de secretários de áreas cruciais para a implementação dos projetos do governo, como o titular da Casa Civil, Jonathan Donadoni; o secretário de Governo, Luiz Calixto; o secretário de Fazenda, Amarísio Freitas; e o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão. Juntos, esses representantes reforçaram o comprometimento com uma gestão eficiente e transparente, sempre em sintonia com os anseios da população.

“O diálogo e a parceria entre o Legislativo e o Executivo são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do Acre. Como representantes do povo, nossa missão é assegurar que cada ação do governo reflita as necessidades reais da população”, reforçou o presidente Luiz Gonzaga.

Juntos, esses representantes reforçaram o comprometimento com uma gestão eficiente e transparente. Foto: Cleiton Lopes/Secom

O fortalecimento institucional entre o Executivo e o Legislativo foi apontado como peça-chave para viabilizar as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Acre. Gladson Cameli destacou que a sinergia entre os poderes representa não apenas uma estratégia de governança, mas uma resposta ao compromisso assumido com os acreanos de promover um futuro com mais oportunidades e avanços sociais.

Projeto de lei

O Governo do Estado encaminhou no dia 24 de setembro o projeto de lei que aumenta em 50% o Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), já a partir de janeiro de 2025. A proposta foi encaminhada com urgência pelo Palácio Rio Branco em menos de 30 minutos após o início da sessão ordinária.

Após uma intensa discussão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o governador Gladson Cameli decidiu tirar de pauta o projeto enviada à Casa do Povo que prevê aumento do IPVA e a revogação da Lei Complementar nº 114, de 30 de dezembro de 2002. A proposta de aumento de 2% para 3% causou polêmica e discussões intensas na Aleac, especialmente por parte da oposição.

O projeto de lei visa normatizar a cobrança do IPVA, ajustando as alíquotas e criando mecanismos para beneficiar setores estratégicos da economia local. Entre os pontos apresentados, ele destacou a redução da alíquota do IPVA para empresas de locação de veículos de 2% para 1%, e a redução de 2% para 1,5% para ônibus, micro-ônibus, caminhões e cavalos mecânicos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo