fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Governador Gladson Cameli prestigia formatura de Jornalismo da Universidade Federal do Acre

Publicado

em

Contribuindo para o processo de formação universitária por meio dos estágios, a Secretaria de Comunicação do Estado do Acre (Secom) tem sido porta de entrada para muitos estudantes que almejam seguir carreira na área.

Gladson prestigia formatura de Jornalismo e Nutrição da Ufac. Foto: Felipe Freire/Secom

Para celebrar e prestigiar a cerimônia de formatura da turma do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), o governador Gladson Cameli, a convite de formandos que já são assessores de comunicação do governo do Acre, participou da cerimônia de colação de grau realizada nesta segunda-feira, 21, no auditório do Teatro Universitário, em Rio Branco.

Em sua fala, o governador Gladson Cameli abordou a importância da formação universitária: “Só através da educação vamos poder formar profissionais qualificados e compromissados em escrever o seu próprio futuro e ajudar a transformar para melhor a vida de cada pessoa que acredita e sonha com tempos melhores para todos”.

Cameli abordou importância da formação qualificada. Foto: Felipe Freire/Secom

“Colocamos os melhores profissionais, jornalistas, hoje, para atuar no nosso estado, nesse país, para defender sempre a democracia, levar a informação necessária a nossa população”, afirmou o vice-reitor Josimar Ferreira.

Também colaram grau alunos do curso de Nutrição. Foto: Felipe Freire/Secom

Durante a solenidade, o chefe de Estado parabenizou ainda os alunos da turma de Nutrição, que também colaram grau na cerimônia.

Camila Gomes falou da alegria em participar da colação de grau. Foto: Felipe Freire/Secom

A formanda e social mídia do governo do Acre Emilly Souza falou sobre a conquista: “É uma realização; sempre foi um sonho fazer faculdade na Universidade Federal do Acre e ter a presença de todos os meus colegas, da secretária Nayara Lessa, do governador; é muito importante para a minha carreira e também para questões pessoais. É uma realização minha e da minha família e eu estou muito feliz com isso”, ressaltou.

Viúva de Marcos Vicentti, Valéria Teixeira recebe homenagem ao profissional em memória. Foto: Felipe Freire/ Secom

O governador corroborou a dedicatória dos alunos, que definiram o nome da turma de Marcos Vicentti. “É com imensa alegria e honra que estou aqui nesta noite para prestigiar um momento tão importante para o presente e o futuro da comunicação do nosso estado. Sinto-me ainda mais emocionado por esse momento trazer à nossa memória o legado daquele que foi um grande amigo e profissional da imprensa do Acre e da Amazônia, o jornalista e fotógrafo Marcos Vicentti”, frisou.

Cumprimentando Emilly Souza, Miguel França e Camila Gomes, formandos que já atuam na Comunicação do Estado, Gladson parabenizou todos os graduandos. Foto: Samuel Moura/Secom

O gestor enfatizou o papel da educação e da comunicação para uma sociedade mais democrática e justa: “Sou um admirador e defensor da liberdade de imprensa e de toda forma de democracia. E acredito que o conhecimento é a única maneira de libertar o ser humano de si mesmo e daqueles que tentam a todo custo dominar a alma, o coração e as ações do outro. Por isso, parabenizo com grande alegria os jornalistas da Secretaria de Estado de Comunicação que hoje concluem mais essa etapa de crescimento pessoal. Em nome de Emily Souza, Miguel França e Camila Gomes, homenageio todos os concludentes desta turma de jornalismo da Ufac”.

Contribuindo para o processo de formação universitária por meio dos estágios, a Secretaria de Comunicação do Estado do Acre (Secom) tem sido porta de entrada para muitos estudantes que almejam seguir carreira na área.

Miguel falou sobre alegria do momento e sua trajetória no jornalismo. Foto: Felipe Freire /Secom

Tendo sido contratado após estágio na Secom, o formando Miguel França ressaltou: “É um momento de grande alegria, porque estou encerrando mais um ciclo e fico muito feliz, principalmente por a Secom ter ajudado nesse ciclo. Fiz meu estágio supervisionado da Ufac na Secom e pouco tempo depois entrei como repórter da Agência de Notícias Acre. Este é um momento de gratidão, de felicidade, e  representa um começo para mim. Espero continuar na Secom e aprendendo muito mais, assim como aprendi nesses últimos anos de jornalismo”, destacou.

Valéria recebeu placa em homenagem a Marcos Vicentti. Foto: Felipe Freire/Secom

Na solenidade, a viúva de Vicentti, Valéria Teixeira, recebeu a homenagem póstuma ao fotojornalista. “Quero homenagear aqui a senhora Valéria, que linda homenagem, quero parabenizar a turma por ter escolhido o nome do nosso querido Marcos. Eu não sou do mundo político, sou professor, sou técnico, mas reconhecer esse momento de um profissional dentro de uma academia é um registro eternizado. Daqui a 30 anos, daqui a 50 anos, essa placa vai estar e será sempre eternizada, nosso querido Marcos Vicentti”, acrescentou o vice-reitor.

‘Marcão’, como era conhecido, deixou seu legado no fotojornalismo acreano, tendo atuando nos principais jornais de Rio Branco. Também foi pioneiro na disseminação do etnoturismo e das belezas naturais do estado, como o Parque Nacional da Serra do Divisor. Sua sensibilidade em transmitir e se expressar por meio da fotografia também foi se tornou célebre devido às oficinas que ministrava.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Pai desolado ao lado do filho assassinado choca redes sociais no Acre

Publicado

em

Homem é morto a facadas enquanto dormia em via pública; suspeito conhecido como “Caboclo” segue foragido

O pai da vítima, que retornava do trabalho, foi avisado da tragédia e chegou ao local, onde permaneceu ao lado do corpo do filho. Foto: cedida 

Uma imagem que retrata o momento de dor de um pai ao encontrar o filho morto no Bairro Bahia Nova comoveu a internet e trouxe à tona os detalhes de um crime brutal ocorrido nesta sexta-feira (25). Alan Jones Lima da Costa, 37 anos, foi assassinado com múltiplas facadas enquanto dormia sobre um tablado de madeira na Rua Bom Jesus.

O suspeito, identificado apenas pelo apelido de “Caboclo”, teria bebido com a vítima horas antes do crime. Testemunhas relataram à polícia que os dois homens discutiram e trocaram ameaças durante a manhã. Mais tarde, já embriagado, Alan adormeceu na calçada quando foi surpreendido pelo ataque fatal.

A cena mais dramática foi registrada quando o pai da vítima, que retornava do trabalho, chegou ao local e permaneceu ao lado do corpo do filho. A foto desse momento de dor viralizou nas redes sociais, gerando comoção pública.

A Divisão Especial de Investigações Criminais (DEIC) e a Delegacia de Homicídios (DHPP) estão à procura do suspeito, que fugiu após o crime. Moradores da região afirmam conhecer “Caboclo” e colaboram com as investigações. Este é o terceiro homicídio por arma branca registrado no bairro neste mês, acendendo um alerta sobre a violência urbana na capital acreana.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Homem é esfaqueado e morto em via pública no Bairro Bahia Nova

Publicado

em

Vítima de 36 anos teria tido discussão antes do crime; polícia investiga autoria e motivação do homicídio

De acordo testemunhas, a vítima estava próximo a um comércio, quando foi esfarrapada pelo menos três vezes. Foto: cedida 

Um crime violento chocou moradores do Bairro Bahia Nova na tarde desta sexta-feira (25). Alan Johnnes Lima da Costa, 36 anos, foi morto a golpes de faca na Rua Bom Jesus, próximo a um estabelecimento comercial. Testemunhas relataram à polícia que a vítima foi atingida por pelo menos três golpes antes do agressor fugir do local.

De acordo com informações preliminares, Alan teria se envolvido em uma discussão com outro homem pouco antes do ataque. A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil já instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do caso. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco para exames periciais.

A polícia espera concluir as investigações em até 30 dias. O caso reforça preocupações com a violência urbana na capital acreana, sendo o segundo homicídio por arma branca registrado neste mês na região metropolitana. Autoridades afirmam que estão colhendo imagens de câmeras de segurança do comércio local para identificar o suspeito.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Brasiléia encerra semana dedicada a luta contra malária com ações educativas

Publicado

em

Nesta sexta-feira (25), aconteceu o encerramento das atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Malária com um Pit Stop educativo.

O evento marcou o encerramento de uma semana inteira dedicada à conscientização sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.

A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, reforçou a importância das medidas preventivas contra a doença.

Durante a semana, diversas ações foram realizadas pela secretaria de saúde como palestras em unidades de saúde e na Escola Kairala José Kairala (KJK). Participação no programa de rádio A Hora de Brasiléia e gravação de vídeo institucional falando sobre a malária.

Para o secretário de saúde Francelio Barbosa as ações realizadas pela secretaria são essenciais. “Esta mobilização é fundamental através da educação e prevenção, estamos levando informação e destacando a importância de acontecer o combate a malária”. Destacou Francelio.

Comentários

Continue lendo