Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson Cameli participa de reunião com embaixador da delegação brasileira junto a ONU em Genebra

Publicado

em

Tovar Nunes, um dos mais influentes diplomatas do Itamarati, convidou o governador Gladson Cameli para uma reunião de trabalho na sede da Delegação Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e demais Organismos Internacionais em Genebra, na Suíça. No encontro que durou três horas, nesta terça, 7, foram tratados assuntos de interesse do Acre nas áreas de saúde pública, geração de empregos, sustentabilidade e turismo etno-ecológico.

foram tratados assuntos de interesse do Acre nas áreas de saúde pública, geração de empregos, sustentabilidade e turismo etno-ecológico. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O governador ficou entusiasmado pelo interesse do embaixador Tovar pela cultura amazônica, sobretudo, em relação ao Acre.

“Uma reunião muito produtiva. O embaixador já esteve no Acre e está usando o nosso estado como um modelo para fomentar o desenvolvimento na Amazônia. Como um representante brasileiro junto às outras nações do mundo, ele poderá nos abrir portas importantes para a transferência de tecnologia nas áreas de saúde e produção”, afirmou Cameli.

A potencialidade turística do Acre com um grande número de etnias indígenas e a sua rica biodiversidade foi um dos outros temas tratados entre o governador e o embaixador.

“O Tovar também entende que o turismo do nosso estado é um grande atrativo para visitantes de outros países. Entregamos a ele, para a divulgação e captação de investidores, um projeto que fomenta essa atividade no nosso estado para gerar empregos e renda. O turismo etno-ecológico bem planejado poderá levar prosperidade para as nossas aldeias indígenas, preservando o meio-ambiente e gerando oportunidades também aos empreendedores das nossas cidades que servem de apoio para o movimento dos visitantes no estado”, argumentou o governador.

Atração de investimentos

O embaixador junto às Nações Unidas avaliou positivamente o encontro com o governador do Acre. Ele se colocou à disposição para promover os projetos nas diversas áreas do governo para atrair investidores internacionais.

Sobre a geração de empregos, que é um dos objetivos principais do atual governo, o embaixador também se comprometeu em ajudar. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Acabo de ter uma das reuniões mais estimulantes e iluminadoras desde que estou nesse posto diplomático, em Genebra. Na conversa com o governador surgiram várias possibilidades, mas quero destacar algumas delas. Como na área de saúde pública, que é do nosso interesse fazer com que o Acre tenha maior autonomia na parte tecnológica, com equipamentos e soluções. Já na parte de ciência e tecnologia, como é um estado que já teve experiências em sustentabilidade, queremos levar soluções no âmbito da produção de energia limpa”, disse Tovar Nunes.

Sobre a geração de empregos, que é um dos objetivos principais do atual governo, o embaixador também se comprometeu em ajudar através da diplomacia internacional.

“Na parte do trabalho, queremos ajudar com mecanismos que possam gerar empregos de qualidade no Acre como, por exemplo, o etno-turismo com a visitação de povos da floresta e de comunidades locais. Essa atividade cria um ambiente de trabalho enriquecedor e gratificante. Também vamos estabelecer com o Acre a cooperação para a produção sustentável. Na verdade, acredito que o Acre possa se tornar um exemplo através do seu agronegócio nascente aliado à preservação ambiental. Assim como fomentando a valorização cultural dos seus povos originários”, declarou Tovar.

Tanto Gladson Cameli quanto o embaixador compartilham da ideia de que é possível haver um projeto de desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental.

“Pelo que o governador me explicou, acredito o Acre poderá ser um modelo amazônico para outros estados brasileiros e países com cobertura florestal. A gestão da biodiversidade natural com a produção sustentável poderá ser um exemplo que nós diplomatas valorizamos para apresentarmos ao mundo e estabelecermos parcerias produtivas”, concluiu o embaixador Tovar Nunes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Defensoria Pública do Acre mantém plantão judicial durante recesso forense 2025/2026

Publicado

em

Atendimentos de urgência seguem disponíveis em Rio Branco e no interior até 6 de janeiro

Durante o recesso forense 2025/2026, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) seguirá em funcionamento por meio de plantão judicial, garantindo o atendimento de demandas consideradas urgentes em todo o estado. O serviço especial teve início no dia 20 de dezembro e se estende até 6 de janeiro de 2026, período em que o atendimento regular ao público está suspenso.

De acordo com a instituição, o plantão será realizado tanto em Rio Branco quanto nos municípios do interior, assegurando à população o acesso à Justiça em situações que não podem aguardar o retorno das atividades normais.

Entre as demandas atendidas estão habeas corpus, pedidos de liberdade provisória, mandados de segurança, busca e apreensão de crianças e adolescentes, solicitações de UTI aérea, bloqueio de contas bancárias e casos de corte indevido no fornecimento de energia, além de outras ocorrências de caráter emergencial.

Na capital, o plantão pode ser acionado pelo telefone (68) 99927-5436 ou pelo e-mail [email protected]. Já no interior do estado, o contato deve ser feito pelo telefone (68) 99963-8105 ou pelo e-mail [email protected].

A Defensoria Pública informou ainda que o atendimento normal ao público, incluindo o chat institucional e o agendamento online para atendimentos presenciais, será retomado no dia 7 de janeiro de 2026, em todas as unidades do estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Volume de chuva ultrapassa 70 milímetros, eleva rios e deve seguir pela noite na capital

Publicado

em

As fortes chuvas que atingem Rio Branco desde a noite de quinta-feira, 25, seguem elevando o nível do Rio Acre e de outros rios da bacia, acendendo o alerta da Defesa Civil Municipal.

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, Cláudio Falcão, em entrevista na manhã desta sexta-feira, 26, o volume de chuva já ultrapassa os 70 milímetros na capital acreana, com previsão de continuidade ao longo do dia.

“Aqui em Rio Branco nós já temos mais de 70 milímetros de chuva, começou ainda à noite, passou a madrugada e continua agora pela manhã. E a previsão é que ela vá até às 13 horas e depois tem uma trégua, mas volta à noite”, afirmou Falcão.

Segundo o coordenador, as chuvas não se concentraram apenas na capital, mas atingiram toda a bacia do Rio Acre, provocando elevação expressiva dos níveis dos rios em diversos municípios do estado. “Com isso, nós tivemos alteração e essa chuva também foi em toda a bacia, inclusive lá em Capixaba foram 130 milímetros de chuva”, explicou.

O impacto já é observado em diferentes pontos do estado. “Tivemos aumento de nível em toda a bacia, por exemplo, lá em Assis Brasil 3 metros, em Brasileia mais de 1 metro, em Xapuri foram 2,5 metros, Capixaba também 2,5 metros, em Rio Branco 2,28 metros, se aproximando aí de 2,5 metros também de aumento de nível do Rio Acre aqui em Rio Branco”, detalhou.

Falcão alerta que, com a continuidade das chuvas, o nível do rio pode subir ainda mais nas próximas horas. “E com toda essa chuva deve aumentar ainda mais”, reforçou.

Além do Rio Acre, outros mananciais também preocupam a Defesa Civil. “O Riozinho que você perguntou, também nós tivemos aumento de 2,5 metros lá no riozinho do rôla nessas últimas 24 horas. Essa água do riozinho chega em poucas horas aqui dentro da cidade, em torno de três horas ela já tem um reflexo aqui”, explicou.

Diante do cenário, a Defesa Civil mantém monitoramento constante. “É por isso que para as próximas horas a gente espera um aumento de nível e agora a gente monitora também os igarapés”, concluiu Cláudio Falcão.

Comentários

Continue lendo

Acre

Morador em situação de rua é esfaqueado no pescoço em Rio Branco

Publicado

em

Um homem de 50 anos, identificado como Edilmo Inácio Pereira, foi vítima de um ataque a faca na noite desta quinta-feira (25) no bairro 6 de Agosto, em Rio Branco. Ele caminhava pela Rua Seis de Agosto quando foi abordado por um homem armado com uma faca, que desferiu um golpe no pescoço da vítima.

Edilmo conseguiu caminhar até um posto de combustíveis próximo, onde desabou com intenso sangramento. O SAMU foi acionado e o levou ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado estável, mas com risco de agravamento.

A Polícia Militar esteve no local e iniciou as investigações, que agora seguem com a Polícia Civil, que busca identificar e prender o autor do crime.

Comentários

Continue lendo