Conecte-se conosco

Cotidiano

Governador Gladson Cameli prestigia formatura de Jornalismo da Universidade Federal do Acre

Publicado

em

Contribuindo para o processo de formação universitária por meio dos estágios, a Secretaria de Comunicação do Estado do Acre (Secom) tem sido porta de entrada para muitos estudantes que almejam seguir carreira na área.

Gladson prestigia formatura de Jornalismo e Nutrição da Ufac. Foto: Felipe Freire/Secom

Para celebrar e prestigiar a cerimônia de formatura da turma do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), o governador Gladson Cameli, a convite de formandos que já são assessores de comunicação do governo do Acre, participou da cerimônia de colação de grau realizada nesta segunda-feira, 21, no auditório do Teatro Universitário, em Rio Branco.

Em sua fala, o governador Gladson Cameli abordou a importância da formação universitária: “Só através da educação vamos poder formar profissionais qualificados e compromissados em escrever o seu próprio futuro e ajudar a transformar para melhor a vida de cada pessoa que acredita e sonha com tempos melhores para todos”.

Cameli abordou importância da formação qualificada. Foto: Felipe Freire/Secom

“Colocamos os melhores profissionais, jornalistas, hoje, para atuar no nosso estado, nesse país, para defender sempre a democracia, levar a informação necessária a nossa população”, afirmou o vice-reitor Josimar Ferreira.

Também colaram grau alunos do curso de Nutrição. Foto: Felipe Freire/Secom

Durante a solenidade, o chefe de Estado parabenizou ainda os alunos da turma de Nutrição, que também colaram grau na cerimônia.

Camila Gomes falou da alegria em participar da colação de grau. Foto: Felipe Freire/Secom

A formanda e social mídia do governo do Acre Emilly Souza falou sobre a conquista: “É uma realização; sempre foi um sonho fazer faculdade na Universidade Federal do Acre e ter a presença de todos os meus colegas, da secretária Nayara Lessa, do governador; é muito importante para a minha carreira e também para questões pessoais. É uma realização minha e da minha família e eu estou muito feliz com isso”, ressaltou.

Viúva de Marcos Vicentti, Valéria Teixeira recebe homenagem ao profissional em memória. Foto: Felipe Freire/ Secom

O governador corroborou a dedicatória dos alunos, que definiram o nome da turma de Marcos Vicentti. “É com imensa alegria e honra que estou aqui nesta noite para prestigiar um momento tão importante para o presente e o futuro da comunicação do nosso estado. Sinto-me ainda mais emocionado por esse momento trazer à nossa memória o legado daquele que foi um grande amigo e profissional da imprensa do Acre e da Amazônia, o jornalista e fotógrafo Marcos Vicentti”, frisou.

Cumprimentando Emilly Souza, Miguel França e Camila Gomes, formandos que já atuam na Comunicação do Estado, Gladson parabenizou todos os graduandos. Foto: Samuel Moura/Secom

O gestor enfatizou o papel da educação e da comunicação para uma sociedade mais democrática e justa: “Sou um admirador e defensor da liberdade de imprensa e de toda forma de democracia. E acredito que o conhecimento é a única maneira de libertar o ser humano de si mesmo e daqueles que tentam a todo custo dominar a alma, o coração e as ações do outro. Por isso, parabenizo com grande alegria os jornalistas da Secretaria de Estado de Comunicação que hoje concluem mais essa etapa de crescimento pessoal. Em nome de Emily Souza, Miguel França e Camila Gomes, homenageio todos os concludentes desta turma de jornalismo da Ufac”.

Contribuindo para o processo de formação universitária por meio dos estágios, a Secretaria de Comunicação do Estado do Acre (Secom) tem sido porta de entrada para muitos estudantes que almejam seguir carreira na área.

Miguel falou sobre alegria do momento e sua trajetória no jornalismo. Foto: Felipe Freire /Secom

Tendo sido contratado após estágio na Secom, o formando Miguel França ressaltou: “É um momento de grande alegria, porque estou encerrando mais um ciclo e fico muito feliz, principalmente por a Secom ter ajudado nesse ciclo. Fiz meu estágio supervisionado da Ufac na Secom e pouco tempo depois entrei como repórter da Agência de Notícias Acre. Este é um momento de gratidão, de felicidade, e  representa um começo para mim. Espero continuar na Secom e aprendendo muito mais, assim como aprendi nesses últimos anos de jornalismo”, destacou.

Valéria recebeu placa em homenagem a Marcos Vicentti. Foto: Felipe Freire/Secom

Na solenidade, a viúva de Vicentti, Valéria Teixeira, recebeu a homenagem póstuma ao fotojornalista. “Quero homenagear aqui a senhora Valéria, que linda homenagem, quero parabenizar a turma por ter escolhido o nome do nosso querido Marcos. Eu não sou do mundo político, sou professor, sou técnico, mas reconhecer esse momento de um profissional dentro de uma academia é um registro eternizado. Daqui a 30 anos, daqui a 50 anos, essa placa vai estar e será sempre eternizada, nosso querido Marcos Vicentti”, acrescentou o vice-reitor.

‘Marcão’, como era conhecido, deixou seu legado no fotojornalismo acreano, tendo atuando nos principais jornais de Rio Branco. Também foi pioneiro na disseminação do etnoturismo e das belezas naturais do estado, como o Parque Nacional da Serra do Divisor. Sua sensibilidade em transmitir e se expressar por meio da fotografia também foi se tornou célebre devido às oficinas que ministrava.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Chuvas intensas causam pontos de alagação em cerca de 10 bairros em Rio Branco

Publicado

em

A forte chuva que atinge Rio Branco desde a madrugada desta quarta-feira (17) deixou pontos de alagação em ao menos 10 bairros da capital e causa elevação rápida de igarapés. As informações foram repassadas pelo repórter David Medeiros durante o ac24horas Play desta quarta-feira (17).

De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, ao menos 10 bairros de Rio Branco amanheceram com pontos de alagamento. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, que coordena o órgão e acompanha a situação desde as primeiras horas do dia. A previsão indica que a chuva deve persistir pelo menos até as 10h, mantendo o cenário de alerta na cidade

Foto: David Medeiros/ac24horas

Imagens exibidas ao vivo pelo ac24horas mostram a situação crítica da Rua 7 de Setembro, no bairro Habitar Brasil. O local apresenta dificuldade de acesso para veículos devido ao acúmulo de água, refletindo problemas recorrentes de drenagem agravados pelo alto volume de chuva em curto intervalo de tempo.

Segundo a Defesa Civil, Rio Branco registra uma média de 10 milímetros de chuva por hora. O volume é considerado extremamente elevado, já que, em apenas uma hora, chove o equivalente ao esperado para um dia inteiro. O volume intenso tem sobrecarregado os sistemas de drenagem e provocado a elevação rápida dos igarapés que cortam a capital.

Foto: David Medeiros/ac24horas

Ao todo, pelo menos oito igarapés atravessam a área urbana de Rio Branco e vários deles estão em situação crítica. Um dos mais afetados é o igarapé São Francisco, que recebe grande volume de água proveniente de afluentes menores. Na região do bairro Conquista, onde o repórter acompanhou a situação in loco, é possível observar igarapés em ritmo de enxurrada e despejando água diretamente no São Francisco.

Como consequência, algumas residências amanheceram com água nos quintais e ruas completamente alagadas. Além disso, há preocupação com o nível do Rio Acre, que na manhã desta quarta-feira marcou 6,30 metros. A previsão da Defesa Civil é de que o manancial possa subir entre três e quatro metros nas próximas horas, caso o volume de chuva se mantenha.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Publicado

em

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico

O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.

“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.

Trabalho físico

Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.

“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.

Matheus Nego

O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Publicado

em

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.

“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.

Rio Branco e Independência

O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.

Agradeceu o apoio

O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.

“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.

Comentários

Continue lendo