fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson Cameli participa da abertura do curso de elaboração e análise de projetos de desenvolvimento e políticas públicas

Publicado

em

O governador Gladson Cameli participou na manhã desta segunda-feira, 20, da solenidade de abertura do curso Elaboração e Análise de Projetos de Desenvolvimento e Políticas Públicas, realizado no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O evento contou com a presença de servidores públicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da PGE e do governo do Estado.

O curso, organizado pela Escola de Contas do TCE, tem como objetivo capacitar agentes públicos. Foto: Diego Gurgel/Secom

O curso, organizado pela Escola de Contas do TCE, tem como objetivo capacitar agentes públicos do Tribunal de Contas do Estado do Acre e do governo do Estado que atuam na área de políticas públicas. A iniciativa visa promover uma visão holística e integrada dos problemas e desafios da gestão governamental, incentivando uma postura focada em resultados, colaborativa e transparente na construção de soluções para políticas públicas. 

Durante o curso, serão abordadas as etapas de construção e planejamento de projetos de políticas públicas, além da avaliação dos resultados esperados e da análise de custo-benefício dos projetos.

A mesa de abertura foi composta pelo governador Gladson Cameli, pelos conselheiros do TCE Naluh Gouveia e Ronald Polanco e pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque.

O governador Gladson Cameli destacou a importância da capacitação contínua dos servidores públicos e expressou sua satisfação em apoiar iniciativas que visam aprimorar a gestão pública no Estado do Acre. Em seu discurso, ele agradeceu a presença do professor Ulisses Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que será o facilitador do curso. Cameli também parabenizou as instituições envolvidas na organização do evento.

O governador Gladson Cameli destacou a importância da capacitação contínua dos servidores públicos. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Como governador, posso dizer da minha satisfação em apoiar e participar cada vez mais de iniciativas que primam pela capacitação e qualificação de servidores públicos, uma vez que a nossa responsabilidade e compromisso com o orçamento, investimentos e execução de projetos caminham lado a lado com os anseios da sociedade acreana. Nós temos que lapidar esse estado que é um diamante, com bons projetos que de fato melhorem a vida das pessoas, trazendo o desenvolvimento econômico, aliado à preservação ambiental”, afirmou Cameli.

Ele ressaltou o interesse do governo em ampliar o conhecimento técnico e jurídico dos agentes responsáveis pela elaboração de projetos nos órgãos públicos do estado. “Todas as ações voltadas para que possamos obter a garantia de ordem, legalidade e qualidade nos projetos e políticas públicas continuarão contando com nosso apoio incondicional”, destacou.

Presidente da Escola de Contas do TCE, a conselheira Naluh Gouveia reafirmou a necessidade de um grupo de gestores ainda mais qualificado e modernizado, capaz de entender os anseios de uma sociedade que precisa ter seu bem-estar garantido para o futuro em todos os aspectos de forma equilibrada.

Naluh Gouveia reafirmou a necessidade de um grupo de gestores ainda mais qualificado e modernizado. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Estamos dando um passo essencial para aprimorar a gestão pública no Acre. Capacitar nossos servidores é fundamental para que possamos atender de forma mais eficaz e inovadora às necessidades da sociedade. Este curso é uma oportunidade de ouro para modernizar nossas práticas e garantir um futuro melhor para todos os acreanos”, reforçou Naluh Gouveia. 

O evento foi realizado com o apoio da Procuradoria-Geral do Estado do Acre, na pessoa da Procuradora-Geral Janete Melo d’Albuquerque, que cedeu o auditório para a realização do curso.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Igreja Nossa Senhora das Dores celebra Quarta-Feira de Cinzas com missa especial

Publicado

em

Padre Robson Eudes conduz celebrações que marcam o início da Quaresma, período de reflexão e renovação espiritual

Padre Robson Eudes, têm como objetivo preparar os fiéis para a Quaresma, um período dedicado à reflexão. Foto: assessoria 

Neste feriado de Quarta-Feira de Cinzas, 4 de março, a Igreja Católica Nossa Senhora das Dores realizará uma programação especial de Santa Missa. As celebrações, conduzidas pelo Padre Robson Eudes, têm como objetivo preparar os fiéis para a Quaresma, um período dedicado à reflexão, conversão e fortalecimento da espiritualidade.

A Quarta-Feira de Cinzas é um marco importante para os católicos, pois simboliza o início do período quaresmal, no qual os fiéis recebem as cinzas como um gesto de penitência e renovação espiritual. Durante a missa, haverá um momento dedicado à imposição das cinzas, relembrando a passagem bíblica: “somos pó e ao pó voltaremos”, como destacou o Padre Francisco.

O sacerdote enfatizou a relevância desse tempo sagrado: “A Quaresma é um período de preparação para a ressurreição de Jesus. É essencial que estejamos espiritualmente preparados, cuidando do nosso coração e das nossas relações com Deus e com o próximo”.

A participação nas missas e a recepção das cinzas são práticas que convidam os fiéis a se unirem à comunidade, refletirem sobre a fé e buscarem uma vida mais alinhada aos valores cristãos. A programação é aberta a todos que desejam vivenciar essa tradição e renovar sua espiritualidade.

A programação é aberta a todos que desejam vivenciar essa tradição e renovar sua espiritualidade. Foto: Marcus José

Comentários

Continue lendo

Acre

Mesmo com tempo instável, última noite do Carnaval da Família anima Rio Branco

Publicado

em

Foliões marcam presença na Praça da Revolução com fantasias e adereços; blocos Sambase, Sem Limite, Seis é D+ e Unidos do Fuxico encerram a festa.

A última noite do Carnaval da Família, realizada nesta terça-feira (4) na Praça da Revolução, em Rio Branco (AC), foi marcada pela animação e resistência dos foliões, que não se deixaram abalar pelo tempo instável. Mesmo sob ameaça de chuva forte, o público compareceu em peso, vestindo fantasias, adereços e garantindo a energia do evento.

Os desfiles começaram por volta das 17 horas, com os blocos carnavalescos levando cores e ritmos contagiantes para a avenida. A programação contou com apresentações musicais e os desfiles dos blocos Sambase, Sem Limite, Seis é D+ e Unidos do Fuxico, cada um com 40 minutos de show.

O Carnaval da Família, que já se tornou tradição na capital acreana, reuniu pessoas de todas as idades, promovendo um ambiente de alegria e integração. Apesar das condições climáticas, a festa seguiu até o fim, encerrando a temporada de carnaval com chave de ouro.

A organização do evento destacou a participação ativa do público e a dedicação dos blocos, que mantiveram a animação em alto nível até o último minuto. A Praça da Revolução foi palco de mais um carnaval memorável, reforçando a cultura e a tradição da festa no Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre participa de curso de Adaptação à Fronteira no Mato Grosso

Publicado

em

Acre participou da 23ª edição do curso de Adaptação à Fronteira (C-Afron) no Mato Grosso. Foto: Ascom/Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira do Acre (Gefron), participou da 23ª edição do curso de Adaptação à Fronteira (C-Afron), no último domingo, 2, em Mato Grosso.

Participaram da capacitação, dois operadores recém integrados ao Gefron/Ac, que ainda não tinham a capacitação específica para atuação em operações de fronteiras.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou a importância da formação para os agentes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou a importância da formação para os agentes. “A capacitação contínua destes profissionais aliada à expertise de outros estados, como o Mato Grosso, garante que nossos operadores estejam preparados para enfrentar os desafios das nossas fronteiras, que tem particularidades que outras regiões do país não têm”, afirmou.

Reconhecimento Nacional

O C-Afron é uma capacitação reconhecida nacionalmente pela exigência e eficácia na formação de profissionais da segurança pública. Durante o treinamento, os operadores aprimoraram habilidades essenciais para atuar em regiões de divisa, onde ocorrem crimes como tráfico de drogas e contrabando. A qualificação contínua dos agentes é fundamental para reforçar a segurança na fronteira do Acre, que é uma área estratégica para o país.

C-Afron é uma capacitação reconhecida nacionalmente pela exigência e eficácia na formação de profissionais da segurança pública. Foto: Ascom/Sejusp

O Gefron de Mato Grosso é referência no Brasil e internacionalmente em operações de fronteira, servindo de modelo para outras forças de segurança. A participação dos agentes acreanos nessa capacitação demonstra o compromisso do Estado em fortalecer sua atuação na defesa das divisas e no combate à criminalidade.

Coordenador do Grupo Especial de Fronteira, coronel Assis dos Santos ressalta a importância de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O coordenador do Grupo Especial de Fronteira, coronel Assis dos Santos explica que a formação garante uma atualização dos operadores nas mais novas técnicas e meios disponíveis na atuação contra os crimes transfronteiriços. Ele também ressalta a importância de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados. “Os desafios enfrentados pelos operadores foram a intensidade dos treinamentos e a grande oportunidade de criar uma nova rede de contatos com agentes de outros estados e organizações que trabalham com as questões relacionadas às fronteiras do Brasil”, destacou.

Comentários

Continue lendo